Letícia Persiles, carioca, 25 anos é a Capitu Tatuada jovem.
A vida é uma ópera. As frases do Machado são geniais. Que dilema: Bentinho sempre obedeceu Dona Glória, sua mãe, mas Capitulina é sua vizinha. E ela tem olhos de ressaca. Ele penteou seus cabelos e um beijo rolou. Dona Glória prometeu aos céus que seu filho iria para o seminário. Promessa é dívida.
Bentinho, desesperado pelos olhos de Capitu, recorre ao excêntrico amigo da família, à religiosa e carola tia e ao tio bufão. O menino repete angustiado: eu não quero ir para o seminário, eu não gosto, é chato....
O Brasil do século XXI assiste ao Brasil de Machado. É outro Brasil. Machado se foi e o Brasil dele também. A prosa continua viva e atual, mas o Brasil daquela época, da vida angustiada, sentimental e romântica dos fidalgos, faz parte da história de hoje. O Brasil daquela época gerou os ressentimentos de hoje.
E o Brasil dos nossos dias está tatuado. Nos braços de Capitu está a tatuagem de uma grande bromélia. E o Brasil de hoje está muito mais para Capitu do que para Bentinho.
2 comentários:
Minha amiga que viu, também assaz letrada e iniciada e finalizada total em Machado, também gostou.
Não consegui ver nenhum ainda... vou ter que esperar o DVD.
Mas acho mesmo que, como você diz, o Brasil de hoje tá mais para Capitu que para Bentinho. O quê acho muito justo e condizente, aliás.
Vou continuar acompanhando aqui enquanto não sai o DVD.
Por favor continue atualizando.
Muito me gusta sua maneira de ver.E a Capitu tatuada é linda, não é????
Vamos ver se na continuação global, Machado de Assis não vira José de Alencar, como diria nosso Dalton Trevisan.
Dizem que a Capitu tatuada é gorda. Eu não achei. Ela é parecida com a personagem Maria Monforte do seriado Os Maias do grande Eça, criador de Carlos Eduardo da Maia. Os Maias também foi dirigido pelo Luiz Fernando Carvalho e é uma obra de arte. Machado de Assis está léguas e léguas de José de Alencar...
Abraços
Postar um comentário