Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 31 de março de 2011

O que se pode dizer sobre "uma certa esquerda"

Charge do Kayser

Sabe qual o grande problema de "certa esquerda" que a cada dia que passa perde adeptos, crentes e simpatizantes? Eles estão sempre presos ao passado. O golpe de 64 decepou minha geração. Fui às ruas e lutei pelo fim do regime, o que ocorreu somente em 1985, mas, depois, olhei para a frente, porque o que efetivamente importa é construir um Brasil melhor e mais justo para todos: sem ranços, sem ideologias e sem religiões. E por isso admiro a nossa atual presidente que faz um bom governo sem ressentimentos e sem olhar para trás.

As discussões produtivas e inteligentes não são ideológicas. Tudo que é mediocre faz parte ou de uma discussão ideológica ou religiosa. Existem pontos convergentes (e portanto longe da divergência ideológica) na discussão social: a geração de empregos, a inclusão social, a melhora da qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente. Alguém pode ser contra isso? Muitas vezes se torce o nariz porque o empreendedor, o capitalista, vai colocar dinheiro em parcerias públicas, como é o caso do Cais Mauá, em Porto Alegre. E ficamos no lero lero da discussão ideológica. E o tempo passa e nada se faz. Isso é burrice, isso é mediocridade, isso é discussão ideológica.

O que se pode dizer sobre Jair Bolsonaro?



Ora, ora, os radicais -- de direita ou de esquerda -- são aqueles que estão "fora da casinha" e , portanto, não se pode levar a sério.

Sobre o polêmico vídeo acima, entrevista de Bolsonaro para o CQC da última segunda-feira, concordo com o Marcelo Tas, o Bolsonaro não entendeu a pergunta da Preta Gil. Isso está mais ou menos claro assistindo o vídeo, parte final.

O que se pode dizer sobre José Alencar?

Ora, ora....

Foi um empresário, dono da Coteminas, empreendedor que resolveu circular pela política e foi convidado pelo ex pop presidente para ser seu vice.

Foi um guerreiro no tratamento de sua saúde.

O grande mérito de  José Alencar para o Brasil  foi de ser um dos arquitetos do projeto
"Lulinha paz e amor".

terça-feira, 29 de março de 2011

Rápidas Considerações Sobre o Governo Tarso Genro (PT-RS)

Tarso Genro usa boné do MST e dirige uma colheitadeira, símbolo do agronegócio.

O governo Tarso não é tão bom quanto o da Dilma, mas não é tão ruim como foi o governo do Olívio Dutra.

Fora os ranços antineoliberalismo que motivaram a demissão do empersário Anton Karl Biedermann que deixou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul por considera-lo ideologicamente comprometido, pode-se dizer que o governo Tarso é médio.

Claro que como bom petista o Tarso também está inflacionando a máquina pública com 500 cargos em comissão, com direito a reajuste nos vencimentos desses CC's.

Também fica difícil de entender essa capitulação do estado do RS frente as propostas da Sra. Rejane Oliveira, presidente do CPERS, que é contra alteração no Plano de Cargos e Salários dos professores estaduais da época do governo Amaral de Souza, bem como é contra qualquer tipo de meritocracia.

O deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB) alfineta: Tarso é a figura da incoerência. Tenta desconstruir os avanços das finanças [na gestão de Yeda] e todos os projetos dele até agora foram para aumentar as despesas de pessoal, sobretudo para instrumentalizar politicamente a máquina".
O melhor resumo que se pode dar ao governo Tarso é a foto acima, ele  coloca o boné do MST ao mesmo tempo em que dirige  uma colheitadeira, simbolo do agronegócio.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Laranjas de Deus





Coisas do Brasil Contemporâneo
A Folha de S. Paulo, em matéria publicada ontem, analisou documentos de  91 empresas que obtiveram, de 1997 até 2010, concessões de rádio e televisão do governo federal.

As Igrejas, principalmente as pentecostais -- que têm isenção fiscal prevista na nossa Constituição -- utilizam laranjas  -- os pobres crentes -- que participam das licitações, vencem o certame e  registram seu nome no Ministério das Comunicações. Mas esses 'pobres coitados' não têm renda compatível com os valores os quais foram fechados os negócios.

É o caso do evangélico Domázio Pires de Andrade, 74, vive da pensão de um salário mínimo numa casa humilde em terreno público invadido.



No papel, é sócio da empresa Rádio 541 Ltda., com Antonio Ribeiro de Souza, ex-vice-presidente da Igreja Deus é Amor. A empresa comprou quatro rádios em Minas, por R$ 200 mil. Após trabalhar por 24 anos na igreja, Domázio foi demitido e aderiu à Clamor dos Fiéis.


A direção da Deus é Amor não quis falar sobre o registro de empresas em nome de fiéis. (EL)

Folha - O senhor é dono da empresa Rádio 541 Ltda.?
Domázio Pires de Andrade - Só dei meu nome para a igreja arrumar emissoras.


Quem lhe pediu o nome?
A direção da igreja.

O senhor tem recursos para pagar as concessões?
De jeito nenhum.


De onde virá o dinheiro?
Disseram para eu não me preocupar. A igreja arca com toda a responsabilidade.


O senhor sabe qual é a situação atual de sua empresa?
Não tenho ideia. Todos os documentos ficaram no departamento jurídico.


O senhor vai reclamar a propriedade das rádios?
De maneira alguma. Dei minha palavra.


Por que saiu da Deus é Amor?
Me mandaram embora há cinco anos, porque eu estava de idade (velho). No início, eu vivi da ajuda dos meus amigos. Depois, fui para a Justiça do Trabalho. Na semana passada, eles me ofereceram R$ 3.000, e aceitei.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Que Bom Que o Brasil Mudou de Rumo em Relação ao Irã -- Agora só falta Cuba

'Baba ovos' desncessário - Fidel e Lula


Certa esquerda tão preocupada com a questão do direitos humanos no Brasil na década de 70 simplesmente fecha os olhos quando o assunto é julgamentos sumários e execuções no Irã e em Cuba.

É alvissareira, mesmo assim, a mudança de posição do Brasil em relação ao regime iraniano. Pela primeira vez em oito anos, o Brasil votou ontem contra o Irã em um organismo da ONU, o Conselho de Direitos Humanos.O conselho aprovou por 22 votos a favor, 7 contra e 14 abstenções a designação de um relator especial para investigar denúncias de violações de direitos humanos no país, segundo Clóvis Rossi na Folha.

Mais um avanço do (bom) governo Dilma.

