Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Renovando Concessões


Leio na Folha de hoje (para assinantes) em matéria de Fábio Zannini que o PT decidiu novamente flertar com a agenda "chavista" de alguns movimentos sociais, desta vez com relação à renovação de concessões de TV.Decisão da Executiva Nacional divulgada ontem diz que o PT "acompanhará" manifestações programadas para 5 de outubro sobre a renovação das concessões das TVs e cita especificamente a Rede Globo.Segundo os organizadores, nesta data vencem concessões das TVs Bandeirantes, Gazeta, Cultura e de cinco afiliadas da Rede Globo. (...)

Os protestos são organizados por entidades como CUT, MST e UNE, que pretendem atacar a renovação das concessões sem a fixação de "condicionantes" como cota mínima de programação cultural, pedagógica e regional, além de acesso mais fácil a direito de resposta."


Essa ambiguidade petista é de amargar. Porque na verdade seria uma imensa burrice o PT comprar uma briga dessas a essa altura do campeonato. Setores do PT detestam a Globo, a RBS, a Folha, a Zero Hora etc. porque entendem que são oligopólios que manipulam e hipnotizam o coração e a mente do tadinho do brasileiro. Quando o PT perde uma eleição, a responsabilidade é sempre da mídia. Pura cortina de fumaça.


O PT ao criar algum empecilho e defender o fim da concessão pública dessas redes de televisão vai comprar briga com o povo consumidor que assiste e gosta de assistir essas grandes redes. E o mundo moderno, ou pós moderno (qualquer que seja) se caracteriza pelos fluxos, pelas redes, pelas variedades de opções. Cada um consome a mídia que escolher. Se a linha editorial da RBS é antipetista que se mude de canal, que se troque de mídia, que se acesse outros sites, que ingresse em outros fluxos e outras redes.


Por isso, a verdadeira discussão deve girar em torno de uma tv pública e autônoma. Não como as televisões públicas chavistas que apenas mostram a vontade do rei e omitem qualquer manifestação de oposição. Uma tv pública espelhada no padrão europeu, a TV5 francesa, a DW alemã, a BBC inglesa, a TVE espanhola a RTI portuguesa e assim vai. Assisto direto, no meu cabinho, a todas essas emissoras e nunca vi nenhuma notícia dessas redes que defenda incondicionalmente a posição do primeiro ministro ou do presidente desses países. É desse tipo de Tv pública que o Brasil precisa.


Volto a dizer, seria uma grande burrice do governo Lula entrar nessa briga acerca das concessões de tv. Que se renove e pronto. Pode-se até condicionar às emissoras a inserir na programação programas de incentivo à cidadania etc., para, por exemplo, incentivar a universalidade da educação, incentivar a prevenção da saúde pública etc. Mas nunca um condicionamento ideológico ou qualquer tipo de censura sobre as críticas a este ou aquele governo.


(acima trabalho do magnífico Norman Rockwell)

2 comentários:

PoPa disse...

Não há menor possibilidade do governo Lula colocar algum impecilho nas concessões, pois já se desligou do PT há muito tempo... O projeto das iluminadas cabeças dos intelectuais do PT é bem mais profundo do que pretendem os manipulados simpatizantes do partido. E é tão bem urdida, que eles já nem estão tão preocupados em botar alguém do PT no futuro governo...

Anônimo disse...

Sr Maia, o Sr. está se pautando pelo C. Feil.