Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ele Quer Governar até 2.021


Chávez lança nova busca por reeleição sem limites


Apenas uma semana após as eleições regionais, o presidente Hugo Chávez ordenou ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) que reative uma emenda constitucional para incluir a reeleição indefinida, já derrotada em referendo no ano passado.

"Chávez não vai embora, Chávez fica! Autorizo ao PSUV, ao povo venezuelano, que comecem o debate e as ações para conseguir a emenda constitucional e a reeleição do presidente da República. Tenho certeza de que agora vamos conseguir", afirmou Chávez, em discurso transmitido durante cadeia obrigatória de rádio e TV."Vamos demonstrar quem manda na Venezuela! Têm a minha aprovação para tomar as ações que sejam necessárias tomar. Se Deus quiser, estou pronto para ficar com vocês até até 2021", afirmou Chávez, que também preside o PSUV.

Chávez disse que a reativação da emenda constitucional é uma resposta ao que ele chamou de "atitude fascista" dos novos governadores e prefeitos da oposição eleitos há apenas oito dias, quando venceram em 4 dos 5 maiores colégios eleitorais do país.Logo após a sua derrota no referendo do ano passado, Chávez já havia dito que voltaria tentar implantar a reeleição indefinida. Ao longo deste ano, porta-vozes do PSUV disseram que esperavam relançar a proposta logo depois das eleições regionais. Apesar de ter sido derrotado nos grandes centros, entre os quais Caracas, Chávez controla 18 dos 24 Estados e 80% das prefeituras.No referendo, o "não" à reforma ganhou com apertados 50,7% dos votos válidos, no que foi a primeira derrota eleitoral de Chávez desde que se elegeu pela primeira vez, em 1998.Pelo artigo 342 da Constituição, um projeto de reforma constitucional pode ser apresentado por ao menos 15% dos eleitores inscritos. As outras formas de apresentar são por meio do Executivo ou do Legislativo. Depois, a proposta é submetida a referendo, como ocorreu há um ano."Trata-se de um projeto personalista, motivado pela ambição do presidente Chávez em se perpetuar no poder", disse à Folha Omar Barboza, presidente do UNT (Um Novo Tempo), o maior partido da oposição). "É uma proposta inconstitucional porque a Constituição afirma que uma emenda só pode ser apresentada uma vez por mandato presidencial, e esse tema já foi proposto."Chávez foi eleito pela primeira vez em 1998, quando ainda não existia reeleição na Venezuela. Em 2000, após a entrada em vigor da nova Constituição, se elegeu novamente para um mandato de seis anos, com direito a uma reeleição. Em dezembro de 2006, ganhou o atual mandato, que termina em janeiro de 2013, quando teria de deixar o poder.

Nenhum comentário: