Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Grande Erro ou Burrice Estratégica?

No Blog RS Urgente, como acontece na maioria dos blogs da esquerda, a tática é a da cortina de fumaça para desviar o assunto que efetivamente importa: pode um senador ter contas pagas por um lobista de uma empreiteira? E isso é fato inconteste. O PT demostrou ontem que isso é normal, que isso é natural. A Senadora Adeli votou a favor de Renan, Mercadante se absteve e o PT e o governo do PT foram decisivos para a absolvição. Mas esse foi um erro político e estratégico grave. Muito melhor para o governo seria apoiar a cassação e limpar a mesa e tocar a vida adiante para o Brasil fazer as reformas que necessita. Mas nada disso o governo do PT e o PT fizeram. Preferiram apoiar um morto vivo, o pessoal da banda podre do Congresso e comprar uma briga com a mídia, OAB, com a oposição, com a opinião pública que muito bem poderia ter sido evitada. E o governo do PT super envolvido e tendo seus membros e ministros indiciados em casos de corrupção, formação de quadrilha e peculato poderia ter agido diferente. Mas assim não fez. É lamentável ver os blogs de esquerda defendendo um crápula como Renan Calheiros. É, como disse antes, a moral de cuecas da esquerda brasileira.

O povo que frequenta os blogs de esquerda faz parte de uma elite. A mesma elite que tem uma opinião concreta de mundo de que um político não pode ter favores pessoais com o uso do cargo. Acho que estamos aqui todos de acordo com isso. Mas inventaram agora de passar a borracha por cima desses princípios para criticar, apenas por criticar, a mídia por ter considerado uma grande vergonha o resultado da absolvição de um político que sempre foi podre. Pura cortina de fumaça. A mídia é sempre a culpada, porque ela consegue descobrir e expor para toda a população ( e esse é um dever republicano) as falcatruas, picaretagens e contradições que existe num governo de esquerda. Essa elite que atira pedra na mídia não está sendo racional, está sendo contraditória, está compactuando com a banda podre.

14 comentários:

Carlos de Castro disse...

Cara é isso aí. O que é a mídia afinal? Não é uma figura de abstração. É composta de crápulas e também gente decente que não compactua com canalhices. Mal ou bem, foi o Caco Barcelos na Globo que denunciou o cemitério clandestino de Perus e os crimes da ROTA. O PT errou, e deveria admitir seus erros quando apoia Renans e Garotinhos.

Abração

Anônimo disse...

Estou esperando, Maia, o lançamento do Movimento pela Ética no Senado - MES. Este movimento será responsável por reestabelecer a moral nesta instituição tão importante para o país. O MES será responsável por investigar todos os crimes contra a moral e a boa ética, e condenar sumariamente os transgressores. Tenho certeza que estás organizando este movimento, importantíssimo para a saúde política do Brasil.

@ de castro:

A mídia é o que os jornalões e revistões publicam, cara. O que é evidente hoje é que esta mídia - oligopólica e hegemônica - tem muito mais crápulas do que gente decente.
O PT errou sim. Mas me diz qual partido não errou? Isso não é justificativa - é apenas estabelecer que não se pode condenar sumariamente o PT sem condenar sumariamente os outros partidos. É só isso.

Anônimo disse...

E só pra completar, reproduzo um texto interessante de um comentário que tirei do blog do Nassif:

"Cesar Cardoso disse...

Ainda sobre a sessão de absolvição do presidente do Senado, fiz umas continhas meio básicas aqui. Espero que todos estejam com a matemática em dia.

1) Forças no Senado:
Base aliada = 46: 19 do PMDB + 12 do PT + 15 dos outros partidos da base
Oposição = 35: 30 do condomínio PSDB/DEM + 5 dos outros partidos de oposição

2) Fatos que sabemos sobre os votos de senadores da base aliada:
- O PT liberou a bancada;
- Aloizio Mercadante (PT) se absteve;
- Renato Casagrande (PSB), Pedro Simon (PMDB) e Jéfferson Peres (PDT) votaram pela cassação.

3) Fatos que inferimos sobre os votos de senadores da base aliada a favor da cassação:
- Eduardo Suplicy e Delcídio Amaral (PT) tentaram o voto aberto na última hora;
- Cristovam Buarque (PDT) deu piti após o resultado;
- Patrícia Saboya (PSB) aderiu à obstrução da oposição;
- Jarbas Vasconcellos (PMDB) é inimigo figadal de Renan no PMDB.

4) Fatos que inferimos sobre os votos de senadores da base aliada contra a cassação:
- O PMDB, tirando Jarbas e Simon, votou em massa com Renan.

Ou seja, a base aliada cedeu, pelo menos, 8 votos pela cassação e 1 abstenção. E isso que não contei senadores da base que, desconfio, votaram pela cassação mas não tenho provas para sustentar minha inferição, como Paulo Paim.

