Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Controle Social da Mídia e Boliburguesia Brasuca



Controle Social da Mídia Por Quem?


Se existe algo que me dá calafrios é quando se fala em controle social da mídia.  O controle da mídia já é feito pela sociedade, pelo cidadão,  por um Judiciário autônomo. Se a mídia extrapola ela tem de responder pelos prejuízos morais e materiais. O limite da mídia é a ação de perdas e danos e ponto final. Minorias participativas que encontram voz no atual governo estão tramando um grande golpe contra o povo brasileiro. E eu não sou paranóico.

Trata-se da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom, é possível acompanhar ao vivo, clique aqui), convocada pelo Lula ontem e que está sendo realizada em Brasilia. . Quem comanda esse encontro? A patota da esquerda participativa. Outro dia teve um encontro no RS, na Assembléia Legislativa, passei por acaso ali perto e vi uma fila de 10 ou 20 pessoas com faixas contra a grande mídia. É esse grupelho que quer exercer o controle social da mídia.

Estava previsto que as empresas de mídia deveriam participar da Confecom, mas houve o afastamento de seis das oito entidades que integravam a comissão organizadora. A ANJ (Associação Nacional de Jornais), Abert (Rádio e TV), Aner (revistas), Adjori (jornais regionais), ABTA (TV por assinatura) e Abranet (provedores de internet) deixaram o evento.

E por que deixaram? Pela intransigência dos organizadores do evento.

Como essa representação empresarial ficou esvaziada -- e leio na Folha de hoje --  as empresas de telefonia, as telecom da vida, resolveram ocupar as vagas empresariais.

Vejam que lindo, as telefonias enviaram 418 funcionários para o encontro, em Brasília, para assegurar que a cota de 632 delegados destinada ao setor empresarial fosse ocupada.Os demais delegados da cota empresarial foram indicados pelos grupos Bandeirantes e RedeTV! e por empresas regionais de comunicação.Ontem, no primeiro dia de trabalho, as teles, campeãs em reclamações de consumidores, foram chamadas de "empresariado progressista" por oradores do movimento sindical. Conforme a Folha.


É exatamente isso que ocorre -- e meus calafrios aumentam -- na Venezuela chavista onde tem o chamado controle social da mídia e a participação de empresários progressistas no capitalismo de estado de Hugo Chávez. Esses empresários progressistas, ligados ao governo, são chamados de  boliburgueses.


Para cada boliburguês que enriqueceu, havia um bolifuncionário entregando o dinheiro", disse Teodoro Petkoff, diretor do jornal Tal Cual, conforme matéria da Veja desta semana.



O que está em jogo, volto a dizer, é o controle social da mídia por minorias organizadas e participativas. Elas são contra os chamados monopólios e oligopólios da mídia e acham que devem ter o santo poder de controlar o que a mídia divulga. É a nova classe que surge, a Boliburguesia brasuca.

3 comentários:

charlie disse...

A melhor forma de exercer "controle social" é através do controle remoto.

guimas disse...

O Charlie matou a questão.

É só não comprar jornal, não ouvir rádio e não ligar a TV.

Pô, tô parecendo do PSTU!

E, não estou sendo irônico. Concordo mesmo com o Charlie.

Pablo Vilarnovo disse...

Maia, eu nunca vi em nenhum debate sobre mídia os "progressistas" falarem sobre o principal ponto que é o fim das concessões políticas de rádio e televisão.