Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Núcleos Estratégicos


O dono do diário gauche está revoltadíssimo com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, vinculado à DS, Democracia Socialista, tendência localizada mais à esquerda no PT.

Diz o blogueiro:

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocupou mais prédios públicos e bloqueou mais estradas para protestar contra o governo federal e em favor da reforma agrária. Os atos, que começaram na segunda-feira, passaram de 10 para 13 Estados, ontem.
Guilherme Cassel, ministro do Desenvolvimento Agrário, declarou que o protesto é descabido porque o governo Lula tem ampliados os investimentos na desconcentração fundiária e na qualificação de assentamentos. Segundo ele, o orçamento do Incra triplicou entre 2003 e 2007.
Para Cassel, que sempre pretendeu pautar a luta do MST, "substituir a agenda da produção pela da violência, da ocupação de prédio público, atrapalha a reforma agrária". "Reconheço quem tem expectativas superiores, mas desde que aceite que o governo tem feito muito." Cerca de 150 mil famílias acampadas ainda esperam ser assentadas.
Este blog tem informações confiáveis de que o ministro Cassel está expressamente escalado pelo núcleo estratégico do Palácio do Planalto para “bater e rebater” nos movimentos sociais, especialmente no MST.
O ministro do Desenvolvimento Agrário filia-se a uma tendência interna do PT, a Democracia Socialista. A corrente DS é considerada nominalmente de esquerda, mas atualmente está inteiramente comprometida e instrumentalizada pelas políticas neoliberais do lulismo. O que para Cassel deve ser uma prova pessoal de fogo, já que a sua estrita fidelidade ao esquema de poder constitui condição indispensável (conditio sine qua non) para que a sua tendência permaneça no Ministério-ônibus do presidente Lula.
Para o Planalto, por sua vez, é taticamente relevante a presença da DS no buquê ministerial a fim de assegurar-lhe pelo menos um brando aroma de esquerda.
Coisas da vida.

Comentário do dono deste bolicho:

O núcleo estratégico do MST é que deveria se atualizar. O próprio Stédile já admitiu que a reforma agrária que o MST luta não tem como ser implementada. O Brasil perdeu o trem da reforma agrária que deveria ter sido feita em outro momento histórico. Este tempo já passou. Não adianta assentar zilhões de pessoas em um determinado módulo de terra para plantar feijão e couve, porque os filhos dessas famílias vão mesmo assim migrar para a periferia da grande cidade. O núcleo estratégico do MST deveria lutar para que as pequenas e médias cidades do Brasil recebam mais investimentos públicos e privados para que seus habitantes ali permaneçam. Mas o MST não está preocupado com isso, pois suas cabeças pensantes são da antiga, são os reacionários que pensam que a solução para o Brasil é a revolução socialista.Mas os tempos de revolução já passaram.

Nenhum comentário: