Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Essa Mulher é Uma Bomba


A candidata republicana a vice-presidente, Sarah Palin (esq.), assiste ao discurso de John McCain ao lado da mulher do candidato, Cindy, em Fairfax, Virgínia. Palin foi o principal motivo que levou cerca de 23 mil pessoas a um parque da cidade para acompanhar o comício do partido.
Ao se dizer "pronta para ser presidente", Sarah Palin, vice na chapa do republicano John McCain à Casa Branca, afirmou em entrevista à rede de TV ABC ontem que as ações de Moscou em agosto contra a Geórgia "são inaceitáveis" e não descartou um ataque ao país para defender o aliado no Cáucaso.
O ataque ocorreria, segundo ela, caso a Geórgia fizesse parte da Otan (aliança militar ocidental) e sofresse uma invasão. "O tratado significa que podemos ser chamados à ação." A candidata apóia a entrada da Geórgia na aliança, em um processo de adesão que avança a passos lentos. "Temos que manter a atenção na Rússia. Invadir um país democrático sem provocação é inaceitável."O conflito de seis dias entre Tbilisi e Moscou eclodiu quando o governo georgiano tentou retomar à força a região separatista da Ossétia do Sul -sob tutela russa desde 1992 devido a acordos internacionais. A Rússia reagiu militarmente.Em um momento explorado na mídia depois, Palin pareceu confusa quando indagada sobre seu apoio à "doutrina Bush" -que admite ataques preventivos-, pensando se tratar da visão de mundo do presidente.Após uma breve definição, a governadora do Alasca respondeu que não hesitaria em empreender tais ataques se "informações legítimas de inteligência" confirmassem uma ameaça iminente. "Há terroristas islâmicos determinados a destruir a América. Devemos usar todas as opções."Palin tentou se mostrar diligente em uma área na qual tem tido experiência e conhecimentos questionados -política externa. Admitiu que nunca foi ao exterior se reunir com chefes de Estado e que sua experiência fora do país se resume a visitas a Canadá, México, Kwait e Alemanha (nos dois últimos, para visitar soldados americanos).Ela ainda criticou o Irã, dizendo que a possibilidade de Teerã obter armas nucleares é "extremamente perigosa para todos" e afirmou que, se Israel atacasse instalações nucleares iranianas, "não questionaria as medidas de defesa" do aliado. O Irã diz apenas buscar energia.Ainda ontem, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain participaram de um Fórum transmitido ao vivo pela TV na Universidade Columbia, onde discutiram serviço civil e voluntário.No sétimo aniversário do 11 de Setembro, ambos deram uma trégua nos ataques dos últimos dias e trocaram elogios.Apresentando-se separadamente, defenderam valores básicos dos partidos sobre o tamanho do governo -mais atuante para os democratas e sem interferir "no que pode ser deixado para a iniciativa privada" na visão dos republicanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

A mulher bomba veio depois do autor deste blog, filha daputice tem organização!


Claudio Dode