Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 4 de setembro de 2007

Pontal do Estaleiro



Leio no Diário Gauche o seguinte:
Para tanto, um conhecido personagem da arquitetura urbana da Capital, com passagens lamentáveis pelo setor público, trata de colocar as suas castanhas no fogo. Junto com a revisão do PD, a Câmara Municipal já examina o mega projeto deste grupo privado que pretende se apropriar literalmente da área pública situada na antiga sede do Estaleiro Só, no bairro Cristal, sem dúvida uma área nobilíssima de Porto Alegre (ilustração do projeto).
A própria presidenta da Câmara Municipal, vereadora Maria Celeste (PT), está empenhada na aprovação deste projeto antipopular na área do antigo Estaleiro Só. Projeto este que precisa de modificações no regime de edificações da orla para ser aprovado, uma vez que prevê inúmeras torres que alcançam alturas que excedem (ilustração) o permitido para aquela área da cidade.
Portanto, o pacote de reeleição do impopular prefeito Fogaça está sendo embrulhado cuidadosamente entre os seus atuais aliados e – como já se vê – conta até com a imprudente colaboração indireta de alguns adversários do prefeito – pelo menos adversários nominais.
Muitos ingênuos imaginam que o processo eleitoral seja um puro espaço de democracia e livre manifestação popular. Ora, isso pode valer para as classes populares, para o nosso patriciado urbano é um momento inigualável, inescapável de fazer negócios e ganhar posições para as suas mercadorias. E a hora é agora!
A hora do quê, cara pálida?

Está ai mais uma demonstração do sectarismo ideológico. Pouco importa se Porto Alegre vai melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos com os grandes projetos arquitetônicos. O que importa é a estratégia política de voltar ao poder. Como já disse Genoino, todas as criticas que o PT fazia antes de chegar ao planalto era uma estratégia de tomada de poder por um partido.

O projeto portal do estaleiro é do arquiteto urbanista Debiagi, o mesmo que idealizou a terceira perimetral e não privatiza a orla do Guaíba. Aquela orla vai ser pública, as pessoas vão poder circular, tomar seu chimarrão,andar de bicicleta, caminhar, correr vai ter restaurantes, bares em parceria com a iniciativa privada, coisa que os tubarões do sectarismo detestam. Isso faz lembrar quando o PT protestou pela abertura pelo prefeito Collares da abertura da Av. Beira Rio, porque atentava contra o meio ambiente. Fogaça tem de levar além esse projeto que incorpora o Estaleiro ao novo Barrashopping e à Fundação Iberê Camargo, projetada pelo arquiteto português Alvaro Siza.
A administração Fogaça é pífia, medíocre e incompetente e digo isso com grande tristeza, porque votei nele. Mas Fogaça está apenas repetindo o que foram as administrações petistas. Não existe nada nos 16 anos de PT em POA digno de nota. POA é uma cidade que tem uma localização geográfica privilegiada. Existe um imenso lago mal aproveitado. Em qualquer lugar do mundo haveria um grande calçadão ao redor do lago. O projeto do Debiagi, Pontal do Estaleiro tenta fazer isso, ou seja dar ao povo o benefício de utilizar um espaço público privilegiado, mas os tubarões do sectarismo rejeitam esse projeto. Mas rejeitam por que? Elitista? Ocupação de espaço público? Eles não sabem o que dizem, criticam apenas por criticar, como fez o PT que foi contra a abertura da Av. Beira Rio. Isso é sectarismo, isso é burrice ideológica. Para mim pouco importa se o Fogaça ou o PT vão ser prefeitos, o que importa é que POA tenha qualidade de vida e nesse sentido, temos de ser propositivos, convergentes e aplaudir os bons e grandes projetos.
Aquela região vai melhorar consideravelmente e é disso que POA precisa, sem preconceitos.
Qual o limite da burrice ideológica?

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado
O arquiteto Jorge Debiagi não é autor do projeto da Terceira Perimetral, que é muito antigo. Ele projetou uma das estações com escada rolante e elevador. Att. Luciana