Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Escritas Noturnas ?


Este blogueiro se considera "arejado em arte", mas isso ai em cima, não é arte.

Já que o governo federal dá R$ 25 mil para incentivar a pichação no Rio Grande do Sul a curiosidade desse humilde vivente resolveu pesquisar na web sobre o projeto Xarpi. Cliquei no google e bingo: caiu no Blog da Mauren Motta. Onde copiei e colei a imagem acima e o seguinte post:


Xarpi, Uma Escrita Noturna

A ativista e produtora cultural Fabiana Menini e o sociólogo Luciano Spinelli - gaúcho que realiza sua pesquisa de doutorado na Sorbonne sobre a pichação brasileira - estão por trás do projeto Xarpi, Uma Escrita Noturna, selecionado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).
O ponto de partida é a compreensão de que a pichação é uma forma alternativa de arte e de comunicação visual. Na pauta dos debates, um olhar crítico sobre a política de repressão implantada em Porto Alegre pelo Disk Pichação 156 e o acesso aos espaços públicos.
Pausa, pausa, pausa.... O governo federal dá dinheiro a uma turma que é contra o disk pichação!!!!!!
O Xarpi abrange uma oficina de vídeo participativo e um colóquio. A oficina acontecerá de 6 a 13 de dezembro pelas ruas de Porto Alegre e em um estúdio de edição de imagens. Os participantes são 10 jovens convidados, com idades entre 16 e 26 anos e atuação no espaço urbano. Serão produzidos, ao final dos encontros, 2 DVDs. O colóquio reduzaDAnos, marcado para o dia 13, na sala 10 do Mercado Público, com duração prevista de 3 horas, terá participação de Anarkia (RJ), Choque (SP), Val Afrochicano (SP), além de Luciano Spinelli e Fabiana Menini.
Na ocasião, serão exibidos os vídeos realizados na oficina. Além disso, no dia 12, às 19 horas, no Santander Cutural, acontecerá a formatura de produtores culturais comunitários pelo Instituo Trocando Idéias, sob coordenação de Fabiana Menini. São 8 formandos, com idades entre 18 e 28 anos, oriundos da periferia e com participação em algum projeto ou organização em sua comunidade. Há membros do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, da Nação Hip Hop Brasil, da Casa Brasil e da ONG Maria Mulher. Foram 5 meses de encontros semanais de 5 horas. O curso foi gratuito e os participantes ainda receberam ajuda de custo –possível através do financiamento da Fundação Luterana Diaconia. Entre os projetos resultantes estão CD de músicas infantis, documentário sobre alunos de escolas municipais, documentário sobre a história da Maria Mulher, rádio livre no recreio das escolas da Restinga e campeonato de três marias e sapata para crianças da vila Mário Quintana. Para conhecer o trabalho de alguns dos participantes do colóquio reduzaDAnos:Choque www.flickr.com/choquephotosAnarkia http://mulheres.panmelacastro.com/Luciano spinelli http://br.youtube.com/dano163Fabiana menini www.myspace.com/fabiana_menini
Além do projeto que está acontecendo em Porto Alegre, hoje começa no Brasil todo um movimento para a libertação da Carol Sustos - Caroline Pivetta da Mota, 23 - gaúcha presa em São Paulo por pixar a bienal num ato de protesto contra o espaço em branco, chamado de vazio para repensar a arte. Em Porto Alegre as pixações autorizadas acontecem em Outdoors na Oscar Pereira, ao lado loja Tok & Stok, na Rua 24 de outibro esquina Mariland e na Rua Aparício Borges.

2 comentários:

Silvestre Gavinha disse...

O que é isso?
Esse governo federal que aí está, incentivando a "contra cultura"?? Trocadilhos e ironias à parte, há que se separar o joio do trigo. Concepção de arte, na pós-pós-modernidade pode ser complicada. Misturar assintencialismo, redução de danos e desvios de todos os tipos nos dinheiros públicos pode ser mais ainda.
Ou não.
Marie

Carlos Eduardo da Maia disse...

Absurdo isso, Marie. Ontem, infelizmente, não consegui assistir a Capitu. Mas estou providenciando, com os técnicos especializados, uma reprise do episódio de ontem.