Muito embora o detestável ambivalente, Marco Aurélio Garcia, tenha dito que não houve mudança de posição do Brasil em relação ao Irã.

Lei na Folha que "Ele contemporizou a afirmação de que a decisão no Conselho de Direitos Humanos da ONU contraria o histórico brasileiro. "O Brasil tem mantido a coerência."


Ontem, no entanto, o ex-chanceler Celso Amorim disse à Folha que "provavelmente" votaria contra a resolução, por considerá-la uma decisão política.

Nosso atual chanceler, o Patriota, é mil vezes melhor -- e mais humano -- do que o Amorim.

Brasil no "30 Minutes" da CBS



Muito legal essa matéria da rede americana CBS, programa 30 Minutes,  sobre o 'Brazi'l (Brazil's rising star) Ela é de dezembro de 2010 e, definitivamente, estamos bombando.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Desabafo do Sacana

Nosso amigo Pulha Garcia, o Bom Sacana, torcedor do Benfica, resolveu desabafar frente à renúncia do primeiro ministro de Portugal, Sócrates, do Partido Socialista Português. O bom do parlamentarismo é exatamente isso, se o governo vai mal troca-se o gabinete. Pena que no Brasil não é assim.


1. Incompetente, mentiroso e irresponsável. Parabéns, Zé. Foste o pior governante do Portugal democrático. Ninguém - nem mesmo Guterres ou Santana - fez pior. Mentiste para chegar ao poder, para te manteres no poder e quando saíste do poder. Não sou bruxo mas se daqui a 10 anos estiver a ler um artigo de opinião teu no Expresso, aposto já o meu dinheiro todo em como vou achar que estás a mentir.

Leia mais aqui

É o Art. 16 da Constituição, Cara Pálida

Ministro Luiz Fux, quando ele era ministro do STJ era chamado de "menino do Riiio". Ele é um bom Juiz.

Mandou bem ontem o Ministro Luiz Fux que declarou para todos ouvirem:
"Por melhor que seja o direito, ele não pode se sobrepor à Constituição”.

E a  Carta da República é clara, claríssima ao dispor que:
Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.

Que interpretação diferente pode ter essa regra constitucional? Com todo o respeito aos Ministros Aires Britto, Joaquim, Ellen Gracie, Lewandowski e Carmen Lúcia, eles estão errados, completamente equivocados, não se pode, infelizmente, aplicar uma lei eleitoral, como a da ficha limpa, na eleição que ocorreu no mesmo ano, sendo a lei do ano de 2010 não se aplica ás eleições de 2010.

Quer alterar esse quadro? Que se altere e se modifique o art. 16 da CF.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Eike Batista Vai Produzir Vinhos na Região de Bagé-RS



Uva Tannat Uruguaia, pertinho de Bagé

Gosto de vinhos, mas - confesso -   não sou consumidor do vinho gaúcho. Sem querer ser um "enochato"  vou dar o meu pitaco:  o nosso tinto não tem a mesma qualidade dos vinhos argentinos, chilenos e até uruguaios. Nos subúrbios de Montevidéu pode se encontrar excelentes tannats.É meu ponto de vista.

Mas uma notícia alvissareira foi divulgada hoje no RSVIP do jornal Zero Hora: o homem mais rico do Brasil, Eike Batista, o empresário de 30 bilhões de dólares,  está interessadíssimo em investir na produção de uvas e vinhos na região da Campanha, em Bagé, RS.

Com todo o respeito a região da serra gaúcha, que produz bons espumantes, porque o clima é bem úmido, a qualidade do vinho tinto deixa a desejar. A grande região para a produção de vinho tinto no Brasil é a região seca da Campanha, nos arredores de Bagé.

A notícia é muito boa e deve ser festejada. Seria ótimo se uma nova vinícola se estabelecesse na campanha e produzisse bons vinhos nacionais. Se Eike quer fazer esse investimento é porque o retorno é quase garantido.

terça-feira, 22 de março de 2011

Os Libios


Filha de Kadfi desfila em Tripoli com a bandeira verde de apoio ao seu pai

Menina de escola de Tripoli recebe de presente (da escola) uma boneca Barbie.

Quando falam na Libia logo me lembro do filme "De Volta ao Futuro" em que os personagens centrais são atacados pelos libios e são forçados a acelerar o carro que vai para o passado. Assisti recentemente a esse filme com o meu filho e por isso a lembrança.

Dizem que Moamar Kadafi tem apoio popular. Dizem que ele vai armar o povo para expulsar as tropas estrangeiras. Mas, afinal, quem apoia Kadafi, quem sai pelas ruas de Tripoli carregando a bandeira verde,  símbolo de seu governo? 

Interessante que a esquerda radical está fechadinha em torno de Kadafi, perguntem a Fidel e a Chávez.

Todo tirano diz que tem apoio popular. Claro que Kadafi deve ter apoio daqueles que são beneficiados pelo poder que ele exerce, sobretudo os militares 

Segundo as últimas notícias as forças de coalizão não estão se acertando. Os EUA já mandaram dizer que nenhum soldado americano vai colocar os pés na Libia, o ataque vai ser somente aéreo.

Será que as forças rebeldes, por si só, têm condições de derrubar Kadafi sem o apoio terrestre das forças ocidentais?

Comenta-se que Kadafi -- que já se alinhou com o terrorismo -- pode, doravante, ter algum tipo de aproximação com o pessoal da Al Qaeda. O apoio, nos últimos anos, do ocidente a Kadafi tem tudo a ver com isso.

Um estado amigo do  terrorismo do outro lado do mediterrâneo é uma grande dor de cabeça aos países ocidentais. Chamem os libios.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pessoal Que Não Votou na Dilma Está Gostando de Seu Governo

Dilma e os Obamas  e oqudro  Abaporu, de Tarsila do Amaral e que pertence ao excelente museu latino americano de Buenos Aires, ali na Recoleta.

Ela é meio "Low Profile"

Tirei do facebook (omitindo os nomes)  essas frases  sobre o governo Dilma. Importante destacar que essas pessoas são  da  classe média alta portoalegrense que geralmente não vota no PT.


Também não voteii e também estou achando ótima. Só não gosto do PT.



Este é outro mérito: manter o PT sob controle e adotar critérios técnicos, como o APO ca Copa,,.


 votei nela pq sabia que ela era tudo isso que está demonstrando...


 Tenho o maior orgulho de dizer que votei nela porque sabia do que ela era capaz, não me enganei.Desejo que ela continue fazendo o seu melhor!


