Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Eleição do Fato Consumado


Porfírio Lobo ganhou as eleições em Honduras e por larga margem.

O Que Fazer Se a Maioria do Povo Apoia o Golpe e Vota no Conservador?

E o candidato do Micheletti, Porfírio Lobo, ganhou por ampla margem as eleições em Honduras.

Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e o grupo Bolivariano que o Brasil gosta de aderir já disse que não vai reconhecer o resultado das eleições, ao contrário da comunidade européia e EUA.

Se o Bloco Bolivariano não conseguiu repor Zelaya antes da eleição, não vai conseguir -- NUNCA -- fazer com que ele volte agora.

Leio na Folha de hoje que existe movimento dentro do governo brasileiro para fazer com que Lula recue e adote o reconhecimento gradual, pois esta é a porta de saída para a crise.

3 comentários:

guimas disse...

Li um pouco a respeito das eleições em Honduras, e tenho que comentar o seguinte:

- Lobo não é o candidato de Micheletti, há três candidatos de direita concorrendo.

- O Exército hondurenho "monitorou" as eleições nas ruas.

- A imprensa está proibida de noticiar manifestações de eleitores.

- A apuração está sendo coordenada e controlada pelo Exército. A contagem é manual, de votos em papel, e é transmitida ao TSE de Honduras por celular.

Tire suas próprias conclusões. As minhas? Estamos longe de considerar as eleições em Honduras como exercício democrático.

Li também em um blog por aí que Pepe Lobo incorporará algumas práticas populitas de Zelaya - foi acusado, durante a campanha, de comunista.

É uma republiqueta, enfim. Mas é suficiente para se criticar a posição brasileira e Lula - que é o que os anti-lulistas querem.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, mais de 60% dos eleitores foram às urnas. Isso não é pouco. E a vitória do Lobo não foi pequena, mesmo que não tenha sido o candidato de Micheletti. O que vai acontecer é exatamente isso, o Brasil vai gradualmente reconhecer a eleição de Honduras. Temos de respeitar o que a maioria do povo da republiqueta quer.

guimas disse...

"Guimas, mais de 60% dos eleitores foram às urnas."

Não há números oficiais a respeito da abstenção nas eleições, ainda. Já se disse que a abstenção foi maior que a eleição anterior, já se disse que foi menor. Os 60% nao são um dado oficial.