Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Debatendo e Patinando





Copio e Colo do RS Urgente: Depois comento.

Está definida a estratégia dos defensores da construção de prédios residenciais e comerciais na Orla do Guaíba. As palavras-chave são Copa do Mundo de 2014, Internacional e Grêmio. As direções dos dois clubes estiveram na Câmara de Vereadores, ontem, apresentando seus projetos para a Copa. Entre outras coisas, está prevista a construção de prédios de até 52 metros (Inter) e de 70 metros (Grêmio) na região da Orla. Inter e Grêmio contam com o patriotismo de colorados e gremistas como instrumento de neutralização de questionamentos sobre o impacto ambiental desses projetos. A sugestão do prefeito José Fogaça (PMDB) de realizar uma consulta englobando os projetos do Pontal, do Inter e do Grêmio viria ao encontro dessa estratégia. O discurso ufanista em relação à Copa do Mundo se encarregaria do resto. A Câmara pode votar os dois projetos ainda este mês.

Meu comentário.

A cidade de Porto Alegre tem uma mania grave, a de fazer discussões apaixonadas e intermináveis.Veja, por exemplo, o que está acontecendo com o projeto do Pontal do Estaleiro. E agora outros dois projetos -- ligados com a Copa do Mundo de 2.014 -- estão sendo analisados, o do Inter, perto da orla e o do Grêmio, no Humaitá junto à curva da freeway. Em todas as cidades sedes de eventos como copa do mundo e olimpíadas foram realizadas obras monumentais, melhorias na infra estrutura etc. Mas parece que Porto Alegre tem uma certa ojeriza com o termo "monumental". Aqui nada pode ser "monumental", mas franciscano. E tudo deve passar pelo debate popular e democrático. E depois ninguém entende porque essa cidade tanto patina....

E o prefeito Fogaça -- que ganhou a eleição de seus opositores com 18 pontos de diferença -- também gosta de patinar, porque virou refém das idéias daqueles que perderam as eleições.

2 comentários:

Anônimo disse...

O terceiro mundo é um estado de espírito...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Realmente....