Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 7 de maio de 2010

35 Anos da Queda de Saigon



São impressionantes essas fotos que copiei do Boston Globe..

Dia 30 de abril de 1975 caiu Saigon, capital do Vietnam do Sul e a rendição do exército sul vietnamita, apoiado pelos EUA, e a consagração da vitória comunista. A guerra do Vietnam vitimou de 3 a 4 milhões de vietnamitas, além de 2 milhões de cambojanos e laosianos. Em 1973 os EUA sairam da guerra.
Travada com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte-americana.

7 comentários:

charlie foxtrot disse...

O Vietnam é um bom exemplo de como é possível perder uma guerra vencendo as batalhas. Uma lição que, pelo jeito, não foi aprendida...

guimas disse...

Sobre o Vietnã, assistam o documentário "Fog of War", com o Robert McNamara. Excelente.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Charlie e Guimas, os americanos aprenderam com a guerra do Vietnam. No Afeganistão e Iraque eles não estão sendo trogloditas. Muito pelo contrário, estão ajudando com o necessário poder de polícia o governo local. Obrigado pela dica, Guimas, pretendo conferir.

charlie foxtrot disse...

Ah, a questão não é sobre ser ou não troglodita, mas de vencer uma guerra. E se vence uma guerra quando se alcança objetivos pré-estabelecidos.

No Vietnam, a idéia era manter o sul alinhado com o Ocidente não comunista, o que obviamente não aconteceu, e no Iraque os objetivos são meio vagos, incertos mas que se poderia reduzir a "democratização" do país.

Ora, no momento em que as tropas se retirarem do país, como aconteceu no Vietnam, alguém acredita que o país vá se tornar algum modelo de democracia ocidental? Muito provavelmente, como em 73, os principais inimigos dos EUA vão assumir o poder em um golpe parecido com o do Irã e estabelecer um regime teocrático.

Seria uma grande ironia se como resultado final da guerra os gringos conseguirem unir dois inimigos históricos em aliados cheio de afinidades...

Essa guerra foi uma tremenda cagada e luta agora é para tentar diminuir os estragos que ela provocou. A propósito, outra cagada americana é esse apoio irrestrito a Israel em troca de... nada.

guimas disse...

O Iraque e um país artificial cunhado pelo ocidente. Há muito antagonismo lá - os curdos do nortes não se dão com os sunitas e xiitas do Sul, e estão unidos politicamente só porque a Inglaterra assim o quis.

E Charile, sem o apoio americano, Israel não tem como se manter no Oriente Médio. Israel também é um país artificial, criado pelo Ocidente. A meleca lá é tão grande que não sei se haverá um dia algum conserto possível.

Só sei que mais guerras, ocupações e etcs. não vão resolver. Isso já fazemos há décadas, e deu no que deu.

charlie foxtrot disse...

Dentre as muitas cagadas do século passado, a criação de Israel, da forma como aconteceu, ocupa lugar de destaque.

Mas é fato que o país agora existe e não vai ir a lugar algum. Também é fato que a população palestina que ocupa a região, da mesma forma, não irá desaparecer.

A solução é criar um Estado que abrace os dois povos com um mínimo de igualdade, o que é algo muito próximo de uma utopia, ou, o que parece mais lógico, criar um Estado Palestino, com uma faixa neutra entre Gaza e a Cisjordânia com trânsito livre entre os dois povos.

Mas acho que nenhum dos lados está com disposição para ceder e pacificar a questão.

Mas, bom, vou dar uma de Nostradamus e dizer que em um século o território estará convertido em Israel, com os palestinos ou tendo migrado para países vizinhos ou se tornado cidadãos de segunda classe. A Palestina fará parte dos livros de História...

PoPa disse...

O "coitadinho" que está sendo executado na foto, é um vietcong que participou de uma chacina onde matou mais de 30 pessoas, entre policiais e familiares do Vietnan do Sul.

O próprio fotógrafo descreveu:
"O general matou o vietcon; eu matei o general com minha câmara. Fotografias estáticas são as mais poderosas armas do mundo. O povo acredita nelas, mas fotografias mentem, mesmo sem serem manipuladas. Elas são apenas meias verdades. O que a fotografia não diz é 'o que você faria se fosse o general no local e no momento naquele dia quente, quando você captorou um cara mau após ele ter matado dois ou três soldados americanos?'"

O General morreu de câncer em 88, após se transferir para os EUA. Adam (o fotógrafo) teve oportunidade de desculpar-se pessoalmente com ele e, após sua morte, declarou: "Ele foi um herói. A América deveria chorar. Eu odeio vê-lo partir desta maneira, sem que o povo saiba nada sobre ele".

O que isto tem a ver com o tópico? Bem, temos que ser conscientes do que houve, da história. A experiência americana no Vietnam foi desastrosa mas como estaríamos hoje sem ela? Difícil dizer...