Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Sobre Lutas e Consenso


A história é feita de lutas e consenso. O fato de haver conciliação não significa a derrocada da luta. A luta continua, porque o mundo é dinâmico. Mas existem formas e formas de lutar.
Tentar impedir e bloquear o livre fluxo do mundo, irritando os viventes, como gosta de fazer a esquerda é uma forma equivocada e ultrapassada de luta. Por isso o ibope anda lá embaixo em relação aos movimentos sociais que andam perdendo cordeirinhos para as igrejas pentecostais.

A esquerda não se deu conta que o Brasil não está aberto para o que a esquerda pretende para um mundo melhor e possível. E por que este país não está aberto? Porque existe em nossas cidades o padrão classe média de vida que é dominante. E os pobres deste país não querem receber ideologia, eles querem é ter seu celular, sua tv de plasma, sua casa confortável. Querem, também -- e isso é fundamental -- ter acesso a um ensino e um sistema de saúde decente, bem como viver em segurança.

Resumo, os pobres deste país querem ser incluídos socialmente. E essa é a grande luta. É claro, é evidente que tem uma ideologia que faz adorar papais noeis. Então, vamos fazer como Chávez, tirar o papai noel de circulação!!! Não é assim que se luta com a imposição totalitária de certas medidas. Essa é uma luta perdida e anacrônica.

A luta vencida é a da integração social e a da inclusão social dos excluídos, como gosta de dizer o professor Boaventura. A luta vencida dos tempos atuais é a que faz a Espanha, Portugal e o Chile que aprenderam, finalmente, uma linguagem de desenvolvimento. São países que incluíram socialmente parte considerável de sua população no contexto de qualidade de vida. Este é o caminho, a verdade e a vida.

3 comentários:

senna madureira disse...

Caro Maia

Parabéns pelo texto, mas, em especial pela foto.

A TV Globo é, sem dúvida, o maior veículo de Mídia do Brasil.

A sua "novela das oito" é uma instituição.

O ícone da novela ( um prédio de luxo no meio de uma favela ) nem precisa ser montado.

A foto que você postou é um exemplo vivo.

Parabéns e grande abraço

senna madureira disse...

Caro Maia

Faltou perguntar

A foto é de que favela e onde fica?

Aguardo sua resposta

Carlos Eduardo da Maia disse...

Senna, a foto eu pesquei do site www.fotosite.com.br. Não sei exatamente onde fica esse condomínio. Também não sei se fica no RJ.