Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 25 de maio de 2010

Chamem o "Super Cara" Para Resolver os Problemas das Coréias

Exército sul coreano realizou hoje operações militares perto de Seul.

Mais um Serviço para o "Super Cara"

Acabei de ler no Fala Ai do Pablo Vilarnovo detalhes interessantes sobre esse impasse envolvendo as duas Coréias. 

Tudo começou com o acidente envolvendo a Corveta Cheonan, da Coréia do Sul,  causando 46 mortes. Tudo está a indicar que a corveta foi atingida por um torpedo lançado de um minisubmarino norte coreano.

E o presidente sul coreano  Lee Myung-bak, conforme anota o Pablo Vilarnovo: sempre foi muito crítico e até mesmo hostil ao país irmão, porém tem tratado o assunto com maestria. Logo após o incidente não fez acusações, indicando que somente após as investigações algo poderia ser feito. Chamou especialistas de outros países para analisar os fragmentos encontrados no local do ataque e mesmo após as descobertas tem se mostrado pragmático e sem arroubos populistas.

Mas quem deu a ordem para execução dessa operação? Talvez, segundo o Fala Ai, não tenha sido o ditador Kim Jong II, mas  militares de altas patentes insatisfeitos com as últimas decisões do governo norte coreano.

Segundo o Fala Aí:

A intenção seria colocar o governo de Kim Jong Il em uma situação onde os privilégios dos militares seriam garantidos por uma situação de quase guerra. As mobilizações militares já começaram em ambos os países. Outro motivo seria um alerta dado pelos militares a Kim Jong Il de que quem realmente comanda o país são os militares. Isso demonstraria que o governo é apenas uma marionete dos militares em postos chaves na política e na economia norte coreana. Visaria também dizer para Kim Jong Il que se ele quiser que seu filho se torne o próximo ditador do país, ele tem que se comportar.

Inegavelmente, está mais do que na hora do nosso pop presidente entrar em ação. Ele é o "cara" indicado para resolver esses conflitos. Celso Amorim deveria agendar para ontem uma reunião urgente urgentíssima entre o "cara" e  Kim Jong II e, se possível,  os militares das altas patentes. A partir daí é só barbada, se formata um documento se atravessa a fronteira se discute com os líderes sul coreanos e o acordo está fechado. E será mais uma significativa vitória diplomática do grande negociador, o "super cara".

Um comentário:

Fábio Mayer disse...

Taí:

Lula-lá...nas Coréias e vamovê o que acontece!!!

Não desdenho nem elogio, o mundo anda tão virado que tudo pode acontecer!