 Precisa bem mais do que isso para eu dar crédito a uma petista...


As mulheres precisam acreditar nelas mesmas, não é a sigla de um partido que vai determinar a capacidade de uma 

Espero que o tempo confirme seu comentario,pois o Brasil esta precisando de governantes assim.


De total acordo. Não votei nela e fazia campanha contra, mas confesso que a estou admirando muito agora.

Quero muito que ela acerte, em que pese tb não tenha votado nela. Gosto de gente assim, que não faz muita baderna, meio low profile.

Manifesto Contra a Prisão dos 13 "Companheiros"

Perambulando pelos Blogs da nossa esquerda, que anda quietinha e pouco comenta sobre a visita de Obama ao Brasil e a presidente Dilma, me deparo com o manifesto abaixo. Quem protestou contra o Obama foi apenas o pessoal do PSTU, partido que é tão nanico que nem tem representação no Congresso Nacional. Um coquetel Molotov foi lançado na embaixada americana ferindo um segurança. Eles querem liberdade, porque o "Rio não é Guantanamo". Abaixo o cartaz e os bla,bla,blas antiimperialistas.



No dia 18 de março, cerca de 400 manifestantes foram às ruas do Rio de Janeiro protestar contra a presença de Obama no Brasil, por entender que o presidente norte americano é o principal agente do imperialismo, por repudiar seus objetivos de ampliar o terreno para instalação das multinacionais e por defender o pré sal como um recurso do povo brasileiro.



De forma totalmente desequilibrada, a polícia reprimiu a manifestação que se desenvolvia de maneira pacífica e prendeu 13 ativistas, que seguem presos e estão sendo acusados de crimes inafiançáveis.


Não é possível que vivamos no Brasil este tipo de situação. Milhares de homens e mulheres deram suas vidas se enfrentando com a ditadura militar e lutando em defesa da liberdade de organização e de manifestação.


Nós, estudantes brasileiros temos orgulho desta história e conclamamos a todas as organizações sociais, entidades e autoridades de nosso país que movam o esforço possível para que esses 13 companheiros sejam soltos imediatamente, sem nada constar em seus antecedentes, preservando, assim, o direito democrático de livre organização e manifestação.


Assine o abaixo-assinado:
http://bit.ly/gfzK1w

Diretor de "Trabalho Interno" Exige: Assista ao Filme e Fique Revoltado


Cartaz do filme Trabalho Interno - Assista ao filme e fique revoltado.
 Assisti a Inside Job, Trabalho Interno, ganhador do Oscar de melhor documentário 2011.

No final,  fiquei com a impressão que o diretor, Charles Ferguson, tinha um alvo bem identificado: mostrar ao mundo que Wall Street é podre e que seus agentes ingressam nas entranhas dos governos, inclusive de Obama, para espoliar a tadinha da humanidade.

É claro que nem tudo que está no filme é mentira. Vivemos ainda na "fogueira das vaidades" onde a cobiça, a ambição e, sobretudo, a hipocrisia continuam a ser valores em alta neste mundo de competição. Mas será que a vida é assim mesmo? Será que não existe nenhuma alma boa em Wall Street. Existem anjos no seio do capitalismo mundial?

Muitas pessoas citadas no filme, como vilãs,  não quiseram dar seu depoimento e o diretor joga muito com isso: a culpa pela omissão.

Foi essa a impressão que me deu quando sai do cinema: forçação de barra. Gozado, assisti ao filme, prestei atenção e não fiquei revoltado.

A Visita dos Obamas e o Nosso Complexo de Vira-Lata

Os Obamas descem as escadarias do corcovado. Impressionante eles não caem.

Indiscutivelmente os Obamas são show. Articulados, simpáticos, sorridentes eles desfilam com elegância. Seja aqui, ou nos comícios de  Berlim ou no Cairo. Eles sabem se comportar como chefe de estado. E não estou dizendo isso como elogio à superficialidade. O  discurso de Obama ontem no municipal do Rio foi muito bom. Não se pode exigir em oratória desse tipo grandes conteúdos, mas o presidente norte-americano  disse exatamente aquilo que a Dilma falou na eleição do ano passado. O Brasil é um país que mudou, que está  fazendo o que todos os países deveriam fazer: inclusão social: inserindo mais e mais brasileiros na classe média, porque é isso o que efetivamente importa.

Seria melhor se Obama tivesse discursado em praça pública, como era a ídéia inicial. Mas infelimente parece que nosso país não está preparado para  isso. Os agentes da intolerância continuam firmes por ai. O sentimento antiamericano que já foi maior, ainda é grande no seio da população brasileira. Carregamos ainda o nosso complexo de vira-lata.

Para mim pouco importa se Obama deu a ordem de atacar a Libia de dentro do Palácio do Planalto e por isso se atrasou na reunião com a Dilma. Muita gente está perplexa e indignada com isso. Ele é o presidente dos EUA e estava sendo criticado por ser vacilão. Depois que Sarkô determinou que os caças Rafale bombardeasse alvos do ditador, de acordo com resolução aprovada pela ONU, não havia outra alternativa senão seguir os franceses.

E o Brasil se absteve na ONU quanto ao ataque à Libia. É direito nosso, mas inquestionavelmente a nossa política externa no governo Dilma é bem melhor do que do governo Lula. Não tenho saudades nenhuma do Celso Amorim.

FHC que sentou na mesma mesa de Dilma e Obama elogiou muito a nossa presidente. Nunca antes na história recente deste país um oposicionista louvou tanto um governo como FHC. Isso também é uma demonstração de que estamos superando nossas divergências e nosso complexo de vira lata.


Angeli

sábado, 19 de março de 2011

O Vestido Vermelho da Dilma


Está muito bem a nossa presidente. Com lente de contato e vestido vermelho. Se é para ser vermelho que seja no vestido.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Veja Porque Obama Desisitiu do Showmicio na Praça da Cinelândia


Via Facebook, fiquei sabendo que:

Os agentes de segurança nacionais e americanos identificaram  um  grupo significativo de militantes de uma 'certa esquerda' que  - na surdina --  pretendiam fazer o seguinte:  levariam panos vermelhos, como lenços, ou mesmo camisetas vermelhas que seriam retiradas na hora, e outros sinalizadores de protesto. Distribuídos em grupos, ficariam como polos espalhados no comício.


Num certo momento, ao meio do discurso, seria dado o sinal para que todos desfraldassem os panos e camisetas e cantassem, em uníssono, palavras de ordem contra o "imperialismo norte-americano", "pró-palestinos", "pró-Líbia", e por aí vai. Tudo bem treinado como as torcidas de futebol.

Simultaneamente, os celulares, smartphones e afins, estariam gravando e transmitindo, ao vivo, para as redes sociais que multiplicariam as imagens e sons. Com isso, conseguiriam que a imprensa internacional multiplicasse, com matérias do tipo: Protestos contra Obama no Rio. Como a viagem de Obama ao Brasil tem como objetivo principal destacar a sua própria imagem, o comício aberto, conspiraria no sentido contrário.


Confirmado, cancelou-se o comício e esse foi transferido para o Theatro Municipal. A proposta foi transferir para a Cidade da Música, que tem sua sala principal praticamente pronta, tem proximidade com a Cidade de Deus, tem acesso de carros, entradas reservadas, e não há praça em frente para protestos durante o discurso interno de Obama. Mas as autoridades estaduais e municipais consultadas discordaram, por razões políticas, pelo efeito imagem de Obama-Cidade da Música.

Essa 'certa esquerda' é de amargar, vejam a cretina charge do idiota do Latuff sobre a visita do Obama no Riiio:


Valsa Com Bashir



Em 1982, o Libano (um país eternamente dividido)  estava em guerra civil, entre cristãos (falangistas) e muçulmanos. Israel invadiu território libanês apoiando a milícia falangista.  Naquele mesmo ano foi eleito presidente Bashir Gemayel, lider falangista, apoiado por Israel, que foi morto em 14 de setembro de 1982, aos 35 anos, em atentado.

A retaliação falangista veio a seguir com o massacre de Sabra e Chatila, no sul de Beirute, que foi, na verdade, um genocídio, vitimando 3.500 refugiados palestinos e libaneses de origem muçulmana.

Esse é o contexto desse filme (documentário)  de animação muito interessante: Valsa com Bashir, produção israelense, indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro, que conta a história real do próprio diretor, Ari Folman, soldado israelense na guera do Libano de 1982, diante do massacre de Sabra e Chatila.

É certo que as tropas israelense não participaram do massacre, mas foram muito omissas no episódio, pois deixaram os falangistas invadir os assentamentos e cometer o genocídio.

Um belo filme triste que recomendo.

PT Diz Que Não Tolerará "Yankees Go Home"

O Tempo é mesmo o senhor da razão. Quem diria, o diretório do PT/RS divulgou   nota  afirmando que o partido não tolerará manifestações - em nome do PT -  contrárias à presença de Obama no Rio, neste próximo fim de semana.

Tem Blogs por ai, como o Partisan e o do José Renato que prometeram erguer a faixa: Yankee go home!

A nota do PT-RJ é a seguinte:

Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores, Jorge Florêncio, torna público que não existe qualquer tipo de deliberação por parte desta instância partidária no que concerne a organização, participação e apoio a qualquer tipo de manifestação hostil a presença do Presidente Barack Obama em nosso Estado.

Sendo assim, desautoriza a qualquer membro manifestar opinião, em nome do Partido, que não reflita o posicionamento oficial do mesmo.
Neste momento em que o nosso País consolida-se como um estratégico interlocutor no cenário político internacional a vinda do Presidente Barack Obama ao Brasil, a convite da Presidenta Dilma, deve ser encarada como importante passo para afirmação dos nossos interesses políticos e comerciais.
Receber o Presidente Barack Obama na cidade do Rio de Janeiro no próximo domingo constitui-se importante oportunidade de consolidarmos a imagem da Cidade Maravilhosa, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil no cenário internacional.

A "Concepção Mercadológica no Ideário Neoliberal" do Governo Dilma Rousseff

Dilma que vai privatizar alguns aeroportos no Brasil se econtra com a cantora colombiana Shakira.

Hoje  "quem come criancinhas" não são mais os comunistas, mas os liberais ou neoliberais.

Falar em privatização, meritocracia, eficiência do estado  para um petista ou simpatizante é a pior das profanações.
Um bom governo é o que dá a volta por cima. Deixa de lado as idéias sacras dos ideais atrasados e escolhe o caminho da razoabilidade e da eficiência. Qual o melhor caminho para o Brasil se desenvolver - social e economicamente - melhor?

Por isso, gostei muito da entrevista que Dilma deu ontem ao jornal Valor Econômico, comentada hoje em artigo na Folha pelo Vinicius Torres Freire:


Dilma não anunciou nenhum grande novo plano. Nem pequeno. Mas ressaltou que vai adotar providências urgentes e de bom senso.


Por exemplo: 1) privatizar o que for possível e razoável de aeroportos e de estradas; 2) encaminhar o problema da previdência dos servidores; 3) dar um jeito na farra de importações daninhas patrocinadas por certos Estados (que fazem isso em troca de trocos fiscais e favores a comerciantes de importados baratos) que detona a indústria nacional. No mais, choveu no molhado.

Vocês leram o que está escrito lá em cima no item 1)? Isso mesmo, Dilma vai privatizar alguns aeroportos e estradas. Uaaau, como diria Paulo Francis, mas o PT não é um partido ideológico que é contra a concepção merdadológica no ideário liberal, como gosta de dizer o governo Tarso Genro do PT-RS?

E Dilma também pretende mexer em outro vespeiro, a previdência dos servidores públicos... Outro item do ideário liberal.

Por isso que digo e repito, a grande oposição que o governo Dilma vai ter é do próprio PT.

Governo Tarso é Refém do CPERS - Péssima Notícia Para a Educação no RS

Rejane Oliveira presidente do CPERS e Tarso Genro que faz até agora um bom governo no RS

O (bom) governo Tarso (PT-RS) deu um passo para trás ao divulgar, ontem, documento que avaliza as idéias malucas e atrasadas do sindicato dos professores públicos, o CPERS. Idéias corporativistas, of course.

O CPERS é contra a ultra necessária meritocracia. O governo Tarso resolve acabar com a meritocracia, idealizada no governo Yeda (PSDB-RS).

O CPERS é contra qualquer mudança no plano de cargos e salários dos professores da época do governo Amaralzinho (1979/1983). O governo Tarso resolve manter o jurássico e atrasado plano de cargos e salários.

Se a educação no RS estivesse ótima e maravilhosa, tudo bem. Mas não está. Tem que mexer e mexer signfica mudar as estruturas vigentes, as quais o CPERS -- e sua radical presidente -- defende com unha, dentes e garras. O CPERS está interessado em manter o status quo da educação no RS.

E essa é de "cabo de esquadra", o governo Tarso entende que o sistema de avaliação de professores criado no governo de Yeda Crusius (PSDB) é  um modelo de “concepção mercadológica no ideário neoliberal”.

Liberal no Brasil de hoje é como comunista na época da ditadura militar, eles comem criancinhas.

Resumo de tudo: o ideário do governo Tarso Genro para a educação no RS indica um imenso retrocesso. Isso é ruim para todos, porque educação é o melhor investimento que um governo pode fazer para seu povo.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Tadinha da Oposição Brasileira


É muito mais dificil fazer oposição ao (bom) governo Dilma do que o do Lula. A voz crítica dos anos Lula não foi a oposição, mas a mídia. Se não fosse a mídia, o mensalão do PT ainda existiria, o Zé Dirceu estaria no poder e o Marcos Valério estaria muito mais milionário. Mas, segundo dizem, tudo isso é lenda. O mensalão do PT é criação da grande mídia malvada e maldita, que tem o nome de PIG. Infelizmente -- e já disse isso aqui tantas vezes -- quem sabe fazer oposição no Brasil é o PT. Os caras são profissionais e conseguem desestabilizar os governos. Yeda Crusius, Antonio Britto e FHC sabem muito bem o que estou dizendo. Como o PT é situação, não existe espaço, por total incompetência, para a oposição no Brasil hoje em dia. Tadinhos.

Talvez seja uma espécie de maré social-democrata. O governo Dilma é social-democrata. O governo Serra seria social-democrata. O governo Lula e o governo FHC foram sociais-democratas. Então, não existe, em verdade, diferenças ideológicas entre quem está no poder e quem faz oposição no Brasil. Os liberais, chamados de democratas no Brasil, estão amargurando momentos de absoluta decadência. O grande lider democrata, o prefeito de S. Paulo, Gilberto Kassab está debandando para algum partido da base de apoio da Dilma. E no Brasil de hoje quem come criancinhas não são os comunistas, mas os liberais ou neoliberais.

Mas existem no Brasil comunistas, denominados aqui no Blog como certa esquerda. Eles estão à esquerda de Dilma, de cara amarrada com o atual governo que eles consideram mais à direita do que o de Lula. Na verdade, a Dilma terá sim uma grande oposição, a de seu próprio partido, o PT que tem facções dominadas por essa "certa esquerda". Este pessoal, os camaradas companheiros  é que vão fazer o grande barulho oposicionista no governo Dilma, afinal eles são profissionais e mestres no assunto. É ou não é?

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mais Uma Condenação Absurda da Justiça Brasileira



O grande portal do mundo contemporâneo é o Google e seus braços Wikipédia (onde geralmente se INICIA um trabalho de pesquisa) e Youtube. Podemos citar, também, as redes sociais, o  Tweeter, o Facebook, o Orkut etc. Evidentemente que todos esses sites devem ter responsabilidades pelas informações divulgadas, mas até que ponto são eles responsáveis pelas  informações postadas por terceiros?

Leio na Folha de hoje que o Google foi  condenado a indenizar 3 cidades por danos morais. Como assim?


 O Tribunal de Justiça de Rondônia condenou o Google a pagar cem salários mínimos (R$ 54,5 mil) a três cidades do Estado por danos morais coletivos. Cabe recurso.


A ação foi proposta pelo Ministério Público em defesa de jovens de Pimenta Bueno e duas cidades vizinhas, ofendidos por anônimos em comunidades do Orkut. Para o TJ, ficou configurado dano moral coletivo porque eram mencionados nomes dos alunos de uma escola e de alguns pais.


O Google informou que não comenta casos específicos até a decisão definitiva, mas esclareceu que não é responsável pelo conteúdo publicado no Orkut.

Então, um imbecil resolve fazer brincadeirinhas numa página do Orkut e o Google tem de pagar 54 mil reais?

Compartilho do entendimento de  que o Google ou qualquer grande portal de intenet, só pode ser condenado em ação judicial se intimado a retirar determinada informação (de terceiros) de um de seus sites se recusar a fazer. Ou seja a condenação deve ser por descumprimento de ordem judicial.
Exigir do Google um controle total e absoluto sobre todas as informações de todos os sites sob sua administração é o mesmo que exigir do estado brasileiro que seus cidadãos sejam gentis e educados.
Resumo da ópera,  condenar o Google por ser responsável por  informações postadas por terceiros é pena que  ofende o princípio da razoabilidade e, também, da  proporcionalidade.

Outra decisão absurda da Justiça brasileira foi no caso da Daniela Cicarelli quando ela foi filmada num "amasso"  numa praia espanhola fazendo com seu namoradinho. O Juiz determinou que todo o site do Youtube fosse tirado do ar no Brasil. Pode uma coisa dessas?


Continuamos na Fogueira das Vaidades


A caminho de Nova York - se tudo der certo -  resolvi rever "A Fogueira das Vaidades" filme de Brian de Palma adaptado do best seller de Tom Wolfe. O filme é de 1990 e a história se passa nos anos 80. É o marco da era Yuppie, dos operadores de Wall Street, daqueles executivos que têm titicas na cabeça, não entendem bulhufas de cultura, mas que ganham milhões de dólares ao ano, recebendo as "pequenas migalhas" ou percentuais de cada operação financeira. É época que não havia ainda telefone celular ou internet -- geringonças que mudaram a psiquê do mundo contemporâneo. Esse é o contexto.

Assisti esse filme - que continua muito atual -  no início da década de 90, mas não achei tão bom quanto agora. O roteiro é 10. A "magrinha" Melanie Griffith e os "jovens" Bruce Wiillis (antes de ficar careca), Tom Hanks, Morgan Freeman (com 50 e poucos) e a sex and the city Kim Cattrall estão todos muito bem.

Moral da história, o mundo politicamente correto sempre procurou -- e sempre vai procurar -- um malvado para ser crucificado. Se esse malvado for um branco, morador da Park Avenue, operador de Wall Street e  bem sucedido não tem coisa melhor. Mas se esse malvado  for inocente? Pouco importa, porque ele é rico e branco.

A ganância e a indecência  não tem lado ideológico ou econômico no nosso mundo de vaidades.

terça-feira, 15 de março de 2011

Obama Vai Discursar na Cinelândia - Local Privatizado Pelos "Movimentos Sociais"

Rinaldo Américo (centro), sósia do presidente americano, Barack Obama, acena para as câmeras na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. O verdadeiro Obama fará um discurso aberto ao público no local no próximo domingo.

Leio no Blog Jornalismo B manifestação dos "movimentos sociais" contra a presença de Barack Obama no Brasil. Um absurdo, dizem eles, o Presidente dos EUA vai fazer um discurso na Cinelândia. Logo a Cinelândia local privativo (ou privatizado)  dos "movimentos sociais". A manifestação começa assim:

Os movimentos sociais brasileiros consideram o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, persona non grata no Brasil e rechaçam a sua presença em nosso país”.

Esta nota é assinada por diversos movimentos sociais brasileiros: Campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso; CMS – Coordenação dos Movimentos Sociais; Plenária dos Movimentos Sociais – RJ; UNE; MST; CUT; CSP-Conlutas; Intersindical; CTB; CEBRAPAZ e Sindipetro-RJ. A TeleSur noticiou a manifestação. A grande mídia brasileira, não, segundo o Blog Jornalismo B.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Certa Esquerda Já Começa a Perder a Paciência com o Governo Dilma

O famoso cartunista Latuff fez essa charge para o Sintrasef (o pessoal que só pensa no umbigo do interesse corporativo) com a seguinte frase:
Ao fazer omelete na Ana Maria Braga, Dilma j sinaliza q ovos ir quebrar

O Que Fazer?


Kadafi está ganhando as batalhas e reconquistando territórios e cidades. Os insurgentes estão perdendo as forças e estão a implorar por ajuda externa. Os Estados Unidos - administrados por Obama - não sabem o que fazer.

 Certa esquerda, que domina parte da opinião pública mundial, como se vê pela charge do Latuff acima, acha que uma intervenção americana vem acompanhada do interesse americano no petróleo da Libia e, portanto, são contra qualquer tipo de ajuda -- que envolva os EUA -- aos rebeldes libios.

Estamos, pois, diante de um grande impasse: ou os EUA entram em cena e ajudam os insurgentes libios a derrubar Kadafi ou o tirano vai ganhar essa guerra.

Metrô de Porto Alegre Pode Sair do Papel


Leio no Blog do Diego Casagrande:

Governo federal vai destinar até R$ 2,4 bilhões para o metrô da Capital

Em visita à Capital na tarde desta segunda-feira, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, declarou que o projeto do metrô de Porto Alegre deve, finalmente, sairá do papel. O ministro anunciou oficialmente que o PAC da Mobilidade irá contemplar o projeto. O governo federal irá destinar até R$ 2,4 bilhões para a obra.
A capital gaúcha é a primeira cidade a ter recursos garantidos pelo programa.

Meu pitaco: Tenho amigos que torcem o nariz quando elogio os governos do PT no Brasil e no RS. Fiz aqui neste Blog campanha contra Tarso e Dilma, mas estou a reconhecer -- depois de 100 dias de mandatos -- que os dois governos estão indo muiiiiito bem.
E sabe porque esses governos estão indo bem? Porque, de um lado, do governo,  não tem politicagem, não tem ideologia; e pelo lado da oposição, acabou aquela fase idiota da oposição raivosa.

O PT  é um partido que quando é oposição consegue desestabilizar os governos e quando governo esquece tudo o que fez quando era oposição. Mas é bom que se diga que o PT está aprendendo. Tarso não é Olívio Dutra (que fez o pior governo do RS)  e Dilma é sim muito melhor do que Lula.

Estamos vivendo no Brasil de hoje um momento inusitado. a  economia brasileira  cresce, os projetos empoeirados, como esse do metrô de Porto Alegre, estão a sair do papel e todo mundo aplaude, porque os interesses são convergentes, são de todos e ninguém pode ser contra.

Se não tivermos aqui um tsunami inflacionário, se não se abrir caixas de pandora do descontrole do déficit público e coisa e tal, podemos sim melhorar a qualidade de vida de todos e fazer este país bombar ainda mais. 

Fukushima Não Tem Nada a Ver com Hiroshima






Complicada a situação no Japão que é a terceira maior economia do mundo com PIB de 5.118 bilhões de dólares e necessita de muita energia para tocar seu crescimento. E infelizmente, tendo em vista as condições geográficas e demográficas, não existe outra alternativa: o país necessitou investir em energia nuclear, porque mais limpa, mas, em contrapartida há o constante risco de vazamento, como atualmente ocorre Fukushima. Além disso, o país está localizado em região de abalos sísmicos e possui,como se vê, na imagem acima 55 reatores nucleares. O terremoto seguido de tsunami que aconteceu na última sexta-feira não foi o primeiro e nem vai ser o último.  Muitos estão a dizer - de forma absolutamente ingênua e simplista -- que Fukushima vai ser uma nova Hiroshima. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

O que é preocupante -- e leio na Folha on line isso é que três dos seis reatores de Fukushima estão aquecendo em níveis perigosos e as autoridades correm para evitar um derretimento --que aumentaria o risco de danos ao reator e de um possível vazamento nuclear, segundo especialistas.


O maior temor é de um grande vazamento de radiação do complexo em Fukushima, 240 quilômetros ao norte de Tóquio.

O governo alertou as pessoas que vivem num raio de 20 quilômetros em torno da usina a não saírem de casa. Segundo a Kyodo, 80 mil pessoas foram retiradas da área, somando-se a outros 450 mil desabrigados do terremoto e do tsunami.
Os engenheiros trabalhavam desesperadamente para resfriar as barras de combustível nuclear na usina neste fim de semana, mas não conseguiram evitar duas explosões no reator 3, por causa do acúmulo de hidrogênio. A Tokyo Electric Power Co. disse que 11 pessoas ficaram feridas na explosão.
A explosão foi similar à ocorrida no sábado (13) no reator número 1 dessa unidade e, igual a essa ocasião, não causou danos em seu recipiente primário nem vazamento maciço de radiação, segundo o governo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fazes Muito Bem, Sandy, És Uma Garota Devassa!



Eu adoro os Blogs da nossa esquerda. Eles são tão cheios de .... tolices. No tal de Aldeia Gaulesa descobri uma pérola, uma carta aberta de uma tal de Tica Moreno  para a Sandy. Essa guria, a Tica está indignada com a Sandy, porque ela faz um "desserviço para as mulheres" ao se transformar na nova garota devassa, mas Sandy parece ser inteligente o suficiente para não dar ouvidos a conselhos e trololós das patrulhas ideológicas que parece vivem na década hipponga de 60.

Curioso - dei um google it e bimba. Tica Moreno se autodenomina "blogueira feminista e socialista". Deve ser uma baita chata e tem esse Blog aqui: Roupas no Varal.

Vou te dar um conselho… de mulher pra mulher: você não precisa ser santa, nem puta. Você pode ser livre.


Por Tica Moreno

Quando eu estava no ensino médio, você fez um desserviço pras meninas da minha idade, que é a mesma idade que a sua.


Foi a época da “garota sandy“: uma jovem, bonita, magra, de cabelo liso, a filha que todo pai e mãe queria ter, rica…. e virgem. E que afirmava que queria casar virgem.

A garota sandy era aquilo que nenhuma de nós éramos, mesmo que a gente tivesse uma ou outra característica dessas aí de cima. A verdade é que a gente nem queria ser daquele jeito.

Foi a primeira vez (que eu me lembre) que eu me vi sendo comparada com um modelo de mulher que eu não queria ser. E eram os outros que nos comparavam. Aí a gente foi se sentindo inadequada, umas mais, umas menos.

Qual era (qual é) o problema de não casar virgem? (Isso pra não perguntar qual é o problema de não querer casar…)

Você não acha um problema de fato, até porque há alguns anos você afirmou que não tinha casado virgem. Fico até aliviada por você, porque imagina se não fosse bom com seu marido? Ainda mais se a relação de vocês for monogâmica e conservadora… Não desejo uma vida sem orgasmo nem pro meu pior inimigo.

Mas voltando. O padrão “garota sandy” não foi uma reportagem qualquer que saiu na revista da folha. Reforçou um padrão que faz com que a anorexia e a bulimia estejam entre as principais doenças de jovens mulheres, que faz com que milhões de meninas e mulheres vivam sua sexualidade a vida inteira de forma passiva, em função do desejo e do prazer do cara, que faz as meninas e mulheres que são donas do seu desejo serem consideradas vadias, vagabundas, putas, devassas.

O machismo faz isso: separa as mulheres entre santas e putas, “valoriza” as santas e puras e desqualifica, discrimina, violenta as “putas”.

Deve ter algum motivo pra você se afirmar como santa, e não como puta, numa época da sua vida.


E daí eu vou te dizer, caso você ainda não tenha entendido o porquê dessa carta aberta, seu segundo desserviço pras mulheres. Ser a nova garota devassa.


Pra quê?? De dinheiro você não precisa.


Você não estudou psicologia? [Não, me disseram aí nos comentários que ela estudou Letras, mal aê - mas eu lancei um google e vi que na época do meu ensino médio, de onde eu tirei a memória pra escrever esse post (ano 2000), circulou ainformação da psicologia, rs.] Deveria ter aprendido alguma coisa sobre sexualidade teoricamente, além da prática (que, de novo, espero que seja boa pra você).

Nem as santas, nem as putas, são donas do seu desejo, do seu corpo, da sua sexualidade. O símbolo da devassa, e o imaginário que essa cerveja construiu – e que você vai propagandear – é o de uma mulher feita nos moldes do que a maioria dos homens tem tesão por. Importa o tesão deles, e não o nosso.

As revistas femininas (e as masculinas) fazem isso também. Sabe aquelas dicas da Nova pra fazer qualquer mulher deixar qualquer homem louco na cama? Então. É o mesmo machismo, a mesma submissão.


Você de alguma forma tá querendo apagar a imagem de santa, usando a idéia de que você pode ser devassa?


Vou te dar um conselho… de mulher pra mulher: você não precisa ser santa, nem puta. Você pode ser livre.

Ganhou, Mas Vai Levar?


E a Rede TV foi a única emissora que participou da licitação do clube dos 13 e fez uma proposta de R$ 1, 5 bilhões para a transmissão do brasileiro (modalidade Tv aberta) nos anos de 2012/2014.

 A Globo anunciou que negociaria de forma separada com os clubes, inclusive parece que fechou com o grande imortal tricolor - enquanto a Record, minutos antes da realização da concorrência alegou "jogo de cartas marcadas" e deixou de apresentar sua proposta.

As propostas para as transmissões tv fechada e pay per view serão no dia 23.

Quem tem TV HD deve se impressionar com a Rede TV, que tem uma programação inteiramente em HD. A Globo não transmite integralmente em HD. O jogo Grêmio x Caxias, na última quarta não foi em HD. O Jornal Nacional não é transmitido em HD, o que é um absurdo.

E agora como fica? O Grêmio fechou com a Globo e se jogar com outro time que fechou com a Rede TV? Ora, vale o mando de campo, o time que detem o mando de campo pode escolher o horário para jogar, podendo ser, inclusive, na hora da novela.

Uma coisa é certa, essa licitação não é o fim dessa novela. Muita água, muito tsunami vai rolar nos próximos capítulos.

Porque os Deuses Estão Loucos


Que coisa. Hoje de manhã assisti impressionado. Todo mundo assistiu impressionado. Comentaram que o abalo equivale a milhares de bombas de Hiroshima. Aquela massa compacta de carros, caminhões, barcos, aviões, casas, lixo, muito lixo se deslocando na direção da cidade, do campo, dos viadutos, das pontes, dos portos e aeroportos. Eles só podem estar loucos


quinta-feira, 10 de março de 2011

Descobriram Saturno: Serra Defendia Maior Alinhamento do Brasil com os EUA


Encontrei este post no  Blog Alfabetizados Políticos que pescou do Carta Capital/Wikileaks. Uaaaau, que coisa horrosa: o Serra defendia um maior alinhamento do Brasil com os EUA....

 Meu pitaco vem depois.

Serra “buscaria uma política externa mais afinada com os EUA”

Em 18 de dezembro de 2009 o então governador de São Paulo José Serra encontrou-se durante 90 minutos no palácio do governo com o subsecretário para assuntos do hemisfério ocidental do governo americano, Arturo Valenzuela. Serra já era já cotado para ser candidato tucano à presidência em 2010, mas ainda não havia formalizado a candidatura.



Valenzuela saiu do encontro privado com a impressão de que Serra seria um presidente mais afeito aos EUA. “Serra alertou que a corrupção e a radicalização estavam crescendo no partido governante, o PT, e sugeriu que como presidente iria pressionar por uma política externa mais alinhada com os Estados Unidos”, diz o telegrama enviado pelo consulado em São Paulo.

O político tucano criticou a política externa de Lula e propôs-se estar numa posição mais internacionalista caso fosse eleito, criticou a tarifa americana sobre o álcool brasileiro julgando-a “economicamente ilógica” e destacou seu engajamento com o então governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, nas questões climáticas como uma das oportunidades de cooperação.

Serra criticou a participação de Lula na crise em Honduras, responsabilizando o governo brasileiro e o presidente hondurenho deposto Manuel Zelaya de impedirem a resolução do problema.

Sutilmente, Serra deu a entender que os EUA faziam mal ao elogiar Lula. “Ele também avisou que as referências do governo americano a uma ‘relação especial’ com o presidente Lula não agradam a todos os segmentos do Brasil e que poderiam ser manipuladas pelo PT”, diz o telegrama.

Desinformado


Depreende-se do documento, no entanto, que Valenzuela achou que Serra estava focado demais na política interna brasileira sem prestar a devida atenção aos vizinhos na América do Sul.

A conversa aconteceu pouco menos de um mês depois do chileno assumir a subsecretaria de Assuntos do Hemisfério Ocidental, cargo anteriormente ocupado por Thomas Shannon e que coordena as relações dos EUA com América Latina, Caribe e Canadá. “A presidente Kirchner é esperta e cordial. Se o populismo na Argentina preocupa aos EUA, então Dilma causará preocupação maior”, comparou o candidato tucano à presidência.

Valenzuela visitou países do Cone Sul e na volta aproveitou para fazer uma escala em São Paulo onde realizou uma série de encontros extra-oficiais. “Serra pareceu completamente desinformado de acontecimentos recentes no Cone Sul, incluindo a situação política do presidente paraguaio Lugo”, comentou o telegrama fazendo menção à série de reconhecimentos de paternidade atribuídas ao ex-bispo.

Preocupado com a derrota
José Serra deu a entender a Arturo Valenzuela não estar “firmemente confiante” que fosse ganhar as eleições de 2010. Segundo o tucano, o embate entre os esforços do PT em montar uma base política sólida e o fraco aparato do PSDB justificavam tal descrença.

Meu humilde pitaco:
Votei no Serra exatamente por isso. Mas não estou decepcionado com o governo Dilma que considero muito bom, pelo menos nos primeiros meses: menos ideologia, menos ressentimento, menos ódio e mais trabalho, porque o que efetivamente importa é a inclusão social dos excluídos. Temos de transformar este Brasil num imenso país classe média, como é hoje os EUA e os países europeus, mas com responsabilidades ambientais e sociais. Não vejo nenhum problema do Brasil ser mais parceiro e amigo dos EUA. Muito pelo contrário, assim devemos fazer. E Obama está vindo ai.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Agir ou Não Agir? Eis a Questão ( O Dilema de Obama)


Os rebeldes libios querem. Grande parte do mundo quer uma nova "invasão" americana na Libia para ajudar "o povo unido que jamais será vencido" a derrubar o Kadafi ou Gaddafi. Enganam-se aqueles que acham que os EUA nunca estão do lado dos "bonzinhos". Na grande maioria das vezes os EUA sempre estiveram ao lado dos "bonzinhos. Dois exemplos, Tio Sam esteve do lado dos muçulmanos na guerra genocida da Iugoslávia e eles  ajudaram a derrubar o regime tirano do Taleban no Afeganistão. Chegou a vez de ajudar os libios, mas Obama titubeia.  

Opções dos EUA para a crise líbia vão do ruim ao péssimo


Com exceção de Muammar Gaddafi, nenhum líder no mundo está tão só hoje como Barack Obama. Criticado pela direita e pela esquerda e ante o risco de uma carnificina maior na Líbia, o americano confronta opções que vão do ruim ao péssimo.


Sua demora em agir, no comando da maior potência militar do planeta, é pintada como sinal de fraqueza por seus críticos de sempre e de inexperiência por gente dentro do próprio partido.


A tarefa, porém, não é simples e vai além de calcular uma eventual ação militar com uma guerra em curso no Afeganistão, outra ainda fumegando no Iraque e uma crise mal curada em casa.


Envolve mexer com fantasmas ainda muito presentes da política externa americana. E não há consenso nem dentro do governo nem na oposição.


Afinal, uma invasão a plena força e sem coordenação com a ONU evoca o Iraque em 2003, um lodaçal que atraiu a antipatia mundial e cujo visgo ainda está nas botas dos militares americanos.


Já uma ação "humanitária", pontual e centrada nas zonas de exclusão aérea, lembra os Bálcãs nos anos 90: a faxina étnica continuou, e os EUA e a Otan se viram levados a bombardeios até hoje questionados.


Mas não fazer nada acorda a assombração de Ruanda em 1994, quando o governo Clinton hesitou em classificar a matança como genocídio e foi parar na berlinda diante de 800 mil cadáveres.


E armar os rebeldes? A mais infeliz das soluções aventadas ecoa o corolário de barbaridades praticadas por rebeldes com fundos americanos na América Central (pense na Nicarágua) e no Afeganistão dos anos 80.


E, uma vez que assumam um lado a ponto de armá-lo, os EUA serão vistos como co-responsáveis pelo que aquele lado fizer, no poder ou fora dele, lembrou à Folha Audra Grant, analista no centro de estudos de segurança Rand.


Ainda assim, a expectativa é imensa. Obama é considerado um comandante-em-chefe mais leniente (ou ponderado) do que seu antecessor, George W. Bush. Ao mesmo tempo, é visto como simpático ao mundo árabe.


Há lógica, portanto, em crer que sua chegada ao poder tenha dado confiança àqueles que iniciaram os levantes democráticos correntes, disse em conversa em Harvard David Sanger, do "New York Times".


Ontem, Richard Haas, que dirige o prestigiado Council on Foreign Relations, advertiu no "Wall Stret Journal" que os EUA deveriam ficar longe da Líbia.


Os argumentos de Haas minimizam a eficácia das ações possíveis e questionam as intenções dos rebeldes (sem, claro, questionar a virulência de Gaddafi).


É um fator crucial, sobretudo quando governantes mundiais parecem acordar para a realidade após anos de afagos ao ditador, inebriados tanto pela promessa do fim do programa nuclear líbio como pelo cheiro de petróleo no subsolo do país.


Despertos de tamanho estupor, é difícil que saibam agora quem abraçar.

Artigo de Luciana Coelho - de Boston - na Folha de hoje.

Para Explicar o que Está Acontecendo na Tunísia, Egito, Libia....

Curso Normal


Por um motivo importante tive de passar o carnaval em Porto Alegre. É a primeira vez que faço isso. A cidade vazia e os shoppings cheios. Muitos restaurantes fechados. Os supers fecharam na terça de carnaval. Hoje, quarta-feira de cinzas, a cidade retoma o curso normal.