Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 12 de maio de 2010

New Generation


O novo premiê o conservador David Cameron (dir. - nascido em 1966), e seu vice, o liberal democrata Nick Clegg (esq.- nascido em 1967), anunciam como será governo de coalizão do Reino Unido.

E o que é legal no regime parlamentarista é exatamente o que ocorreu na Inglaterra. Se faz uma campanha curta e acirrada. A mídia fica em cima. E se elege. Se o candidato vencedor não tem maioria para governar é obrigado a fazer aliança, coalisão e tem de ceder e conceder, porque o que interessa não são as diferenças de ontem, mas a construção do amanhã.

E a banda de Roger Daltrey e Pete Townshend que começou a tocar em 1964 já tinha pintado esta pedra faz muito tempo. The Who.


3 comentários:

Estrela do Mar disse...

Pois é - um problema gravíssimo também em Portugal, que os partidos nao conseguem entender que sao eleitos para defender a Naçao, o tal futuro. Sao incapazes de perceer, como você bem diz, que "o que interessa não são as diferenças de ontem, mas a construção do amanhã".

Fábio Mayer disse...

O sistema político inglês, na prática, é de poder quase único, vez que o Executivo e o Legislativo estão nas mãos do parlamento, e o tribunal superior é formado dentro da câmara dos Lordes.

E por conta disto é estável...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é, Estrela do Mar, e Portugal tem uma república parlamentarista. Mas acho que no Brasil essa politicagem é muito pior. A esquerda em Portugal, encabeçada pelo PS do primeiro ministro Sócrates, não é tão "complicada" como a esquerda brasileira que ainda namora com o radicalismo extremista e não tem nenhum interesse em fazer acordos e alianças.


Mas existem, Fábio, diferenças programáticas (e nem tanto ideológicas) entre os partidos.