Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Budapeste - O Filme



O pessoal da locadora ligou. Chegou o filme Budapeste. Sai na chuva para buscar. Na poltrona dei play.

Budapeste não é cinza, é amarela. A língua tem uma sonoridade peculiar. O som sai bonito. E-x-ó-t-i-c-o. Eles são os cariocas do leste europeu. Perto do Danúbio tem um monumento ao escritor anônimo, a caneta de bronze dá sorte - basta tocar. José Costa (Leonardo Medeiros) é carioca, um ghost writer de sucesso e de repente, numa das vicissitudes da vida, ele aparece em Budapeste. No hotel, liga a TV e ouve a sonoridade da língua. Fica fascinado. De volta ao Rio ele se depara com sua rotina e sua vida passa, sua mulher Vanda (Giovanna Antonelli) que lhe dá um filho gordo que balbucia palavras sonoras. Os anos passam. Ele continua a escrever para os outos que fazem sucesso. De saco cheio e com o desejo de retornar a Budapeste - ele, enfim, volta e quer ficar. Conhece Kriska (Gabriella Hamóri) que apenas se comunica com ele em húngaro - a única língua que o diabo respeita. Somente em húngaro, ela pede. Costa ou Kosta fascinado pela mulher e pela língua aprende. E aprende bem. As palavras são apenas palavras. Significados estéticos ou não. Nada mais do que significados.

A estátua de Lenin navega partida nas águas turvas do Danúbio. Budapeste assiste de cabeça para o ar. No final das contas, Kosta faz sucesso em Budapeste, se torna ghost writer de um importante poeta e se aventura pelas sociedades dos escritores secretos e assume sua própria identidade. Ele é o dono do livro, das palavras que ele escreveu. E na vernissage ele encontra Chico Buarque, o verdadeiro José Costa, que fala húngaro.


BUDAPESTEProdução: Brasil/Portugal/Hungria, 2009
Direção: Valter Carvalho
Com: Leonardo Medeiros, Gabriella Hámori e Giovanna Antonelli

2 comentários:

senna madureira disse...

Maia, caro amigo

Para quem não é rico como você ( eu, por exemplo ) e não tem grana para alugar DVD, segue o link onde se pode baixar o filme.

http://www.megaupload.com/?d=CFRIJH1R

Muito bom o filme.

Grande dica

Carlos Eduardo da Maia disse...

ahahaha, Senna. Rico eu??? No máximo, no máximo dou uma chegadinha até o Riiiio e passo uma bela noite no Rio Scenárium... e olhe lá...