Ora, se 35 senadores votaram pela cassação de Renan Calheiros, concordam comigo que a oposição cedeu, no máximo, 27 votos a favor da cassação?

Pois é. Se a oposição tivesse votado unida, Renan Calheiros acordaria hoje fora do Senado Federal. Mas se, no mínimo, 25% dos senadores de oposição, na hora do voto secreto, ignoraram solenemente a posição deles, os próceres do consórcio PSDB-DEM saem mal na fita. É muito mais fácil falar qualquer coisa pra imprensa, afinal boa parte da mídia compra pelo valor de face qualquer coisa que os líderes da oposição dizem..."

Quer dizer, essa coisa de botar a culpa no PT é coisa de anti-petista furibundo mesmo.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezados Castro e Guimas. O Brasil não vai andar para a frente enquanto pessoas como Calheiros presidirem o Senado. E por isso errou feio o governo do PT que deu apoio sim ao Calheiros. A questão da mídia é cortina de fumaça para desviar o assunto importante. O papel da mídia é exatamente esse, divulgar a notícia favorável ou desfavorável ao rei. O Brasil tem uma mídia republicana, mas certa esquerda quer que o Brasil tenha uma mídia bolivariana.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, o voto do Mercadante, assumido por ele, é revelador. E logo o Mercadante! A Ideli subiu na tribuna e defendeu Calheiros, disse que não havia prova. Mas os fatos falam por si só e o CAlheiros não contesta que um carinha da Mendes Júnior foi diversas vezes pagar pensão da filha da musa da playboy. É evidente que houve votos do Dem, do PSDB ( e esses partidos não são santos, têm também,como todos, os seus picaretas) a favor de Calheiros, mas o governo poderia trabalhar para a cassação do senador, como fez, por exemplo, na época do imbecil do Severino -- eleito pela oposição ao Lula (vamos ser sinceros). O Pt poderia ter feito isso. Não fez. Guimas, se vc ler esse blog vai notar que diversas vezes fiz elogio ao Lula, como fiz hoje dizendo que o Brasil está melhorando graças a sua política econômica.

Anônimo disse...

Tu continuas morando no mundo da Lua, Maia.

O Lula precisa dos Renans Calheiros da vida, assim como o FHC precisou. É assim que é a política brasileira, e talvez, a política mundial.

Por isso, ficar dizendo que o governo deveria ter acabado com o Renan é inutil, maniqueísta. Acaba com o Renan, depois o fulano, depois o ciclano. Quando acaba? Quem coloca a linha onde o governo tem de parar de interferir no Legislativo?

O problema do Renan é um problema do Senado, tão somente do Senado, e foi resolvido pelo Senado. O recado que os senadores mandaram é simples, e foi direto pra mídia.

Quanto ao carinha da Mendes Junior, tanto ele quanto o Renan e a Monica disseram que a grana que ele levava era do Renan. Não se provou que isto era mentira, apesar de haver indícios que o Renan não estava com essa bola toda. Portanto, se tens provas concretas que a grana não era dele, diz aí que o Brasil todo tá esperando.

No minuto que provarem que o Renan sonegou imposto e tinha renda não declarada, quero a cabeça dele. Antes disso, pedir a cabeça dele é autoritário e sectário.

Queres um exemplo cabal disso? Ibsen Pinheiro. É inocente, mas foi cassado por conta de acusações feitas pela Veja. Essa sanha por decência e ética é rasa e vai acabar no minuto em que o PT sair do governo. Anota aí.

PoPa disse...

Bem, a tal tese da "governabilidade" somente existe no Brasil. O governo TEM que ter maioria no congresso... onde já se viu semelhante besteira em qualquer lugar medianamente democrático? Esta tese vem de longo tempo e teve seu ápice na cassassão do Collor. A partir daí, o medo grajeia entre a patuléia...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pessoal, tem que melhorar a qualidade da govenabilidade. Renan sempre foi um crápula e FHC e Lula sabiam disso, mas deixaram o homem conseguir poder e poder. O PSDB, o PMDB, o PDT, o PSB, o PT em todos os partidos tem gente muito boa, mas não se consegue fazer um governo de coalisão e o partido que está no poder, seja tucano ou petista faz essa alianças medíocres com o baixo clero. O resultado vai ser esse que nós vimos agora. E está na hora do povo brasileiro escolher melhor seus representantes. Por isso a mídia está fazendo sim um papel republicano ao criticar, com grande ênfase, a "inocência" de Renan.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, a Monica não disse que o dinheiro era do REnan. Ela disse que o lobista da Mendes Júnior entregava a ela o dinheiro. E em dinheiro vivo para não deixar rastro. Esse fato, por si só, é absolutamente grave, porque nenhuma pessoa normal faz isso. Para mim, não precisa mais nenhuma prova, Calheiros é culpado, mais que culpado. Um senador não pode ter suas contas pagas por um lobista de empreiteira.

Anônimo disse...

Cuidado com as certezas, Maia. Renan Calheiros não é santo, mas depender de fofoquinhas da Veja pra condenar alguém não é "republicano". A qualidade do jornalismo da Veja é de última categoria. É este o exemplo que servirá para elevar a ética no Brasil? Duvido. É como disse, essa gritaria por ética e decência é rasa. Acaba assim que um amigo assume o poder - o PT provou isso, e o PSDB, regredindo, provou que oposição serve só pra espernear. Se os tucanos apresentarem um modelo de desenvolvimento melhor que o que está aí - não fizeram isso na última eleição, e continuam não fazendo - voto no Serra na mesma hora. Do jeito que está, o PSDB está defasado no seu discurso.

"E está na hora do povo brasileiro escolher melhor seus representantes. Por isso a mídia está fazendo sim um papel republicano ao criticar, com grande ênfase, a "inocência" de Renan."

Este tipo de discurso utópico é como eu disse - raso. Acaba quando acabar o interesse político. A Veja ficou quieta durante escândalos do governo FHC. E ninguém da imprensa falava em "povo votando errado" em 98.

Quando nossa "élite" (usando o termo de Flávio Aguiar, que gostei) parar de olhar para o umbigo, isso melhora. Até lá, Lula ainda é a melhor escolha, e Renans, Sarneys e etc. vão continuar existindo.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, a minha grande crítica ao PT é o ranço marxista leninista que você lê no diário gauche, no carta capital e no Rs urgente. Ou seja, tudo se resolve pela via da luta de classes. Esse discurso é recorrente entre os petistas, sobretudo entre os petistas no RS. E por isso parte considerável da classe média não gosta do PT. TEm ódio do Pt e dos petistas e, sobretudo, agora, depois de todos esses escândalos. É claro que existe preconceito, mas também existe preconceito por parte dos petistas radicais que gritam e fazem muito alarde e chamam a classe média de mérdia e torcem o nariz por qualquer empreendimento capitalista que gera emprego e impostos. Eu não tenho grandes críticas ao Lula, porque sei que ele não faz parte do pt radical, mas vejo ele como refém desse pessoal. A VEja vende para quem quer a Veja. Se vc não gosta da Veja, Guimas, compre Carta Capital do Mino Carta. Eu gosto de ler tudo e ter uma visão mais ampla, mas muitas vezes a Veja tem razão. Ela pode errar, mas ela também acerta.

Anônimo disse...

Então Maia, se queres ser coerente - combata o anti-petismo, que é muito pior que o petista rançoso. O ranço é minoria, enquanto o anti-petismo transformou-se em maioria - infelizmente.

Quanto à Veja, não leio pelo mesmo motivo pelo qual não leio a ZH: a qualidade é baixíssima. Nenhuma das duas proporcina "visão mais ampla", pelo contrário.

O problema, Maia, é que nós (as elites, como gostas de nos chamar) deveríamos repudiar o mau jornalismo com veemência. Por conta do anti-petismo, não o fazemos. Então, viramos "élites", e elegemos nulidades, como o Rigotto, o Fogaça e a Yeda. O anti-petismo gaudério é um ranço muito mais poderoso e eficaz que o ranço do PT/RS.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Desculpe, Guimas, mas a Yeda está fazendo exatamente o que prometeu e foi eleita para isso: conseguir arrumar as finanças no Estado. Não acho que ela seja nulidade. Pelo contrário, ela pode ter hoje baixa popularidade, mas a tarefa que ela está fazendo é impopular, porque está cortando. E tem que cortar. TEm que racionalizar, tem que despedir funcionário, tem que extinguir estatais, tem que comprar briga com o Tribunal de Justiça para o Estado focar sua atividade onde efetivamente importa: educação (pagar bem os professores), saúde e segurança. Eu sei que ela não está fazendo nada disso, mas primeiro ela tem que arrumar as finanças do EStado e foi por isso que ela foi eleita.

Anônimo disse...

Maia, não substitua "wishful thinking" por fato.

O que a Yeda está fazendo não vai resolver a crise no Estado - vai aprofundar - pelo simples fato de que está paralisando serviços essencias - como saúde, segurança e educação. O Rigotto já tinha parado, por exemplo, parte da fiscalização do ICMS, e isso é essencial para equilibrar as contas. A Yeda mantém o "apagão".

O caminho da Yeda não deu certo em lugar nenhum, e não vai dar aqui.

Quanto a essa história de que "a Yeda está fazendo exatamente o que prometeu e foi eleita para", é pura balela. Ela vai fazer o que achar necessário. Já quebrou várias promessas de campanha, e vai continuar quebrando, porque não tem mais importância agora - ela já foi eleita.

Aliás, por essa lógica, deverias concordar com o Olívio e o negócio da Ford, já que ele foi coerente com o discurso de campanha. Mas parece que neste caso não né?

Equilibrar contas cortando gastos essenciais é mais ou menos como deixar de pagar a conta da luz para economizar: equilibra as contas, mas ficamos no escuro.