Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Praias Guascas


Deu no diário gauche de hoje. Comento depois.

O litoral guasca é coisa pra macho

Dias atrás dei uma recorrida no Litoral Norte. Entrei via Cidreira e percorri praticamente todas as praias, até Torres. Na natureza se destacam o vento forte e constante, molhado de maresia e um mar achocolatado, revolto e gelado. Coisa pra macho. Na paisagem urbana uma arquitetura pobre e repetida, muito lixo em terrenos baldios, lixo nas ruas, lixo nas poucas calçadas, o que denota a existência de um poder público que está se lixando para moradores e turistas, e uma novidade que cresce como cogumelo: condomínios fechados, muros altíssimos, com nomes que nada significam mas demonstram fantasias povoadas de monarcas, nobrezas e imaginários pré-capitalista e pré-republicano.Passei por um condomínio cujo nome é Condado da Riviera, uma mescla tola de ignorância com desorientação. Falei com um zelador que estava visivelmente assoleado, sentado num abrigo inútil, na portaria do tal Condado:

- O senhor pode me dizer onde mora o Conde?Ele nada respondeu. Acho que estava sofrendo uma forte insolação.


Meu comentário.

Desde fevereiro não coloco os pés -- e nem as mãos -- no litoral norte gaúcho. Mas a receita é a mesma: os alcaides das nossas praias seguem a mesma tibornice: falta charme, falta forma, falta conteúdo nas praias marrons do extremo sul brasileiro. Vale o custo benefício? Deve valer porque elas ficam cheias no verão. A estrada do mar democratizou o lazer gaúcho. Antes quem conseguia acessar Torres era uma minoria, hoje é todo mundo. E que bom que é todo mundo, mas falta charme, falta conteúdo, falta forma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse ódio dos esquerdistas contra condomínios ricos ou de classe média me intrigam. Os PAR quem tem aqui, não tem problema, o problema são os "guetos da classe média"...

Deuzulivre, mas eu tenho enorme preconceito com esquerdistas...!

Silvestre Gavinha disse...

Nada tenho contra direitistas ou esquerdistas, aliás, designações que já não dizem muito num mundo sem direito nem avesso e sem eira nem beira, que vivemos hoje, e que essa falta de forma, falta de gosto, falta de noção geral bem o mostra.
Estou de acordo no caso com os dois posts o do DG e o teu, Maia. Essa "Sociedade do Espetáculo" produz shows de qualidade bem duvidosa. E isso, infelizmente, não se limita às praias do sul. Todas as "praias" estão contaminadas.
Marie