Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 25 de setembro de 2007

Pinçando as Pérolas do Guga Türck


Guga Türck é gremista e faz parte da geral do Grêmio, onde ocorre a famosíssima avalanche. Ele tem um blog chamado alma da geral, onde pincei as seguintes pérolas:

"A integração não será feita pelos mercados. As direitas falam de Democracia quando lhes convêm. A direita sempre é a elite. O poder tradicional. A elite política, militar, empresarial. Formam a direita. São aqueles que se opõem às mudanças (Hugo Chávez)."

"Não passa pela minha cabeça ser alguém com um empreendimento que gere lucro, que possa andar esbanjando coisas num prazer egoísta de viver." (Olívio Dutra).

Bem se vê, portanto, que Guga Türck como boa ovelhinha do maniqueísmo ideológico faz confusão entre mercado e neoliberalismo e considera empreendimento que gera investimento como um prazer egoísta de viver.

Mas a última do Guga Türck é o supra-sumo do chavismo: eliminar o contraditório, a crítica e a boa discussão para fomentar o jogral, o debate do pensée unique daqueles que acreditam que a direita sempre é elite.

Foi no blog do diário gauche quando este blogueiro aqui fez a crítica ao sentimento revolucionário da Venezuela chavista (post anterior). Diz o Guga criticando este inocente blogueiro:

Realmente isso é um saco.Este é um belo blog - referência! - e o pessoal, ao invés de discutir os artigos, fica se degladiando com um zé mané.Deixem-no no silêncio!!!Por favor, dessa forma, eu não lerei mais a parte de comentários do Diário Gauche, uma pena.Pois aqui seria o fórum adequado para evoluir na opinião sobre as temáticas elencadas.Quando se clica nesta seção, imagino eu - e eu o faço para isso -, as pessoas estão procurando mais informações, mais pontos-de-vista.E, podem apostar, um cara como este, que parasita blogs, adora isso, essa repercussão toda em cima dele.Perde-se, caro Cristóvão, o foco do Diário Gauche, e o espaço dos comentários não é mais teu...Está, infeliz e definitivamente, infectado!Sério, não quero ser mais audiência desse cara.Já li coisas muito interessantes por aqui de colaboradores que têm muito a acrescentar, pessoas inteligentíssimas, mas que também acabaram caindo na lorota de argumentar e contra-argumentar em direção a um falacioso personagem.Me perderam, caros.Vou ficar pela leitura dos artigos e só.Mandarei e-mail para o companheiro Feil no caso de algum comentário...

Quem está infeliz e definitivamente infectado pelo jogral do pensée unique do maniqueísmo ideológico é o Guga Türck que já tem idéias prontas e constituídas sobre um mundo melhor e possível e não admite alterações nesses ideais. Esse é o comportamento típico de certa esquerda que acredita no poder de um homem só e que o fluxo das idéias pode ser muito bem interrompido para dar lugar ao discurso único ingênuo daqueles que acreditam que mercado não é fato social. Mercado é o quê, cara pálida?

5 comentários:

Anônimo disse...

Maia, esse teu post é o supra-sumo do autoritarismo: como não concordas com o Guga, desqualificas o locutor, e suas idéias.

Quer dizer que se ele não concorda com os teus posts - é um direito dele - ele é uma "ovelinha", maniqueísta, sectário e outras coisas?

Eu concordo com o Guga em parte - teus comentários no blog do Feil não contribuem com o debate, pelo contrário, só geram descontentamento, pois tua exposição de idéias é também maniqueísta - anti-petista e anti-esquerdista. Teus comentários são o exemplo típico de "troll". Vais lá só pra espinafrar o que os outros dizem, e não contribues com novas idéias, apenas requentados que são desmanchados facilmente com poucas linhas, como faço aqui com freqüência.

Acho que tu precisas te concentrar mais em contribuir. Ir lá pra criticar só atrapalha. É o que tu vives dizendo que o PT faz com a Yeda - só critíca e não contribui.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, vc está defendendo o castelo de cartas das idéias prontas. O socialismo do século XXI é o quê, afinal? O que eu questionei no post do Feil é esse pacotão do Chávez, que a população diz apenas sim ou não e nela está incluída a reeleição eterna do rei. E parece que vc concorda com esse tipo de prática. E mais, eu não critico apenas. Diversas vezes, DIVERSAS VEZES, defendi o governo Lula lá. Assim como defendi a Maria do Rosário por ter dado um discurso nos 50 anos da RBS. Aquele pessoal é flor de atrasado, Guimas.. Flor de atrasado. Eles precisam de um banhinho de modernidade.

Anônimo disse...

Maia, tu entendes da Venezuela tanto quanto eu. Deixa o Chavez lá e te preocupa mais com as sandices de dona Yeda aqui que tu fazes melhor.

Quanto aos elogios à RBS, vou te parafrasear: "Aquele pessoal é flor de atrasado, Maia.. Flor de atrasado. Eles precisam de um banhinho de modernidade."

PoPa disse...

Eu achei interessante ele procurar por pontos de vista e não admitir pontos de vista diferentes do dele... e, se o dono do blog não proibe, por que visitantes o fazem? Particularmente, deixei de ler e comentar em outros blogs, pois o depósito já traz as melhores partes comentadas! :-)

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas e Pampa, a RBS não é exemplo de modernidade, mas recebeu elogios enfáticos do PT e do PCdoB, elogios esses que irritou os blogs da intransigência ingênua.