Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 17 de novembro de 2009

Esvaziando Copenhague



Os presidentes da China, Hu Jintao (dir), e dos EUA, Barack Obama, são recebidos em uma cerimônia realizada no Grande Hall do Povo, os dois presidentes querem prorrogar as decisões da Conferência do Clima em Copenhague para 2.010.



Infelizmente, a importante conferência sobre o clima de Copenhague foi para o espaço.



O acerto entre os presidentes Obama (EUA) e Hu Jintao (China) para protelar para 2010 o acordo para emissão de gases estufa esvaziou e azedou o clima em Copenhague.

Os países terão de apresentar números e assumir compromissos para diminuir a poluição. Isso, evidentemente, tem reflexos no desenvolvimento social e econômico. É necessário, portanto, investir em tecnologia não poluente, o que aumenta os custos. Eis ai o grande problema.

Obama pode até ter mais boa vontade do que Bush na discussão ambiental, mas ele, como disse a Folha hoje no editorial, está de mãos atadas. A legislação para cortar as emissões de gás de efeito estufa passou apartado na Câmara: 219 a 212, e 44 votos democratas contrários (a reforma do sistema de saúde teve menos defecções, 39).Projeto similar tramita no Senado. Ali, o partido de Obama conta com exatos 60 votos necessários para aprovar qualquer lei, margem mais arriscada que na Câmara. A legislação não entrará em pauta antes de 2010.

Um comentário:

charlie disse...

Ecce Obama.

Obama é o homem da retórica, da diplomacia jogo-de-cena. Não é o messias da revolução.