Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Imbecilidade


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou na manhã desta quinta-feira (13) projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que proíbe o uso de estrangeirismos no país.
Pelo projeto, toda palavra ou expressão escrita em língua estrangeira e destinada ao conhecimento público no Brasil virá acompanhada, em letra de igual destaque, do termo ou da expressão correspondente em português. Isso inclui os meios de comunicação de massa, as mensagens publicitárias e as informações comerciais.No caso de documentos da administração pública, o uso do português é obrigatório. A punição para os infratores ainda será definida em lei.

8 comentários:

)O(Lua Nua)O( disse...

Quer dizer que aqui no Brasil, assim como em Portugal, agora teremos que chamar o mouse de tato???

Que nojo!

)O(Lua Nua)O( disse...

ERRATA:
rato e não tato

Anônimo disse...

hahahahahahahaha!
hihihihihihihihi!

fiquei sem fôlego de tanto rir desta bobagem!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Coisas do PC do B, pessoal.

Anônimo disse...

E aí Maia, qual é o critério do Aldo Rebelo? Chamar hamburguer de boi ralado? Vamos acabar com o estrangeirismo começando pelos garçons, boutiques, glamoures, abajoures,alcachofra, almoxarifado,futebol? É melhor mudar o nome do Brasil prá Pindorama.

senna madureira disse...

Caro Maia

A CCJ é apenas uma etapa, como vc. sabe bem, e não quer dizer que será aprovada a "PEC DO SACI" do Aldo Rabelo.

Temos que considerar que o Aldo Rabelo caiu em ostracismo total depois de ser o quinto homem da República.


Gosto muito do projeto do Aldo, porém o Brasil já adquiriu os vícios em demasia.

No Uruguai, por exemplo, a coisa funciona muito bem.

Nas rádio de lá, "I love you" de Lennon e MacCartney é "Te quiero".

Bonitinho, não ?

Anônimo disse...

As línguas vivas, são exatamente isso: vivas! TODAS têm estrangeirismos e o inglês é a que mais tem, pois agrega sem pudor o que lhe serve. Como media, delete, baptism, minister, prison, nation e tantas outras que parecem que o português é que copiou, mas que têm origem latina. Tirando-se as palavras de origem latina do inglês, eles não vão conseguir se comunicar!

Largue-se destas bobagens de colocar inglês em tudo, mas sem essa de acreditar que o português é uma língua acabada e que não precisa disso...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Acho correta a preocupação que se deve ter com a língua. Por exemplo, essa linguagem que o pessoal usa na internet, do tipo aki, kdvc? é preocupante, porque existem pessoas que só sabem escrever assim. Mas acho que o Brasil já adquiriu os vícios da demasia, como disse o Senna. É um projeto burocrático e que não vai ter nenhuma eficácia. Os shoppings ñão vão se transformar em Centros Comerciais e as lojas vão continuar pintando nas paredes SALE ou %OFF.