Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O Herói e o Poster do Che




Muntandhar Al-Zaidi virou herói. As cenas do jornalista da tv independente iraquiana são as mais vistas na internet. Até este humilde blog entrou na onda. Não é qualquer dia que aparece um sapato voando na direção do homem mais poderoso do mundo. O mundo árabe está se organizando para ajudar Al Zaidi. Diversas advogados, inclusive os defensores de Saddam Hussein se prontificaram a defender gratuitamente "o homem que atirou o sapato."

Al-Zaidi é jornalista solteiro que mora num simples apartamento em Bagdá. Sua casa é franciscana e adornada com poster de Che Guevara. Era o que faltava. O herói e o poster do Che Guevara -- que participou de uma 'revolução contra o imperialismo ianque' e que no próximo reveillon fará 50 anos. Este blogueiro já foi fã, na juventude do "herói argentino". Leu seu manual de guerrilha, seus diários e as biografias. Teve até um poster pendurado atrás da porta. Guevara sintetiza a revolta e a forma simplista de fazer política com ressentimento e, também, com violência. Para Guevara não havia meio termo e os fins justificam os meios. Seu temperamento explosivo gerou atritos com o novo governo de Cuba liderado por Castro e ele foi fazer revolução em outros ares. Foi para o Congo e fracassou. Foi morto na Bolívia. E hoje a famosa foto tirada há 50 anos por Korda estampa as camisas, as bandeiras e as salas de quem acredita que a boa política ou a boa luta se constroi com o ressentimento.


Al Zaidi parece ser um desses. Existem zilhões de motivos para o povo do Iraque sentir revolta do troglodita do Bush. Mulheres ficaram viúvas e seus filhos órfãos. Senhoras e crianças também foram assassinadas, mas a imensa maioria dessas mortes não foram causadas pelos fuzis ianques. O Iraque vive em constante guerra civil. O governo Saddam foi um governo que impôs a ditadura de uma etnia sobre as outras. Mas esses detalhes parecem irrelevantes. O que efetivamente importa é o resumo simplório da história: o império americano, capitaneado por Bush, mandou, sem justificativas maiores, invadir o Iraque e um belo dia recebeu um sapato tamanho 10 de troco. E o atirador virou herói mundial.


Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é!