Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 12 de dezembro de 2009

Nos Grotões do Brasil


Percorrendo os grotões do Brasil


Gosto do interior do Brasil. E se existe algo que mais lamento é conhecer pouco o nordeste brasileiro, respirar o ar seco do agreste, do sertão. Na década de 80 fiquei quase dois dias num ônibus de linha fazendo o trajeto Fortaleza - Rio de Janeiro. Um dia vou pegar um jipe da vida e  percorrer os grotões do Brasil.
Será mesmo que  o Brasil está mudando nesses sítios? É o Brasil feudal,  municípios que sobrevivem dos empregos na prefeitura, das aposentadorias e do Bolsa Família. Quem conta isso são os jornalistas Eduardo Scolese e Hudson Corrêa no livro "Eleições na Estrada":

"Em tais cidades, pregar a redução do papel do Estado na economia (crítica que Lula fez a Alckmin na eleição de 2006) não é um bom slogan de campanha.

A estrutura de dominação descrita no clássico "Coronelismo, Enxada e Voto" (1948), de Victor Nunes Leal, persiste, mas sob formas cada vez mais complexas. A distribuição dos recursos federais continua favorecendo os chefes locais, mas num cenário mais diferenciado. Em Aroeiras do Itaim (PI), de 2.823 eleitores, os candidatos a prefeito não eram dos tradicionais PMDB e DEM, mas do PSB, PPS e PC do B. "

Ou seja, da base aliada ao governo Lula.

E nessas comunidades o mercado depende e muito do poder público.


"A própria atuação do Estado, ao elevar a renda dos moradores, ajuda a diversificar o comércio e a produção local, criando novas demandas. Em situações de miséria extrema, "o eleitor só pede comida, água, carro-pipa, cisterna, frente de trabalho". À medida que a situação melhora, ele "pode cobrar coisas mais estruturantes, como créditos, tratores e açudes", diz uma líder sindical.


Com isso, velhos mecanismos de compra dos votos começam a perder força. Em Capitão Gervásio Oliveira (PI), o prefeito usava os carros-pipa para conquistar votos. "

Quero sim conhecer melhor esse Brasilsão.

Nenhum comentário: