Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Especialista Diz que E-Mail Vai Ser Extinto em 2015


Notícia pescada do Terra Tecnologia. Comento depois.


Em painel realizado nesta quarta-feira, durante o 17º Congresso Nacional de Auditoria de Sistemas, Segurança da Informação e Governança (CNSAI), evento que acontece na capital paulista, Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil, garante que os hábitos digitais da Geração Y devem levar ao fim do e-mail.


"Hoje, a média etária dos usuários de e-mail é de 47 anos", revela, acrescentando que, talvez, apenas essas pessoas, que formam a geração conhecida como Baby Boomers, nascidos após o fim da Primeira Guerra Mundial, continuarão a utilizar a ferramenta.


"O e-mail deixará de existir dentro de cinco a sete anos", profetiza Taurion. O motivo? A entrada da chamada Geração Y - constituída por jovens nascidos já na era da Internet - no mercado de trabalho.


Taurion explica que, com os jovens profissionais, chega também às empresas uma nova postura diante da Tecnologia da Informação (TI), que já é parte do dia-a-dia destes profissionais, na forma de ferramentas de colaboração como wikis, redes sociais, comunicadores instantâneos e grupos de trabalho online.


O executivo apresentou dados de uma pesquisa realizada em 2005 destacando que, já naquela época, apenas 6,3% dos jovens entrevistados consideravam inúteis as informações obtidas em blogs. "Significa que a credibilidade das novas ferramentas online é enorme", sinalizou. Na IBM, de acordo com Taurion, já há uma série de projetos em que os participantes não mais utilizam o e-mail.

"A comunicação é muito melhor compartilhada por meio de comunidades", garantiu o gerente de novas tecnologias aplicadas da Big Blue. "Na IBM o profissional cria o blog que desejar, sem sequer pedir autorização a ninguém", enfatizou.


Da mesma forma, há na companhia dezenas de wikis e muitas contratações já se dão por intermédio de comunidades como o LinkedIN. E Taurion ainda deixou um recado aos profissionais da área de TI: "A área precisa acompanhar a evolução. Os profissionais de TI não podem, por questões técnicas, impedir mudanças que interferem diretamente na evolução dos negócios de uma empresa".


Minha opinião: Não acredito nessa profecia. Acho que o e-mail vai continuar sendo a principal ferramenta de comunicação por um bom tempo ainda. Muitas das atividades envolvendo administração, negócios, prestação de serviços, gestão etc... não são realizadas por meio de comunidades, mas de pessoa para pessoa.

2 comentários:

ZEPOVO disse...

No texto acho que o correto é nascidos depois de SEGUNDA GUERRA.
É sempre assim, os cinquentões de hoje esnobam os velhos que não sabem usar email, e não podem mandar cartas porque seria um atestado de antiguidade que ninguém quer passar; mercadoria vencida!
Pode acreditar que vai chegar o dia em que nosso neto vai dar risadinhas quando vovó perguntar se pode mandar um email, e neste dia vamos perceber que estamos que estamos "fora" e não percebemos...

Carlos Eduardo da Maia disse...

É verdade, Zé, também notei esse equívoco. O e-mail geralmente é uma mensagem de pessoa a pessoa. A tese é de que esse contato vai ser entre comunidades. Uma coisa não impede a outra. A troca de mensagens via e-mail ou por outros meios vai continuar.