Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Direita Não Existe

A direita é um fantoche da Kate Moss

Do Blog do Mr. X um post interessante acerca de um assunto que sempre é fascinante. Mr X chegou a conclusão que a direita não existe, tendo em vista a artigo sobre a (im)possibilidade de se conviver com a esquerda.

Esse comentário merece reflexão. Dou o meu pitaco depois:

A direita é apenas um fantasma na mente da esquerda, que fala em "direita raivosa", em "elite direitista", em "mídia golpista" e por aí vai. Mas não existe como tal. Pode ver. Cadê o movimento unificado de direitistas? Cadê sua ideologia? Se até os blogueiros "de direita" vivem brigando entre si! Como bem observou o leitor Woland, no Brasil, nenhum partido se assume como "direita." Até o DEM se considera Democrata, isto é, se vêem como espelho do partido mais esquerdista dos EUA. Serra e Lula, os principais candidatos presidenciais, são ambos de esquerda, mais ou menos assumida.


Mas não é só no Brasil, é em todo o mundo, a direita não existe mesmo. Nunca existiu. O que existem são indivíduos, que pensam de modo muito diferente entre si, e cuja única característica em comum é simplesmente querer ser deixados em paz. Não querem participar das revoluções da esquerda. Não querem transformar o mundo. Não querem pagar impostos para sustentar metade do planeta. Não querem participar de radicais experimentos sociais e sexuais. Por isso, apóiam em maior ou menor medida um Estado reduzido e têm algumas causas em comum entre si. Mas divergem na questão do aborto, da política externa, dos direitos individuais, etc etc etc.


Meu pitaco:

Muito bom. O que é, afinal, ser de direita? O que a direita defende? Dizem que a direita defende o status quo, são aqueles que estão sentadas à direita na convenção pós revolução francesa e não querem grandes mudanças. Esse conceito hoje está ultrapassado. Muitas vezes é aqueles que se dizem de esquerda que quere manter o status quo, que não querem falar em mudanças, porque defendem interesses próprios ou corporativos. É o caso por exemplo da meritocracia no serviço público. Eu sou um crítico da esquerda brasileira e não me considero de direita. Não me considero, porque defendo mudanças, não estou satisfeito com o status quo, quero e defendo reformas.

6 comentários:

Marta disse...

excelente esse debate!





[vivo entre os cabeçalhos geniais deste seu blog e os do Mínimo Ajuste :)]

Marino disse...

É importante ser claro, falar a linguagem das ruas e dar nome aos bois. A verdade é uma só: está batendo o pavor na direita brasileira. Dá para ouvir os dentes rangendo. Por um lado, Luiz Inácio brilha mais do que nunca no cenário internacional. O doutor FHC nunca teve tamanho prestígio no exterior. Independentemente do resultado do papo com Ahmadinejad no Irã, o mundo inteiro ficou esperando que o iletrado brasileiro resolvesse a parada. Os norte-americanos, mais caras-de-pau do que nunca, andam furiosos com o Brasil. Descobriram até os direitos humanos. Cobram de Luiz Inácio o fato de ele ficar negociando com um país que dá chibatadas nos seus opositores. É o roto falando do descosido. Os Estados Unidos são especialistas em amizades com ditadores. A China, por exemplo, nada deve ao Irã em repressão.
O ranger de dentes tem razões de todo tipo. A inveja em relação a Luiz Inácio não para de crescer. Todas as previsões dos conservadores foram por água abaixo. O Brasil vai bem, superou a crise como se ela não passasse mesmo de uma marolinha, a popularidade do presidente é estratosférica, a vida da população mais pobre melhorou bastante e, na política internacional, nunca mostramos tanta autonomia. Passamos de coadjuvante a protagonista. Para completar o quadro de pavor da direita, que não sabe mais o que fazer ou dizer, a última pesquisa do Vox Populi mostra Dilma na frente de José Serra, 38% a 35%. E agora? Dilma, a guerrilheira, a sem carisma, a criatura, começou a decolar e já parece muito palatável para eleitores que antes a viam com alguma desconfiança.
Se os dentes continuarem a bater assim, dá para ouvir o barulho enquanto escrevo, os dentistas é que vão faturar. Muita gente vai precisar de dentadura ou de aparelho. Passei, outro dia, por um luminar da direita e ele parecia desesperado. Estava branco, verde, azulado. Nem me aproximei. O homem falava sozinho, resmungava, vociferava e espumava de raiva. Dava para entender o nome Dilma no seu discurso enrolado. Tem gente que não dorme mais. Alguns buscam soluções mágicas. Outros, tentando permanecer racionais, buscam culpados. Não encontram. Perguntas esdrúxulas se repetem: por que Luiz Inácio não fez como Evo Morales e Hugo Chávez? Aí está: Luiz Inácio não traiu só a esquerda, traiu a direita também. Frustrou-a terrivelmente ao não se comportar como um ditador ou como um “perfeito idiota latinoamericano”.
O que dói mais na direita é ver Luiz Inácio trocando abraços, afagos, sorrisos e ideais com os grandes deste mundo. Dói mais ainda ver Luiz Inácio, com seu traquejo social sem berço nem formação, colocando todos à vontade, fazendo até um russo gelado se derreter e fazer piadinha. Basta Luiz Inácio chegar para o clima ficar mais amistoso. Com essa manha, com essa malemolência, com esse jogo de cintura, Luiz Inácio está prontinho para virar secretário-geral da ONU. Espero que isso não ocorra por uma razão humanitária: FHC não suportaria. Não quero o mal de homem que prestou bons serviços ao Brasil. Luiz Inácio que fique, no máximo, com a OEA. Que loucura!

PoPa disse...

Bem, li apenas o primeiro e o último parágrafo do Marino, pois blog não pode ser prolíxo. Mas ele acha que FHC é direita??????

E, sem dúvida, o cara está brilhando no cenário internacional. Brilho radioativo...

guimas disse...

Li num site uma vez:

"O esquerdista quer que todos sejam pobres. O direitista que que todos menos ele sejam pobres."

Acho que é por aí.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Obrigado, Marta e volte sempre.

Marino, Lula tem carisma, é o cara, o ó do borogodó, tem popularidade em alta, traiu a direita e traiu a esquerda e deve ir para a ONU. E a Dilma cresce nas pesquisas e tem todas as condições do mundo de prosseguir com a dinastia Lula que deve voltar em 2014. E todo o Brasil vestirá a camisa gloriosa do PT e este Blog continuará morrendo de inveja de tudo isso....

Popa, eu não sou nem de direita e nem de esqueda, apenas acho graça.

Guimas, eu náo quero que ninguém seja pobre, eu sou de direita ou de esquerda? ou eu sou humanista?

guimas disse...

Maia, relax. Foi uma piadinha espirituosa que resolvi reproduzir aqui.

Quanto a ser de esquerda ou direita, qual a necessidade do rótulo? Não estamos falando de torcida de futebol!

Eu, por exemplo, me considero uma pessoa de centro-esquerda conservadora revolucionária.