Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Crimes de Battisti São Comuns - Diz Gilmar Mendes


Não adiantou o apoio ontem de senadores e deputados, Battisti deve ser extraditado.



Césare Battisti pode arrumar suas malinhas na Penitenciária da Papuda em Brasília. Ele deve ir para uma prisão na Itália responder pelos crimes comuns que cometeu. Espero que seja logo. O voto de Gilmar Mendes foi pela extradição. O julgamento ainda não terminou, porque o STF está decidindo se o executivo (Lula) pode vetar a extradição de Battisti. O STF, por 5 a 4, entendeu ser ilegal o ato administrativo de Tarso Genro que considerou políticos os crimes de assassinatos cometidos pelo delinquente Battisti.

Ontem a patota que estava assistindo a estréia (dizem que o filme é muito fraco) do Lula, um filho do Brasil, gritou palavras de ordem favorável a permanência de Battisti no Brasil. Será que eles sabem o que dizem?
Vamos aguardar os próximos passos. Será que Lula vai cometer o deslize de impedir que essa extradição autorizada pelo STF seja executada? Ele disse ao Berlusconi que vai cumprir a decisão. Vamos ver.

3 comentários:

Fábio Mayer disse...

Ainda há a possibilidade do presidente impedir a extradição, pelo que o STF deverá decidir ainda hoje...

...mas o que chama a atenção nesse caso é a atitude do nóvel Ministro Dias Toffoli, que não votou por ter expedido parecer enquanto advogado da União, entendendo que não seria ética sua intervenção também como juiz do caso.

Isso demonstra que, uma vez no STF, não existe idelogia ou partido, existe a corte e o poder que ela representa. Teve muita gente que achava que Toffoli ia votar e encerrar a questão em favor de Battisti, cedendo às pressões políticas... agora ele é ministro do STF, suas decisões são soberanas, ele não está adstrito às políticas de quem o indicou.

charlie disse...

Acho que nosso presidente pode fazer o que quiser sem se preocupar com algum impacto negativo. Ele é O cara. Ele pode tudo.

charlie disse...

Com isso quero dizer que ele provavelmente vai apoiar o Tarso. Eu apostaria nisso.