Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Fenômeno Antipetista Pode Voltar A Ocorrer nas Eleições de Porto Alegre


Manuela pode ser o 'efeito Yeda' nas eleições de Porto Alegre.


Vou Cantar essa pedra hoje, duas semanas antes da eleição de Porto Alegre. Na eleição para governador do Rio Grande do Sul, as pesquisas mostravam Rigotto na frente seguido de Olívio Dutra e em terceiro lugar a Yeda Crusius. Nos últimos dias antes da eleição do primeiro turno houve uma imensa migração de votos do Rigotto para a Yeda, com o objetivo de retirar Olívio Dutra do segundo turno. Isso quase aconteceu, mas Rigotto ficou fora do segundo turno.

Esse mesmo fenômeno pode acontecer na eleição de P0rto Alegre. Votos de Fogaça podem parar nas urnas de Manuela para tirar Maria do Rosário do segundo turno....

Isso pode acontecer, mas acho difícil -- dificílimo - que Fogaça não vá ao segundo turno. Talvez dessa vez esse fenômeno tipicamente antipetista dê certo. Talvez. Mas o PT ainda é forte em Porto Alegre, sobretudo agora, embalado pela onda Lula.

A pesquisa do Data Folha de hoje mostra que

Fogaça (PMDB) está com 33% e Maria do Rosário (PT) e Manuela D'Ávila (PC do B) estão empatadas no segundo lugar, com 18% das intenções de voto cada uma.

O prefeito José Fogaça (PMDB) ficou estável na liderança, com 33% das citações. Ele oscilou um ponto percentual para baixo em relação ao levantamento anterior, feito nos dias 4 e 5 de setembro.Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 17 e 18, Maria do Rosário e Manuela oscilaram um ponto percentual para cima. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 848 eleitores. A pesquisa foi registrada no TRE-RS sob o número 73/2008.

Nenhum comentário: