Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Um DCE para os estudantes e não para os militantes


Direção do DCE da UFRGS que organizava o " Fora Yeda" perdeu a eleição para candidato do PP .

Quem diria: desde que eu me conheço como gente -- e isso já faz um bom tempinho -- o DCE da UFRGS sempre foi de esquerda ou de extrema esquerda. Na recente eleição a chapa 3 encabeçada por Renan Pretto, ligado ao PP, ganhou as eleições. Deu zebra? Talvez.

A atual e derrotada direção do DCE é do PSOL e sua principal campanha foi o "Fora Yeda". Todas as passeatas estudantis que ocorreram durante este ano foram organizadas pelo DCE da UFRGS. Tem um tal de Marcus Hulk, do PSOL e da atual direção do DCE, que fez um Blog chamado Caras-Pintadas do Rio Grande do Sul. Hoje dei uma olhada no Blog que tem o seguinte post:



Esquerda perde DCE da UFRGS


A notícia abaixo, publicada hoje na coluna de intrigas de ZH, mostra a euforia de certos setores, diretamente proporcional ao peso político que o DCE da UFRGS atingiu nos últimos anos, em especial, de 2007 para cá, enfrentando o governo estadual. Políbio Braga também teve chiliquinhos de felicidade. "Esquerda perde DCE da UFRGSFoi-se o tempo em que a esquerda dominava o movimento estudantil na UFRGS: Renan Pretto, ligado ao PP, venceu por 35 votos a eleição para o Diretório Central de Estudantes.Ex-secretário da Juventude Progressista, Pretto, de 19 anos, é estudante de Administração de Empresas.O deputado Jerônimo Goergen está empolgadíssimo com o resultado:– Conseguimos derrotar o PT, o PC do B e PSOL. Este é um momento histórico.Pretto diz que vai fazer uma gestão apartidária. O slogan da chapa dele era “Um DCE para os estudantes e não para os militantes”.

4 comentários:

Fábio Mayer disse...

Isso é o que eu chamo de coisa incrível!

Porque desde que me conheço por gente (o que também não é pouco) DCE que se preze é antro de gente de esquerda pouco afeita a estudar.

Bípede Falante disse...

A única coisa que sinto vontade de dizer no momento é: vivaaaaaaaaa!!

Anônimo disse...

Analisando friamente: a chapa 3 venceu porque os votos da esquerda dividiram-se nas chapas 1 e 2. Provavelmente a gestão enfrentará uma oposição raivosa que só esquerdistas sabem fazer. Ano que vem a esquerda pode se unir para tentar retomar o DCE. A Yeda terá um ano eleitoral um pouquinho mais tranquilo se o PSOL-PSTU tivesse vencido.

Pablo Vilarnovo disse...

O PP também é de esquerda. Não é partido de apoio ao PT? Então é de esquerda...