Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 18 de setembro de 2007

Pérolas da Nossa Esquerda



Do RS Urgente tiro a seguinte pérola: estaria havendo uma fraude estatística na divulgação do crescimento do PIB em 5,4% este ano. A tese seria de Bernardo Kucinski que escreve no Carta Maior.


O artigo de Kucinski se chama A Conspiração Triunfalista e entra no mesmo lenga lenga ideológico de que está havendo conspiração da mídia contra o governo do PT, mas que em relação ao PIB, todos comemoraram: governo e mídia. Estaria, pois, havendo uma conspiração da mídia a favor do governo. Debocha Kucinski: Sim, meus senhores e minhas senhoras, a mídia oligárquica conspirando a favor de Lula.

Aproveitando o clima debochado, o RS Urgente começa a discorrer sobre economia e sua divulgação pela mídia:

Praticamente todos os jornais e telejornais exaltaram o crescimento acelerado do PIB no segundo trimestre deste ano: nada menos do que 5,4% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. “O melhor resultado em não sei quantos anos", proclamavam as manchetes. “A maior a taxa de investimento desde não sei quando”. “Indústria se destaca com expansão de 6,8%”, “Consumo avança 5,9%”. E assim por diante. Houve pequenas restrições aqui e ali dos comentaristas de sempre, inconformados com o que parece ser a consagração da política econômica do governo. Mas nem eles deixaram transparecer que se tratava de uma fraude estatística.

Deus do céu e do firmamento! como os materialistas históricos detestam discutir economia! essa ciência (economia é sim uma ciência) para lá de complexa e que considera e tem de considerar todos os aspectos mercadológicos (essa palavra neoliberal).

Não houve fraude estatística, mas impressão de que o crescimento do PIB está em processo de desaceleração. Quem disse isso foi a mídia, representada por dois jornais: Jornal do Commercio do RJ e o Estadão, segundo nos conta Kucinski. Mas se o PIB crescerá ou não nos próximos meses é questão que vamos saber em seguida e depende do que está ocorrendo agora e o que vai ocorre no futuro próximo.

Nenhum comentário: