Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


domingo, 23 de setembro de 2007

O Leopardo de Visconti


Recomendo o DVD - "O Leopardo" de Luchino Visconti, baseado no romance homônimo de Giuseppe Tomasi Di Lampedusa (Il Gattopardo, Itália/França, 1963 Versátil Vídeo).

Dizem que é o mais épico e grandioso filme italiano de todas as épocas. Talvez seja, o filme é realmente épico. São mais de três horas de duração e o cenário siciliano, seus palácios, sua geografia, sua gente é envolvente.

É a história do príncipe Dom Fabrizio Salina (Burt Lancaster que teve algumas rusgas com Visconti durante os sets e depois ambos se conquistaram) que consegue enxergar além de sua própria nobreza e aceita a ascenção burguesa na Itália de 1860, durante a unificação.

Dom Fabrizio entende que seria muito mais conveniente para seu favorito sobrinho (Alain Delon) se casar com a linda e envolvente burguesinha Angélica (Cláudia Cardinale), do que com sua própria e insossa filha.

Formava-se ai a aliança entre nobreza e burguesia.

Pesquei algumas frases bem interessantes:

É preciso mudar para tudo ficar como está.

"Nós somos os leopardos, os leões e seremos substituídos por chacais e hienas. E todos: leopardos, leões, chacais e ovelhas, continuaremos nos julgando o sal da terra".

A classe média não quer nos destruir, quer só tomar nosso lugar com boas maneiras"

Nenhum comentário: