Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 25 de setembro de 2007

Santiago, uma figuraça






O cineasta teve o santo cuidado de dizer o politicamente correto: na verdade, quem estava filmando era o filho do patrão e quem estava sendo filmado era o mordomo. Santiago morreu em 1994 e está morto e sepultado e não parece que ele pensasse com esse ressentimento. Será que sim ou será que não? Não se sabe e nem foi questionado acerca desse complicado e intempestivo assunto.

Santiago era uma figuraça. Enlouquecido pela aristocracia mundial, de qualquer raça, de qualquer país, de qualquer região, pois elite existe em qualquer lugar, inclusive naqueles onde se pretende (ou se tenta) eliminar elites. Santiago era um colecionador de histórias aristocráticas, de mitos, de lendas e legendas, de músicas, de danças, de cultura, de fatos, de graça e de charme. Santiago era colecionador de boa memória. Foi o mordomo da família Moreira Sales por 30 anos (1956 até 1986) na casa da Gávea onde hoje fica a fundação do Unibanco. Joãozinho Moreira Sales filmou o ex mordomo da família num pequeno apartamento no Leblon. São fatos notáveis, conversa agradável de uma pessoa para lá de muito simpática. Uma figura.

E assim a luta de classes entre o mordomo e o diretor, filho do banqueiro patrão se encerra. Na névoa da sensibilidade tudo parece convergir para o bem comum. E assim foi. João se torna Joãozinho e o mordomo feliz contando os bons fatos, a boa época do tempo em que trabalhou na mansão da Gávea que ele confundia -- e fazia questão de confundir -- com um palácio toscano.

Na casa dos Moreira Sales, Santiago conheceu grandes estrelas, pessoas distintas, os donos do poder, a nata da nata da sociedade brasileira. E pode fazer seu show, arrumando as flores, monitorando a casa, as crianças, as formas, as cores, o fluxo.

E o tempo passa e o filme acabou e causou em mim um grande desencanto. Por que não filmei ou colhi o depoimento de uma velha tia que se foi no ano de 1985?

Nenhum comentário: