Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Venezuela Rumo ao Centro?


Os intelectuais chavistas se encontram no site aporrea que tem a seguinte chamada: Comunicação Popular para a Construção do Socialismo do Século XXI.

Para quem não sabe, o termo socialismo do século XXI foi idealizado pelo sociólogo alemão Heinz Dieterich que escreve no aporrea (a foto dele acima com o livro que publicou sobre Chávez). O jornalista Fabiano Maisonnave, jornalista da Folha de S. Paulo, o nosso homem em Caracas, publicou matéria hoje sobre a autocrítica dos intelectuais chavistas no aporrea.

Uma das críticas mais duras vem do sociólogo alemão Heinz Dieterich, ideólogo do dito "socialismo do século 21". Para ele, Chávez pode ser deposto no ano que vem "se não forem tomadas medidas realistas já".Radicado no México, Dieterich diz que a causa principal da derrota "é o sistema vertical de condução do processo bolivariano": "o Parlamento é essencialmente uma caixa de ressonância da vontade presidencial, onde os deputados (...) dizem "sim" a tudo que ele propõe, ainda que seja inviável".Para sobreviver aos ataques de Washington, Dieterich sugere, entre outras medidas, criar "instâncias pluralistas", recompondo inclusive com o ex-ministro da Defesa Raúl Isaías Baduel, "do centro".


Para ler todo o artigo de Dieterich clique aqui.

Dieterich faz uma alerta, foi uma derrota estratégia para Chávez e que pode ter consequências no regime da Bolívia e de Cuba. Diz ele: Es posible que los gobiernos de Hugo Chávez y de Evo Morales no sobrevivan los embates de la reacción en el año 2008 y que el modelo cubano se agote en el 2009-2010, si no se toman medidas realistas de inmediato.

Sempre considerei Dieterich um intelectual de segunda linha. Diz ele que medidas realistas devem ser tomadas de imediato. A criação de instâncias pluralistas -- segundo o jargão da esquerda -- é uma forma de desestimular o movimento revolucionário que deve estar focado para os fins. Foi assim que pretendeu Chávez com a modificação constitucional e levou chumbo no referendo. É assim que pensa a esquerda radical. Dificilmente - acho impossível - Chávez vai se alinhar com o centro. Chávez nunca foi um sensato, um centrado, um razoável. Mas o tempo dirá, porque ele tem pela frente muitos anos de administração, até 2013 e vai ter que governar e resolver os problemas econômicos -- graves -- da Venezuela: inflação de dois dígitos e desabastecimento.

2 comentários:

senna madureira disse...

Meu amigo Maia

Faço uma sugestão

Quando você colocar um link que o assunto tenha uma paralelo de artigos publicados da Folha SP, Estadão ou outra entidade de Midia com assinatura paga, você deveria publicar o artigo no original.

Quem não é assinante fica sem a informação.

Forte abraço

Senna Madureira

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezado Senna, ok, vou tentar fazer isso. É que as vezes fica muito longo. Quem diria, o Flamengo foi para a Libertadores -- e com méritos.