Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Queda do Muro de Berlim e o Mundo Melhor e Possível



Peças de dominó vão ser derrubadas hoje na Frente da Porta de Brandemburg em Berlim.


A esquerda brasileira e latino americana, salvo raras exceções, nunca assimilou muito bem a queda do muro de Berlim. Prova cabal disso é o absoluto silêncio dos Blogs da nossa gauche a respeito de um acontecimento político de grande importância que ocorre hoje: faz 20 anos que o chamado 'muro da vergonha' foi derrubado.

E quem derrubou o muro, cara pálida? Ora, carambas, o povo unido que jamais será vencido.

Mas porquê mesmo que a esquerda latina não vê com bons olhos essas comemorações? Porque a queda do muro significa, também, o fim de uma utopia. Sonhar o sonho impossível foi sempre uma forma de revigorar os ânimos de uma certa ideologia e esse sonho foi para o espaço há exatamente 20 anos quando o sonho da igualdade socialista ruiu. Freud, muito antes disso, quando escreveu o Mal-Estar da Civilização já disse que, do ponto de vista psíquico, o ideal de igualdade é uma grande aberração. Não somos iguais e nossas diferenças devem ser respeitadas.

A partir da queda do muro a esquerda perdeu o foco de sua própria ideologia. É uma idéia que perdeu o sentido. Perdida levou tempos para se encontrar. Hoje, na distante américa latina, se ouve rumores de que um novo mundo é possível. Mas qual mundo melhor é possível?

Uma das críticas que sempre fiz em relação ao Fórum Social Mundial é exatamente esse: se critica o capitalismo, o mercado, a grande mídia e se defende a construção de novo mundo melhor e possível. Sou curioso e, pois, gosto de perguntar. E até hoje nunca recebi nenhuma resposta convincente do que seria exatamente esse mundo melhor e possível.

Uns dizem que esse mundo teria o controle social dos movimentos sociais organizados. Já pensaram o MST ter o controle dos meios de comunicação do Brasil? Ora, mas foi exatamente esse chamado "controle social", realizado pelos Stalinistas, pelas polícias secretas do regime, pelos camaradas organizados, que fez com que o povo unido que jamais será vencido se encarregasse de colocar abaixo o muro de Berlim. Ou seja, esse mundo melhor e possível que certa esquerda latino americana gosta de alardear por ai já caiu como pedras de dominó ou como castelo de cartas.

A data de hoje deve sim ser comemorada e nós, latino americanos, temos de estar em constante alerta acerca de movimentos que insistem em retomar as idéias mofadas do controle social sobre as iniciativas e os atos dos cidadãos.

4 comentários:

Terráqueo disse...

Maia,

O socialismo existente é um engodo. Serve apenas para beneficiar a minoria no poder. Há três anos atrás estive em Berlim e puder ver a melhoria causada ao massacrado povo alemão. Hoje estou em um dos países mais capitalistas do mundo e que é inclusive sede do templo do liberalismo (Organização Mundial do Comércio), e vejo que o respeito ao ser humano e o reconhecimento do trabalho são muito maiores do que no Brasil e do que nos países socialistas. Não dá nem para comparar com o que acontece nos países comunistas. Essa esquerda que apenas crítica e não aponta soluções dá no que deu em Berlim e em Porto Alegre. É muito fácil justificar sua incompetência atrás de chavões contra o mundo capitalista. Tenho uma pena do nosso Estado. Ficou para atrás. Ficou berrando no foro social. O pior é que os governos liberais que sucederam os bolcheviques petistas também foram e são lamentáveis. Fora Fogaça e fora Ieda também.

Abraço,

Terráqueo

Terráqueo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carlos Eduardo da Maia disse...

Terráqueo... Conheci Berlim em 1986. Foi ali que meu sonho socialista ruiu. A antiga DDR era um país cinzento, triste, extremamente oprimido. A utopia socialista acabou. O capitalismo, apesar de tudo, tem condições de gerar ao povo as mesmas igualdades dos países socialistas. Eu acredito sim na utopia capitalista, da sociedade de consumo, onde o poder é difuso e diversificado e os direitos das minorias têm muito mais condições de serem respeitados. E no RS estamos sempre no eterno dualismo da política com raiva. E parece que vai continuar.

charlie disse...

Sem querer parecer muito otimista, mas percebo (e a percepção é algo um tanto relativo, uma vez que tenho apenas três décadas de existência e apenas uma, no máximo, de, na falta de termo melhor, "consciência") que o mundo vem melhorando consideravelmente, principalmente depois da revolução industrial, em termos de conforto material, e da Segunda Guerra, em termos de direitos humanos.

A expectativa de vida de alguém nascido em qualquer lugar do planeta no sec XVIII não era algo muito reconfortante, tampouco os bens de consumo que estavam disponíveis. E durante a Segunda Guerra, a prática militar adotada pelo Ocidente, em tese os "mocinhos" do conflito, não era muito diferente da usada pelos "vilões" ("carpet bombing" e duas bombas atômicas em centros urbanos são coisas impensáveis atualmente).

Então, sim, acredito que o mundo está se tornando um lugar melhor e mais civilizado. E o capitalismo, com seu sistema baseado na liberdade contribuiu de forma definitiva para esta melhora.