Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Diamantes Brancos da Culinária




O chef italiano Umberto Vezzoli exibe trufas brancas italianas durante leilão, em Roma. O magnata de cassinos de Hong Kong Stanley Ho pagou US$ 200 mil por uma trufa de pouco mais de 1 kg, a maior encontrada no país neste ano. O leilão foi realizado simultaneamente em Roma, Londres, Abu Dhabi e Macau.

Trufas? O que são trufas?

A trufa é um fungo, a espécie mais rara e nobre de todos os cogumelos. Existem trufas brancas e trufas negras, e elas são muito diferentes entre si.
A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. As trufas são silvestres e até hoje não se descobriu um jeito de cultivá-las. As melhores trufas brancas vêm de Alba, pequena cidade italiana entre Turim e Milão. Já as trufas negras tradicionais são de origem francesa, da região de Périgord.
A colheita das trufas já foi tarefa dos porcos, mas atualmente é mais comum procurá-las com cachorros vira-latas adestrados para farejá-las.
O tartufaio, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas.
As trufas brancas são as meninas-dos-olhos dos chefes de cozinha pelo inigualável aroma. As mais caras se originam de Alba e custam até 6 mil dólares o quilo. As que exibem uma sutil coloração rosada são consideradas melhores, de aroma mais marcante. As melhores safras ocorrem em outonos chuvosos, pois as trufas precisam de muita umidade para crescer. A trufa branca exige um cortador específico, com lâminas ultrafinas. Quanto mais fina for cortada, mais sabor vai liberar, e o ideal é deixá-la com a espessura de uma folha de papel sulfite. Combina com massas, risotos e ovo frito. O prato predileto dos "experts" é o ovo "all'occhio di bue", pois reúne a simplicidade do ovo e a exuberância da trufa branca fresca.
As trufas pretas exalam aroma menos acentuado, superfície mais rugosa e são mais resistentes ao manuseio. O quilo custa em média 700 dólares e pode chegar a 1.200. Ao contrário das brancas, podem ser lavadas em água. A trufa negra "fica muito boa se for ralada sobre carnes ou sobre ovo mexido com manteiga", diz Salvatore Loi, chefe.

Nenhum comentário: