Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Porque eu não voto no PT


Este blog está sendo acusado, pelos Guimas da vida, de ser anti-pt. Não sei se sou anti-petista, mas uma coisa é certa, eu não voto no PT. E por que eu não voto no PT? Porque o PT é um partido difícil, os petistas são complicados, são arrogantes, confundem fins e meios, são metidos e tem preconceito com o capital, como afirmou o líder Olívio Dutra no post que inseri neste blog.

E o PT administrou Porto Alegre por longos 16 anos e o que fez além de asfaltar as vilas e fazer saneamento básico, obras que o Fogaça continua, e que é o mínimo dos mínimos?

Nada, absolutamente nada. Ah, mas os petistas alegam e alardeiam com orgulho, trouxe a Porto Alegre o orçamento participativo e o fórum social mundial.

São flores de plástico e nada além do que flores de plástico.

O fato é que as grandes obras são vistas pelos petistas com desprezo e arrogância. Porto Alegre, como já disse antes, tem uma localização geográfica maravilhosa e muito mal aproveitada. O que fez o PT em 16 anos na orla da cidade? NADA ABSOLUTAMENTE NADA.

E agora, quando a cidade pode ter acesso a um local público privilegiado no chamado Pontal do Estaleiro, com sol, vista para o por do sol e para a cidade, os burocratas do sectarismo dizem que é um absurdo construir prédios modernos e altos naquele espaço.

Bom, se for assim, nada ali será construído e o Estaleiro vai continuar como está, um depósito de lixo, cheio de ervas daninhas.

Esquecem os bocós da ideologia que o terreno do Estaleiro é privado e o projeto tem de ter lucro e tem de ser acessível aos investidores e moradores que estão interessados em adquirir propriedades naquele lugar. Por outro lado, a margem do lago é pública e esse calçadão será integralmente feito e custeado pela iniciativa privada.

Esse é o modo petista de governar e por isso não voto no PT, porque quer impor e impor condições e condições para nada se fazer. Aliás, isso já aconteceu antes, com o empresário Dado Bier que tinha interesse em fazer um big restaurante perto da Usina do Gasômetro. Tantas e tantas condições foram impostas que o empresário desistiu.

Por isso não voto no PT, porque todas as idéias que não vêm de dentro do partido são taxadas de impopulares.

(acima o projeto da parte pública do Pontal do Estaleiro que os sectários da ideologia acham impopular)

10 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro, obrigado pela menção no post, fico lisonjeado.

Segundo, lê esta frase:

"E por que eu não voto no PSDB? Porque o PSDB é um partido difícil, os tucanos são complicados, são arrogantes, confundem fins e meios, são metidos e tem preconceito com a pobreza"

Subsitua PSDB por outro partido e a frase continua verdadeira.

Continuo dizendo a mesmíssima coisa: TODOS os motivos que tens para não votar no PT são também, em última análise, motivos para não votar em outros partidos.

Por que escolhes o PT, então? Se não é anti-petismo, o que seria?

No tópico seguinte, que é o da administração de POA: Fogaça NÃO continua o trabalho do PT, que, segundo tua opinião é mínimo; o investimento diminuiu. Na campanha, já era evidente que o mandato de Fogaça não tinha absolutamente nenhum planejamento. Era uma campanha para vencer a eleição e tirar o PT da prefeitura. O objetivo foi atendido plenamente antes do novo prefeito assumir a gestão.

Quanto à orla da cidade, não opino, pois atualmente não frequento a zona sul - por falta de tempo mesmo. Mas não tem por ali o anfiteatro? É obra pública ou privada?

E quanto ao estaleiro, também não tenho opinião formada, não conheço o projeto e nem a área - só passei por ali algumas vezes, sem prestar atenção.

Mas enfim, depois desse trololó todo, continuo lisonjeado pela menção no início do post. Até fiquei meio vermelho de vergonha.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, porque apenas o PT se preocupa com o pobreza? A preocupação com o povo DEVE SER a preocupção de todos os partidos. É exatamente essa arrogância petista que se acha dono do monopólio da preocupação com a pobreza que critico. Mas que o PT tem preconceito com o capital isso tem e muito. Basta ver os artigos do Feil do Diário Gauche. Eu não escolho o PT para minhas críticas, mas o PT é governo federal e administrou o RS e POA por 16 anos e quer voltar.

Anônimo disse...

Maia, o que tu escreveste não faz o menor sentido, não tem contexto.

Primeiro, eu não disse que apenas o PT se preocupa com a pobreza, isso tu tiraste da tua cabeça. Aliás, populismo, ou preocupação com a pobreza somente em época de eleição, TODOS os partidos têm. Não lembras, na última eleição municipal, o programa do Ônyx encerrando com um chavão "Ônyx é povão"? Queres coisa mais desonesta e arrogante do que isto?

Segundo, tu escolhes o PT sim, porque é o único partido que criticas ampla e abertamente. Para quem te lê, como eu, é nítido o teu preconceito e tua implicância com o PT.

Terceiro, todos os partidos estão disputando algum cargo eleitoral em todas as eleições. Na minha vã ideologia, todos podem ser criticados e todos podem ser elogiados. Pra quem te lê, como eu, é notório como tu só criticas o PT e só elogias o anti-PT.

Continuo dizendo a mesmíssima coisa: TODOS os motivos que tens para não votar no PT são também, em última análise, motivos para não votar nos outros partidos.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não,não, não, Guimas, o Mino Carta é que está certo quando afirma: ...o Brasil, para crescer, como tantos outros países capacitados a ganhar contemporaneidade do mundo, precisaria de um partido de esquerda não somente capaz de aposentar os dogmas do chamado marxismo-leninismo, mas também de pressionar eficazmente os donos do poder nativo." É isso o que um partido de esquerda tem de fazer. É isso o que faz os partidos socialistas europeus, é isso o que faz o partido socialista chileno que já foi do Allende e que fez o Chile crescer, sem preconceito. Mas o PT está distante disso, porque perde tempo com preconceito com o capital, torcendo o nariz para as parcerias público privadas, com aquele discurso cego e alienado contras as privatizações, como se fosse possível o poder público do Brasil (que tem dificuldades de administrar a prisão de Beira Mar) universalizar todos os serviços. Que o Estado brasileiro focalize sua atividade no que efetivamente importa: educação (de qualidade ao povo carente deste país), saúde e segurança. Leia no Diario Gauche ou no RS Urgente se eles defendem isso? Não, eles querem o estatismo, eles são anticapitalistas, querem um socialismo que não existe e que nunca deu certo e por isso eu critico os sectários do PT e faço elogios ao PT que dá certo que é o do Tarso, o da Polícia Federal e a responsabilidade que o governo Lula teve em manter a mesma política econômica que está dando certo.

Anônimo disse...

Maia, continuas me confundindo com alguém que defende o PT.

Lê com atenção o que escrevo: eu não defendo o PT, o partido. Eu defendo o que o PT faz e dá certo, como tu fazes também.

Agora, por exemplo, em Porto Alegre: entre o PT e o Fogaça, o PT ainda é o melhor (ou menos pior, se quiseres). É simples. E aí que vem minha crítica: mesmo que a gestão Fogaça tenha fracassado redondamente, tu ainda achas que ele é melhor que o PT, por conta de dogmas que gente dentro do PT defende. Aí tu votas no Fogaça, e deliberadamente escolhes o pior, por conta de um ajuste ideológico.

Entendeu?

Quem prestou atenção no que o Fogaça disse na campanha, viu que ele não disse absolutamente nada. Ele só se elegeu por conta do anti-petismo. Não propôs nada novo, não disse o que deveria ser feito para corrigir os problemas que a cidade tem, nada. Surfou no anti-petismo que é amplamente substanciado na mídia. Depois de eleito, continuou dizendo e propondo absolutamente nada de novo. Trocamos o seis pelo meia-dúzia e saímos perdendo.

Resultado? Elegemos o nada, em detrimento de nós mesmos. E, como a estratégia funciona, os partidos anti-petistas continuam (e continuarão) sem ter necessidade de propor absolutamente nada de novo para se elegerem. Basta não serem o PT. E a RBS assina embaixo.

Eu costumo dizer, para os gaúchos voltarem a participar da política de maneira inteligente, o PT precisa sumir. Enquanto o PT existir, o anti-petismo vai ser um partido mais forte que qualquer outro partido, incluindo o PSDB ou PMDB, por exemplo, e eleição vai ser Gre-Nal, sem discussão ideológica, sem propostas políticas, nada. Só Gre-Nal.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Esse projeto do Estaleiro é mais fácil de passar com administração Fogaça do que do PT, que tem preconceito com o capital etc. O projeto do cais do porto também tem mais facilidade de passar e ser mais legal e arejado para a cidade com parcerias público privadas com o Fogaça do que com o PT, pois alguns petistas (que são dominantes no PT do RS) não querem nem saber de qualquer tipo de parceria público privada. Concordo que a administração Fogaça está sendo medíocre, mas não tem nada de muito diferente da administração do PT. A diferença é que Fogaça não tem o preconceito ideológico que o PT tem com o capital e essa é uma diferença imensa. Entendeu?

