Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Na Sala de Espera


Enfrentei hoje uma sala de espera de um consultório. E ali fiquei das 14 às 15 horas. A sala era estreita, pequena, claustrofóbica. Tudo muito abafado, tudo muito incômodo, porque o ar condicionado estava danificado e o calor de Porto Alegre de janeiro de 2008 tomou conta do lugar. Dei o meu nome para a secretária e sentei. Havia apenas duas coisas a fazer: ler a revista Caras com o namorado sérvio da Ivete Sangallo e assistir ao programa de TV com a Fernanda Lima fazendo perguntas para atrizes e atores da Globo. Diante das alternativas optei pela TV. Incrível, todas as perguntas diziam respeito às novelas da Globo. Surgiu a seguinte pergunta, os atores e atrizes devem arrolar os pares românticos que contracenaram com a Suzana Vieira nas novelas. E o pessoal sabia tudo e respondia atentamente (José Wilker, Cláudio Marzo, Francisco Cuoco, José Mayer e mais uns três). Fiquei pensando e refletindo sobre o episódio enquanto secava o suor da minha testa úmida. Quando estou em casa, na solidão dos meus botões, gosto de zappear na tv, ficar passando e passeando de canal em canal. Lembrei, naquele astral de sauna podre, os programas de auditório da TV5 francesa. Os nossos irmãos franceses adoram programas de perguntas e respostas, mas sobre cultura e conhecimento geral mesmo do tipo qual a principal obra de Denis Diderot? Do que ela trata, quanto tempo ele levou para escrever? E por que tanto tempo? Qual o legado que ele deixou para a humanidade? etc. Mas eu continuava ali na mesma sala, com o mesmo calor, no Brasil de 190 milhões de pessoas governado por Lula e nesse contexto só podia acontecer isso mesmo: a Globo constroi a cidadania do Brasil fazendo perguntas sobre suas próprias novelas, seus atores e atrizes, as fofocas e as vidas íntimas. E exatamente às 14:45 uma pequena pausa na programação para mostrar para o Brasil inteiro a casa mais cobiçada e visualisada do país, a casa do BBB 8. Barrigadas na piscina, meninas de barriguinhas de fora, lindas, saradas, mostrando a bundinha para o país. Dizendo, isso tudo aqui é o máximo! É por isso, penso, que o povo brasileiro ensina seus filhos a dançar na boquinha da garrafa. Não quero ser moralista, mas acho tudo isso o fim da picada. A secretária que me atende continua a procurar minha ficha num desorganizado fichário. Ela pergunta novamente o meu nome e escreve errado. Corrijo e ela mantém o erro. Definitivamente, ela não está com saco. Nem eu. Ela olha para a Tv, para o relógio, para o fichário. Ela não estava interessada em nada disso, ela queria saber quais foram os atores que fizeram o par romântico com Suzana Vieira nas novelas da Globo. Eu era apenas um grande empecilho.
*fotografia de Lucas Pupo.

Nenhum comentário: