Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Churrascarias Paulistas São Melhores que as Gaúchas


Grelha é o segredo de um bom churrasco


No site da ZH on line alguém postou um artigo dizendo que as churrascarias paulistas são melhores do que as gaúchas, o artigo está lá embaixo. Existe uma enquete a respeito disso. O assunto causa polêmica em época de Semana Farroupilha.

Opinião do redator deste empório:

Sou gaúcho e gosto de churrasco. Em Porto Alegre existem duas boas churrascarias e ambas servem churrasco a La paulista: "na Brasa" e a "Montana Grill" do "Chitãozinho e Xororó" ali perto do Beira Rio. Não estou considerando as churrascarias uruguaias como a "Parrilla del Sur" e a "El Viejo Pancho", onde se come "assados de tira" e "entrecots" magníficos.
Tanto a "Na Brasa" como a "Montana Grill" se servem churrasco com garfinhos, pasteizinhos, queijinhos, castanhas de caju e até, talvez, sushi e "frutos do mar". Coisas do Brasil dos nossos dias. Mas a carne, em sí, é muito boa: macia, no ponto certo, bem feita.

Nas churrascarias tipicamente gaúchas, onde o churrasco é servido no espeto, não se come tão bem como as churrascarias do tipo paulista. E sabem por quê? Por causa do espeto e da qualidade da carne. A carne no espeto -- se não for servida na hora H -- geralmente é seca. E nas churrascarias gaúchas as carnes, via de regra, são secas e passadas. Isso não ocorre -- não estou generalizando -- com as churrascarias a la paulista.

O segredo de um bom assado é a grelha.
Uma verdade: bom churrasco a bom custo se faz em casa e na companhia de um bom vinho.

O artigo da ZH é o seguinte:

O churrasco gaúcho é uma ficção. Digo porque moro aqui, e desafio qualquer um a ir a uma churrascaria de qualquer cidade do interior do Estado e comer um bom churrasco. Vai comer carne de segunda e dura. O maior estelionato que já vi chama-se churrasco gaúcho. Após conhecer este Estado, os paulistas voltam para São Paulo falando que aqui é Primeiro Mundo. Claro, foram para a Serra em férias. Assim é fácil ser Primeiro Mundo. Convido-os a irem a uma churrascaria paulista, comerão carne de primeira e macia, um churrasco incomparável. Mas, devo adverti-los, os paulistas não se valorizam e dão nomes que propagam este estelionato, pois as churrascarias chamam-se: O Gaúcho, Potência do Sul, Vento Haragano, Porteira dos Pampas, Estrela dos Pampas, Fogo de Chão, Carne Gaudéria entre outras. Vocês têm algumas pretensões: ser o maior Estado do país, e alguns querem separar-se do Brasil. Advirto: para ser o maior Estado do país terão que superar a cidade de São Paulo, algo que ainda é um sonho, e depois ainda tem São Paulo Estado. Desistam! E, separar-se do Brasil, é melhor carregar o Paraná junto, porque senão passarão fome.

7 comentários:

charlie disse...

Um amigo que está filmando um documentário sobre churrasco para trabalho da faculdade apareceu com essa informação de que o nosso churrasco tradicional não é de origem "gauchesca", mas de origem gringa, italiana. O espeto na posição horizontal naquela já tradicional churrasqueira de parede nunca foi cultivada pelos riograndeses do século XIX. O churrasco tradicional era usado espeto, mas este ficava em ângulo e a brasa em um buraco, ou sem o buraco. Ou em uma "parrilla". E uma parrilla nada mais é do que uma grelha.

Na verdade, o verdadeiro gaucho (aquele que vive no interior do Uruguay, norte da Argentina e em poucos lugares da campanha riograndense) nunca deixou de usar a parrilla. A grelha...

Anônimo disse...

Trocando em miúdos, os maragatos de Gumercindo , os lanceiros de Netto ou a gauchada de Borges do Canto nunca comeram o churrasco que hoje chamamos de "gaúcho".

Adão Nunes disse...

Gostaria de saber o que achaste da matéria principal do caderno cultura de ZH deste sábado.

Adão Nunes

PoPa disse...

Há uma verdadeira tradição de churrasqueiros de Nova Brescia. Inclusive algumas das grandes churrascarias paulistas são de gringos desta terra.

Mas a melhor de todas - e o PoPa conhece as melhores paulistas - é, sem dúvida a Lobão, de Pelotas, também de um povo de Nova Brescia. Melhor que qualquer uma de Porto Alegre (que o PoPa também conhece).

Vale a viagem, Maia!

Anônimo disse...

Caro amigo, peço permissão para fugir da pauta e pedir seu comparecimento e de seus seletos visitantes para ver em primeira mão as perguntas da sabatina que sofrerá José Antonio Dias Toffoli, quando da validação que o senado federal fará de tão insigne representante da casta petista... obrigado pela atenção e se achar interessante, divulgue... é pelo bem do Brasil... abraço

Basta acessar http://novoblogdoclausewitz.blogspot.com

Carlos Eduardo da Maia disse...

Vou até a Lobão, Popa. Adão, li os artigos do Caderno de Cultura e pensei até em publicar alguns aqui no Blog, mas não deu tempo. Gostei, sobretudo o do Mario Maestri da Universidade de Passo Fundo sobre o que seria se os farrapos tivessem ganho a revolução farroupilha. Seríamos um pequeno uruguai.

Adão Nunes disse...

Concordo com tudo que ele escreveu. Abraços.