Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Tem blogueiro forçando a barra

Não gosto de implicância, mas tem horas que pego no pé.
É que tem blogueiro foçando a barra.
E logo hoje na data gaúcha!


Hoje o Rio Grande marcha comemorando uma derrota. Porto Alegre marcha não sabe por quê, nunca foi reduto farroupilha, sempre esteve “mui leal e valerosa” ao lado do Império.
O Rio Grande do Sul administrado pelos tucanos, hoje, é um Estado quebrado e desmoralizado, com a educação sucateada, saúde esgualepada, e marchando para pendurar os anéis da família no prego de oscips, terceirizações, e a toda sorte de privatizações camufladas.
O mais grave é que não há políticas ou projetos pra nada, ou melhor, há uma única política, a política do “deus ajuda e a União provê”.
O Piratini reduziu-se a um balcão de homologação dos requerimentos das papeleiras para alastrarem o seu deserto verde, com uma mãozinha do BNDES. O montante de renúncia fiscal caso cessasse seria suficiente para tapar o rombo do Tesouro, mas os tucanos foram eleitos para manter os privilégios de poucos não para eliminar os privilégios de poucos.
E assim bate o bumbo da nossa indignação.
Marcha, Rio Grande!

O blogueiro tá forçando a barra. O Rio Grande caminha para onde deve ir. Esse é o rumo do possível. Que outros caminhos deveria Yeda percorrer? Mas tem sempre uma pedra no meio do caminho (no meio do caminho tem uma pedra), o cobertor curto das finanças. E Yeda está dando essa prioridade. Racionalizando gastos. Isso doi. Isso gera protesto, indignação e injustiça, mas DEVE SER FEITO. E por que deve ser feito? Porque é a forma possível para remunerar melhor a professorinha da pequena escola do interior de Maçambará que sobrevive com parcos 400 "real". Mas os desembargadores que ganham 15 paus querem mais. E o RS segue a marcha do protesto raivoso e impiedoso da oposição. A mesma oposição que elegeu Lula e viu o governo do PT fazer a reforma da previdência que combatiam, porque neoliberal. O blogueiro está forçando a barra por um motivo simples: ele não diz qual a solução a percorrer. Assim é muito fácil. E viva a garra gaúcha e tricolor que sempre foi racional em suas escolhas.


(Acima a foto de Borges de Medeiros)

4 comentários:

Anônimo disse...

Minha mãe tem uma frase pronta pra essa situação.

"É o roto falando do rasgado."

E viva a incoerência do anti-petismo gaudério!

PoPa disse...

Gosto da RBS, principalmente, porque ela é uma das afiliadas da Globo com maior independência. Não é um papagaio que repete o que a matriz manda, mas tem, sim, opinião própria e local. E isto é muito importante.

E a ZH mantém Veríssimo, com sua posição conhecida, mantém Coimbra, com seus textos ótimos, mas também críticos ao governo. Enfim, um caldo de cultura bem variado...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Incoerência por que, Guimas?

Anônimo disse...

Ora, Maia, porque o que tu mais fazes é forçar a barra com tuas idéias.

Queres exemplos?

1. "O Rio Grande caminha para onde deve ir." - opinião latente, colocada como verdade incontestável. É forçar a barra.

2. "E Yeda está dando essa prioridade. Racionalizando gastos." - além de ser uma opinião forçando a barra, é também um castelinho de cartas, e nem vou me dar o trabalho de desmontar ele aqui porque já o fiz em outros posts.

3. "ele não diz qual a solução a percorrer" - aqui é autismo mesmo: a resposta é "O montante de renúncia fiscal caso cessasse seria suficiente para tapar o rombo do Tesouro", tirado do pedacinho em vermelho. Concordo com o Feil neste ponto. Se não concordas, diz por que, mas não força a barra dizendo que não se apresenta soluções. Se apresenta sim. Se tu não concordas, é da democracia.

Aliás, em outro assunto, mas na mesma linha, o Lula se reelegeu basicamente porque não se apresentou alternativa. Nem o PSDB, nem o PFL. A coisa mais próxima de alternativa programática veio apenas de Heloísa Helena. Alckmin fez jus ao apelido de picolé de chuchu.

Mas deixa, eu tô chovendo no molhado aqui.