Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Tempo Que Não Existe Mais


Essa charge acima do Kayser diz tudo: certa esquerda está muito desanimada com a eleição de Porto Alegre.
Quando o PT governou Porto Alegre por 16 anos uma certa onda vermelha invadia a cidade. Esta é a capital do orçamento participativo, da participação popular, do Fórum Social Mundial. Esta cidade respira vermelho, é o centro efervescente da esquerda mundial, o laboratório das boas propostas.
Esse tempo não existe mais. As bandeiras vermelhas estão no armário. O debate programático e político faz parte de um tempo mofado. Não existe mais debate ideológico entre direita e esquerda, com a exceção da Vera Guasso do PSTU que abre a boca dizendo que ela é contra empresário.
As propostas de todos os candidatos a prefeito de Porto Alegre são mais ou menos a mesma. Não existem grandes variações e por isso a desilusão de certa esquerda. O fato de Maria do Rosário, candidata do PT ao paço municipal, estar em terceiro lugar, atrás da neocomunista Manuela Dávila -- que se alinhou à turma do ex governador Antônio Britto -- e do prefeito Fogaça (PMDB) está desanimando a grande militância petista. Dizem que eles vão se levantar e invadir a cidade de vermelho. Será?
Mas uma coisa parece ser certa, aquele velho tempo da onda vermelha na cidade de Porto Alegre foi para o espaço. Não existe mais. Tem gente que quer ir para outros locais, onde a esquerda está mais efervescente. Boa viagem.

Nenhum comentário: