Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Bons Ventos Econômicos Ajudaram o Avanço da Esquerda Latinoamericana


Pepe Mujica recebe Lula e Chávez, sob os aplausos do moderado Tabaré


Os Blogs da nossa gauche comemoram -- e muito - as vitórias de Pepe Mujica e Evo Morales no Uruguai e na Bolívia. É a esquerda tomando conta do mapa da América Latina. Mujica está mais à esquerda do moderado liberal de esquerda Tabaré Vasquez e Evo ganhou com grande facilidade as eleições do último domingo.

Juro que não estou preocupado com o avanço da esquerda latinoamericana que adora implementar  políticas populistas e  assistencialistas para ganhar votos. Apesar disso tudo, espero apenas que a qualidade de vida do povo dessas duas nações melhore. O sucesso político é também o êxito econômico. E muitas vezes o governante escolhe uma política econômica correta e tudo dá errado por conta de vicissitudes do mercado internacional. Há também uma questão de sorte que determina os bons ventos econômicos.  Engana-se o Serra quando disse, semanas atrás, que economia não ganha eleição. Ganha sim.


Bons ventos econômicos sopraram a favor da Bolívia nos últimos tempos. De 2006 até o ano passado, suas exportações anuais saltaram quase 70%, passando de US$ 4,1 bilhões para US$ 6,9 bilhões.Como uma das primeiras ações de Morales foi elevar abruptamente a taxação do gás, o governo obteve fôlego para patrocinar políticas assistenciais. Bolsas e bônus fluem para famílias mais pobres. Não surpreende, pois, o respaldo obtido pelo "evismo" nas urnas. Além da Presidência, o movimento, que já dominava a Câmara, sai do pleito com dois terços no Senado, segundo editorial da Folha de hoje.

Como sempre ocorre depois das eleições, o vitorioso conclama os perdedores para um diálogo de convergência, mas Evo -- ao mesmo tempo que se diz aberto para conversações -- resolve disparar contra a direita dura e neoliberal: Ele disse: a oposição boliviana é uma lata de lixo da direita. E prometeu investigar as grandes fortunas bolivianas, dos brancos de olhos verdes, é claro.

No Uruguai, Pepe Mujica sucede um  administrador responsável, moderado e popular que também implantou políticas populistas, como a doação de  notebooks para as crianças de baixa renda (o que não considero equivocado), e que colocou o Uruguai nos eixos da economia, trazendo investimentos, sem preconceitos com o capital e comprando briga com a vizinha argentina, no caso das papeleiras.

É claro que a economia não anda sozinha, ela é impulsionada pelas políticas adotadas pelos gestores. A melhoria da situação financeira boliviana está sim relacionada com a elevação da taxa do gás, sendo que o governo Evo resolveu implementar o assistencialismo que gera votos. Isso pode dar certo em um primeiro mandato,  em um primeiro instante. A Bolívia não vai sair do caos social que se encontra apenas incentivando políticas de taxar gás. Tem de ir além. Tem de trazer novos investimentos, atrair capital. Mas esse discurso é taxado de neoliberal e de lixo de direita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello !.
You re, I guess , perhaps very interested to know how one can collect a huge starting capital .
There is no need to invest much at first. You may commense earning with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you need
The company incorporates an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

It is based in Panama with affiliates everywhere: In USA, Canada, Cyprus.
Do you want to become really rich in short time?
That`s your chance That`s what you really need!

I feel good, I started to take up income with the help of this company,
and I invite you to do the same. If it gets down to choose a correct partner utilizes your money in a right way - that`s it!.
I take now up to 2G every day, and my first deposit was 1 grand only!
It`s easy to start , just click this link http://owokadogaf.exactpages.com/ryguqad.html
and go! Let`s take our chance together to become rich