Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Receitas De Bolo Pronto




Um bolo pronto da década de 70, cuja receita ainda faz a cabeça de quem ainda acredita na intolerância do antagonismo.

Em clima de "luta de classes" na Bolívia, os chavões voltam a florescer: Evo Morales representa os indígenas bolivianos do altiplano que sempre foram explorados por uma elite branca, malvada e insaciável que sempre defendeu os interesses dos EUA, de suas oligarquias e do grande capital.

A história não é bem essa: existem aspectos culturais muito relevantes nesse contexto. Eu já disse e repito, nenhuma sociedade vai conseguir evoluir socialmente, sobretudo no contexto de hoje, alimentando antagonismos sociais.

Digo isso, porque os ideólogos do materialismo histórico - que dominam certo 'senso comum' - são viciados no idealismo determinista. Equivocam-se ao entender que a história se move apenas por uma força matriz já pré determinada, a luta de classes. Mas isso - hoje - não é uma receita de bolo pronto. O bolo da revolução francesa acabou com o Ancien Régime, dando início a era das revoluções do século XIX, como nos ensinou o historiador marxista Hobsbawn.

Os movimentos da história não são tão deterministas e determinados assim, porque tudo depende das ondas do tempo, das vicissitudes de cada era, das idiossincrasias de cada momento. O pós modernismo ( e viva Nietzsche por isso) é tão detestado pelos ideólogos e catequistas do materialismo histórico exatamente por isso, porque os velhos rumos deterministas se perderam nas ondas do tempo, no armário embutido onde estamos.

A complexidade, a difusão de uma sociedade pós moderna, flexionada e diversificada pela era da prestação de serviços, da tecnologia digital, onde o que importa não é mais o sonho de ideologias e religiões, mas a boa gestão responsável de um Estado moderno que deve ser eficiente e o mais democrático possível.

É sempre importante, certas horas, adquirir, consumir, ler e entender os novos livros da biblioteca, mas sempre é bom, também, deixar os velhos livros à disposição. Eles estão mofados, como bolo abatumado, é certo, mas sempre podem ser consultados. Eles fazem parte da história.

2 comentários:

Anônimo disse...

Há uma idéia entre algumas esquerdas, que a riqueza do mundo está ali à disposição de todos. Que riqueza não se cria. A partir desta "constatação", fica fácil culpar o liberalismo pelos males do mundo todo. Eles apropriaram-se de uma riqueza que seria de todos! Mas é mais ou menos como a tua receita de bolo. Se ninguém se dispuser a misturar os ingredientes e colocar no forno, o bolo não existirá...

Anônimo disse...

O popa é filho da Maia, acredita que tem um bolo, e que tem alguns espertos quie fazem melhor...

filhadaputice reproduz


Claudio Dode