Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Sobre Ricos e Pobres


Leio no Diario Gauche de hoje que entre 2006 e 2007, milionários cresceram em 10% no Brasil
Estudo da consultoria Merrill Lynch e Cap Gemini aponta que o número de milionários no Brasil cresceu em 10% de 2006 para 2007. De acordo com o levantamento, existem 120.400 pessoas nesta condição, o que representa apenas 0,06% do total de brasileiros.

E a nossa esquerda tupiniquim traz aqueles surrados argumentos de que existem ricos no Brasil, porque existem pobres e que uma coisa está intimamente ligada a outra.

Ora, carambolas, a questão não é matemática, mas econômica. O raciocínio não é exato, mas complexo. O fato de alguém estar ganhando não significa -- necessariamente -- que alguém esteja perdendo. Uma coisa nem sempre está ligada a outra. O equívoco dos marxistas é exatamente esse: a divisão social entre explorados e exploradores, sendo que não existe interesse dos exploradores em melhorar as condições sociais dos explorados (exército de reserva). Essa lógica não tem sentido, porquanto o que interessa ao grande empresário, ao grande empreendedor é o consumo. Quanto mais pessoas consumirem, mais o empresário arrecada, mais o Estado ganha, mais emprego se gera. A política de podar empreendimentos, com a desculpa de dividir o bolo, nunca deu certo em lugar algum. Qual país do mundo melhorou sua condição social podando as iniciativas da elite econômica? O papel do Estado é sim realizar justiça social e tem formas e formas de realizar esse necessário empreendimento. Existe linguagem para isso que deram certo em diversos países. A mais óbvia delas é o investimento em educação para que as pessoas tenham condições de participar do mercado de forma mais igualitária. Infelizmente, a preocupação com a educação entrou na agenda do Brasil por um motivo simples: a abertura econômica expôs à competição internacional uma gigantesca massa inempregável. É exatemente ai que o Brasil tem que investir. Este assunto deve estar sempre bombando e nunca pode fugir da pauta.
* Imagem de Tuca Vieira

Nenhum comentário: