Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Qual a Diferença Entre Direita e Esquerda no Chile?


Candidato de direita à presidência Sebastian Piñera e sua mulher, Cecilia Morel, celebram o fim da campanha em um comício na cidade de Santiago. A três dias da eleição, o empresário milionário de 60 anos lidera as pesquisas, com 44,1% das intenções de voto.

Sem Ranços

Stédile, do MST, disse uma vez que não reconhece o partido socialista chileno como de esquerda e que Michele Bachelet é uma espécie de FHC de saia.

Pois o PS chileno é o mesmo partido do mito Salvador Allende que foi deposto ( e morto?)  pelo golpe militar de Pinochet em 11 de setembro de 1973.

Depois do fim do longo governo Pinochet -- que foi sim ditadura política, mas abriu a economia do país --  se implantou no Chile uma normalidade democrática e a política econômica continuou aberta, mesmo sob a gestão do Partido Socialista.

Resultado, se existe algum país da América Latina que se desenvolveu social e economicamente nos últimos anos foi o Chile que atingiu uma certa maturidade e avançou no debate político. Tanto isso é verdade que nas próximas eleições que serão realizadas no domingo, a discussão não é programática (o Chile vai bem obrigado e não há necessidade de modificar a política econômica e todos estão de acordo que cabe ao governo fazer políticas de inclusão social), mas sobre questões pontuais.

O candidato da direita, Sebastian Piñera defende o casamento gay -- para tirar votos da coalisão de centro esquerda que governa o Chile há 20 anos. O candidato da "Concertación", coalizão de partidos de centro e esquerda, Eduardo Frei, conta com a aprovação de 80% de Bachelet. Todos os candidatos querem manter a rede de proteção social que é o selo da atual gestão para ampliar essa rede à classe média, conforme noticia a Folha.

Eis um país que passou por cima das babaquices ideológicas.

Nenhum comentário: