Bravo, bravo, o tema da redação do vestibular da UFRGS de 2008 é
r-e-v-o-l-u-c-i-o-n-á-r-i-o.
Um tema brilhante para o Brasil dos brasileiros dos nossos complicados dias.
Os vestibulandos de 2008 deveriam redigir sobre um personagem da literatura que retratasse o brasileiro.
Primeira idéia que veio na minha cabeça foi Macunaíma, mas 9 entre 10 vestibulando iriam falar do anti-herói do Mário de Andrade. Muito banal. Pensei em Bentinho, na Capitu e até mesmo no Escobar. Pensei nos clássicos, no capitão Rodrigo do Érico e no Riobaldo do Guimarães, mas são personagens muito locais.
Definitivamente, os clássicos da literatura nacional pouco tem a ver com o Brasilsão de hoje com 190 milhões de habitantes e governado por Luiz Inácio Lula da Silva.
Que livro, que personagem da literatura brasileira afinal, tem a ver com o Brasil de hoje?
Uauauauauuuh! Que pergunta difícil. E fico pensando na geração tecnologia, na gurizada digital que - acho - pouco lê sobre os clássicos do Brasil antigo. O que, afinal, eles vão dizer?
No ano de 2007, grande sucesso fez o tal do Capitão Nascimento, mas no livro Elite da Tropa (que estou a ler) ninguém sabe quem é o Capitão Nascimento que é personagem exclusivo do filme. Não serve - o personagem tem de ser galã de livro e não de filme. Bruna Surfistinha e suas eróticas aventuras ... seria um belo exemplo do Brasil de nossos dias, vidrado em BBB´s. Fico pensando na madame que vai corrigir a prova. Isso não vai dar certo. Ela vai dar zero.
Gente, me ajude, que personagem da literatura nacional encarna o Brasil de nossos dias?????
Parabéns ao pessoal que bolou a prova. O Brasil de hoje está muito mais para Nelson Rodrigues bonitinho e ordinário do que para as Iracemas de Zé de Alencar. Machado que é universal e atemporal encarna o bairro de Botafogo. E o Riiiio não é o Brasilll.
Que dúvida!!!!
4 comentários:
Querido, difícil tarefa ajudá-lo... Explico: primeiro fiquei perdida na imagem do post...E que imagem! Aliás, vc é um especialista e está entre os meus preferidos! Segundo que com a sua imaginação, sentido estético, crítico, criatividade e inteligência não faltarão idéias. Um grande beijo de boa sorte!
A imagem eu pesquei do www.fotosite.com.br. Pois é, Santa, passei a noite pensando no assunto e nenhum personagem sugiu.
naziazeno, de 'Os Ratos', que acha?
funcionario publico, sem dinheiro, precisando pagar contas.
Jeca Tatu - Monteiro Lobato
Postar um comentário