Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Uma Gravata Para Fernanda


Vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) colocando gravata ontem no plenário da Câmara de Porto Alegre

Porto Alegre é mesmo uma cidade difícil, complicada e que parece adorar discussões inúteis. Vejam só, um vereador, Nelcir Tessaro (PTB) tentou esclarecer, mediante emenda ao regimento interno da Câmara, o que significa o termo "traje de passeio completo". Para o homem significa, como todos já sabem, terno, gravata e sapato social. E para as mulheres o que significa? Terninho, blusa, saia, tailleur, vestidos e sapatos ?



Indignada a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) subiu à tribuna ontem vestindo jeans, camisa, blazer e gravata e esbravejou: esse um debate de desocupados, daqueles que não têm preocupações com a cidade de Porto Alegre, me questionei se o fato de não se resolverem os problemas da cidade não é o uso da gravata.

Segundo Tessaro, certas vereadoras são useiras e vezeiras de utilizarem jeans, camisetas, tênis e chinelos nas sessões da Câmara. Fernanda contesta, diz que a discussão é machista, porque quer impor uma roupa para as mulheres e que o povo, o povão, os jovens não utilizam ternos e gravatas.

A discussão, como se vê, gira em torno da vestimento das mulheres no plenário. Elas não precisam, evidentemente, utilizar gravatas. Mas também não vamos exagerar. Deve uma vereadora comparecer ao plenário de jeans, camiseta e tênis? O que é irritante em Porto Alegre e no Rio Grande é a dificuldade de se construir modelos sensatos, de se mitigar de se chegar a um certo consenso. O debate sempre se direciona para o discurso populista e simplório, como gosta de fazer o pessoal do PSOL. E o pior é que ela ganha ibope de seu eleitorado com isso.

A vereadora Fernanda participou e foi algemada na manifestação ocorrida na frente da casa da governadora Yeda.

Nenhum comentário: