Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Certos Interesses




As empresas concessionárias de rodovias no Rio Grande do Sul contrataram o advogado Ricardo Giuliani, ex subchefe da Casa Civil no governo Olívio Dutra (1999-2002) para fazer um parecer atestando a legalidade da proposta do governo Yeda Crusius que autoriza a prorrogação dos atuais contratos de pedágio.

Giuliani é petista histórico e defende com unhas e dentes a complicada, burra e ilegal proposta do governo Yeda de prorrogar os atuais contratos de pedágio. Giulani diz que este modelo pode ser prorrogado até 2.028 e sem licitação.

Complicado. O editor deste Blog é contra essa proposta.

O fato tem gerado mal estar e constrangimento no PT-RS. Giuliani vai assessorar o deputado Ivar Pavan (PT) , na Presidência da Assembléia no ano de 2009. O PT, como se sabe, é radicalmente contra a prorrogação. Mas Giulani é advogado deve ter recebido bons honorários com o parecer de 99 laudas. Existem argumentos jurídicos relevantes etc..

A história parece se repetir, pessoas chaves são contratadas ou convidadas para defenderem certos interesses ou participarem de determinadas festas e eventos. Não foi por acaso que Daniel Dantas contratou o o petista histórico Greenhalgh para defender seus interesses. Caso semelhante, na esfera do futebol, aconteceu semana passada. Causou "bolor" na mídia o fato do São Paulo ter enviado ao arbitro da Gran Finale, Wilson Tardelli, um pacote com ingressos para o show da Madonna no Morumbi.

E assim o Brasil "do jeitinho" vai respirando de acordo com os eternos interesses.

Abaixo entrevista de Giuliani para a Zero Hora de hoje:

Zero Hora – O senhor defendeu não só a legalidade da prorrogação dos contratos, como a oportunidade da renegociação. É uma defesa apenas profissional ou por convicção?
Ricardo Giuliani – Trabalho com direito privado há 14 anos, não ocupo cargo público. Não sou a favor dos pedágios. Fiz um parecer jurídico que mostra que a lei permite a prorrogação. Sou contra o projeto de pedágios do governo Antônio Britto (1995-1998), que é o que estamos querendo mudar. Quem estiver contra esse projeto é a favor do projeto Britto, porque ele vai permanecer como está.

ZH – O PT está sendo radical na análise do projeto dos pedágios?
Giuliani – Eles têm a posição do “não li e não gostei”. A questão dos pedágios não é de princípio partidário, não é programática. Basta ultrapassar o Mampituba e verificar o que o presidente Lula fez no Brasil inteiro, todas as estradas federais pedagiadas. Qual é o problema nisso? Lula faz porque é de interese público. Trata-se uma matéria de alto interesse como se fosse uma profissão de fé.

Eis ai um ponto que este mui humilde blogueiro concorda com as afirmações do Giuliani, o PT é mestre do "não li e não gostei".

ZH – O senhor foi muito pressionado pelo PT por conta dessa manifestação?Giuliani – De maneira alguma.ZH – O senhor ainda é militante do PT?
Giuliani – Sou filiado ao PT. Quando o PT precisava de defesa sobre o José Dirceu, o Delúbio Soares, quem fez fui eu. Sempre estive lá na linha de frente. Minha convicção não está à disposição de ninguém.

ZH – O que o senhor acha do governo Yeda Crusius?
Giuliani – O governo Yeda tem erros tremendos, mas tem vários acertos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma coisa que a petezada não lembra, é que Olívio devolveu o polo Pelotas para o governo federal. Explicando: O Brito não quis assinar o contrato com a Ecosul, pois esta queria começar cobrando para depois fazer os remendos e sinalizações necessárias. Pois o Olívio lavou as mãos e devolveu ao governo federal que, imediatamente, assinou o tal contrato. A Ecosul passou mais de dez anos sem fazer nada além das praças de pedágio. Era o governo FHC, mas a culpa foi do pt, queiram ou não! Por estas e por outras que aqui eles não tem muita chance...