Anônimo disse...

Pois Maia, tem também o outro lado: o capital tem preconceito com o PT. Quantos negócios a iniciativa privada não fez porque a prefeitura exigiu uma contrapartida razoável?

E o poder público não está aí para facilitar o acesso ao capital para os "excluídos"?

O que disseste é um absoluto inexistente - toda iniciativa privada é benéfica à população - nem sempre. Os Fundopem sem regulação são exemplos disso - nem todos são benéficos. Mas aí vira "preconceito contra o capital", no jargão anti-petista.

Eu poderia dizer que o anti-petismo tem preconceito com a pobreza, a la "Cansei", mas estaria cometendo o mesmo erro que tu: absolutismos inexistentes.

O fato é simples: o antagonismo do PT ao capital é rebatido com o antagonismo do capital ao que é público, vide nosso querido Paulo Feijó. E nessa briga, quem se ferra, em geral, são justamente os que mais precisam - o capital tira férias em Miami pra descansar.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Você está sendo maniqueísta neste teu discurso e isso é tipicamente petista. Nenhum país se desenvolveu econômica e socialmente sem a participação do capital. E não estou falando do grande capital. Estou falando de parceria público e privada. Estou falando de concessão de serviço público. Isso não tem nada a ver com cansei da vida. Certos petistas confundem alhos com bugalhos para desinformar, para manipular etc. Serviço público é essencial exatamente para diminuir a nossa pobreza e inserir os exluídos na qualidade de vida e cidadania. É inconcebível num país como o Brasil alguém ser contra o pobre. Isso é fascismo puro e ninguém aqui é fascista. Mas o PT não consegue ir além do maniqueísmo e do dualismo do 8 ou 80. Ou se é capitalista ou se é socialista. Isso é infantilidade. Por isso que o PT deve se espelhar nos partidos da social democracia européia e no PS chileno que mudaram o disco e cairam na real e colocaram os sectários ,para fora do partido.O PT tem que amadurescer politicamente e reconheço que está fazendo, apesar de todo o ranço ideológico do PT RS que não largou o osso do estatismo.

Anônimo disse...

Eu, maniqueísta, Maia?

Quem é que escreve que o poder público é incompetente, ineficiente, e deve ser reduzido?

Não sou eu.

Quem é que diz que serviço público é essencial, e vota em Fogaça e Yeda, que justamente estão a desmontar o serviço público essencial, em nome de paradigmas ideológicos?

Não sou eu.

E agora, quem cansou sou eu: olha esta pérola: "Certos petistas confundem alhos com bugalhos para desinformar, para manipular etc."

MEU DEUS DO CÉU, mas em todos os setores da sociedade acontece isso! TODOS! O governo Fogaça faz isso todo dia. O governo Yeda faz isso todo dia. O PT faz isso todo o dia! A Farsul faz isso! A CUT faz isso!

Depois de todos estes posts, estamos no mesmo ponto de partida: te dedicas à criticar o PT e no post seguinte te mostro que os outros partidos fazem a MESMA COISA. Eu pergunto, repetindo o primeiro post: Por que criticas só o PT, e não criticas os outros? Se isto não é anti-petismo, o que é então?

Unknown disse...

Porto Alegre está suja, mal iluminada, insegura. Agora, no último ano da administração Fogaça que ela está concluindo algumas obras, as quais nem sequer foi da gestão dele que saiu o projeto.
Uma coisa é certa, ele não é mentiroso, em sua campanha ele não prometeu nada, só disse "fica o que tá bom e muda o que tá ruim", o água de salsicha tentou, mas nem isso conseguiu.O pior de tudo é que nem a RBS de quem ele é aliado, fala bem dele. Não dá outra, ele não faz nada mesmo. Só falta ele ir levando tudo como quando foi senador, de onde só fiquei sabendo de sua existência por musiquinhas de Porto Alegre. O cara deu de barbada o Araújo Viana pra RBS. Ora, me diga então quem é o dono da Opus. Por favor, o Fogaça não dá! Eu acho que é bem uma coisa anti PT mesmo, vamos pensando assim e vamos deixar São Leopoldo nos passar a frente.