
Todos fazem história. Todos fazem suas histórias. Existe uma certa religiosidade em relação à história. Dizem que a história que está sendo construída é enfeitiçada, porque constituída de alienação: o fetiche da mercadoria. O capital e seus agentes e atores é que mandam no pedaço e constroem a história de acordo com seus vícios e interesses. Mas desde quando, vivente, que a história já está determinada? Um "nissei americano", comemorando os acontecimentos de 1989, disse que a história acabou, mas depois ele desdisse e esclareceu: houve uma "ruptura". Talvez ele tenha razão. Talvez. Mas uma coisa é certa, o espírito religioso da ideologia acha que a história deve seguir certa linha, certos caminhos, estratégias e objetivos. E que essa é a via melhor para todos e, portanto, deve ser imposta. Dizem também que esse é o melhor futuro para a humanidade ou é esse caminho ou é a barbárie. Tenho dúvidas acerca de todas essas "histórias". Eu não acredito em histórias impostas.
2 comentários:
Dica de leitura...Textos ácidos e sarcásticos, pra quem quer ficar por dentro dos assuntos políticos e dos últimos acontecimentos de forma leve.
www.mosaicodelama.blogspot.com
Boa leitura!
* This blog can be translated to any language*
História é passado, o futuro é incerto. E acredito que existam bons e maus caminhos. O que eu certamente não acredito é que ela tenha "um fim".
rsrs
Postar um comentário