Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sobre a Austrália



O Filme é "Assim Assim", Mas Vale a Pena Conhecer a Austrália

Pois ontem -- após minha inglória torcida para o Galo contra o Inter -- acabei assistindo ao filme Austrália no Telecine. Falaram tão mal desse filme que ele até me surpreendeu. É uma mega super hiper produção, vamos dizer assim, um épico com direito a romance piegas: Nicole Kidman e Hugh Wolverine Jackman, ambos australianos. Perdão, Nicole nasceu nos EUA, mas seus pais são australianos. O que eu gostei do filme? Ora bolas, conheci melhor a história da Austrália, um bando de trogloditas, bêbados, racistas e degredados britânicos que se mudam para o outback e formaram uma grande nação. Tadinhos dos aborígenes que hoje representam apenas 1% da população. A Austrália, na década de 30, era um farwest (ou um fareast) e hoje está na ponta dos países mais desenvolvidos do planeta. É um país mais jovem que o Brasil e que conseguiu resolver seus desafios. Claro, eles têm muito menos habitantes que o Brasil, são 21 milhões de australianos, e nós somos 191 milhões em ação. A semelhança é que Brasil e Austrália são países jovens e com imensa área geográfica. A diferença é que o Brasil tem um déficit social imenso. Não é mole dar a 191 milhões de pessoas educação, segurança, saúde e qualidade de vida. Dar isso a um país de 21 milhões de habitantes é mamão com açucar.

4 comentários:

charlie disse...

bah, não vi o filme. Falaram tão mal e o filme é tão longo que não achei que valeria o investimento de tempo. hehe

Sobre a comparação entre os dois países, "seilá". Acho que o elemento cultural deve ter tido uma boa participação no sucesso da Australia. Afinal de contas, quase todos os fatores trabalhavam contra seu desenvolvimento, principalmente o isolamento geográfico.

Terráqueo disse...

Não vi o filme, mas tenho a impressão que eles resolveram o problema social assassinando todos os aborígenes, o que não é nada louvável. Nossos índios e nossos negros pelo menos sobreviveram.

Carlos Eduardo da Maia disse...

De fato, terráqueo, os australianos foram terríveis com os aborígenes. Os filhos dos aborígenes eram obrigados a serem entregues para os religiosos para que esses tomassem conta de sua educação e criação.

charlie disse...

Po, quer dizer que o problema da Australia eram os aborígenes e o nosso problema são os índios??