Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O que é o PT?


Leio no Diario Gauche de hoje que o PT não foi, não e jamais será social-democrata.
Ora, se o PT não é social-democrata, o que é, afinal, o PT?

Essa grande dúvida, esse tremendo enigma, talvez seja o grande legado que o governo Lula, que colocou o PT na real, vai deixar.

Eleições estão sendo realizadas, com enfrentamento entre candidatos (Berzoini e Tatto) alinhados com o centro e as estruturas e labirintos do governo Lula. Congressos e debates são travados com discussões acirradas debatendo utopias e pragmatismos, capitalismo e socialismo.

Alguém está perdendo nessas rodadas e não é difícil saber quem. Ora, ora, a esquerda utopista do PT sistematica e constantemente vem perdendo espaço dentro do partido -- que está sendo acusado de exacerbado pragmatismo. Exemplo vivo disso é o apoio do governo Lula do PT na candidatura do feudal José Sarney para Presidência do Congresso - um dos piores e mais medíocres presidentes que o Brasil já teve.
Esse é o lado indigesto da política partidária brasileira, os tucanos e os petistas adoram fazer alianças com a banda caduca, podre, corrompida do Congresso Nacional. Assim fez FHC e assim faz Lula. Os aliados são sempre os mesmos, a maldita banda podre. Nesse sentido, o Brasil podia copiar e colar o Chile que fez a sua consertación de centro-esquerda, considerada neoliberal pelos críticos de sempre.

O PT ingressou -- e que bom que ingressou -- de vez na social-democracia. Falta apenas assinar a ficha da ideologia. Mas o PT -- que gosta de aglutinar todo mundo -- nunca quis assumir seu lado mais centrado, para não comprar brigas com seus companheiros de luta de esquerda. E os eternos debates vão sempre continuar com a mesma pauta, porque não interessa ao partido se definir.

Na verdade existem duas discussões paralelas: uma é ética e a outra ideológica. A esquerda, por sua vez, considera tudo ideologia, porque tem preconceito com o capital e parcerias que devem necessariamente haver entre capital e Estado e, arrogantemente, se acha sempre a dona da boa ética. Mas picaretagens podem ocorrer em todas as vertentes, como já se viu.
* O poster acima é do PSD alemão do ano de 1932.

Nenhum comentário: