O Pablo Vilarnovo disse:
O real problema é a dificuldade de entrada de novos empreendedores no mercado. Isso pode acontecer de várias formas. Digamos que o Pão de Açúcar tendo grande parte do mercado estabeleça um preço alto. Isso seria uma possibilidade para que alguém quisesses adentrar o mercado praticando preços mais atraentes.O problema é que hoje há inúmeras dificuldades de ser empreendedor no Brasil, e aí sim, seus temores estão certos.
O Terraqueo disse
O Terraqueo disse
Dentro de um mercado aberto, é mais vantajoso para as populações poderem comprar em algumas grandes empresas, ainda que de outros países, do que em diversas pequenas empresas que em razão de menores ganhos de escala acabam tendo um custo e um preço final maior."
Concordo com ambos, mas continuo preocupado.
Semana passada comprei um notebook. Fiz pesquisa de mercado, olhei nas pequenas, médias e grandes lojas. Onde, finalmente, comprei? Da FNAC. Por que comprei na multinacional FNAC? Porque tinha o melhor preço, as melhores condições, o melhor produto.
E qual o futuro das pequenas e médias lojas? Fecharem suas portas ou serem adquiridas pelos grandes grupos da vida. Volto a repetir, isso em tese, porque vai haver consumidor que vai comprar no pequeno e médio estabelecimento, por uma série de motivos.
Quando um grande grupo aterrisa no Brasil ele vai dar mais opção ao consumidor e, também, vai competir com outros grandes grupos. Mas também vai concentrar o mercado em torno dos grandes grupos. Não sou contra os grandes grupos, mas que eles tornam o mercado um tanto anormal e anômalo, ah, isso eles tornam.
3 comentários:
Sou sócio de uma marca de motos de alcance regional, e estou competindo com a Honda, Yamaha, Suzuky e outras gigantes. E estamos bem.
Maia, o artigo do Cesar Benjamim vale um comentário por aqui, para desespero de nosso muito sensível Guimas, que costuma ficar escandalizado com o óbvio.
Maia,
Finalmente você está conseguindo me convencer que é de esquerda. O mercado aberto é extremamente benéfico aos consumidores, pois propicia uma redução de custos e um acesso maior aos produtos. Além disso, as autoridades reguladoras de todos os paíse tem o compromisso perante a OMC de evitar a prática do dumping.Ademais, as autoridades governamentais mesmo dentro de uma economia aberta impossibilitam monopólios e a prática de cartel. Assim, empresas que criarem distorções contrárias aos acordos da OMC e as regras concorrênciais podem sofrer severas sobretaxas e penalidades que inviabilizariam sua continuidade no mercado por muitos anos.
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